O Papai Financeiro, Thiago Godoy, foi o palestrante da abertura oficial da semana do Acredita Sebrae, em Itaberaí, na segunda-feira, 10. O evento, que aconteceu no auditório da OAB de Itaberaí, mostrou para o público que a gestão financeira pessoal de qualquer pessoa são opções simples, mas difícil de serem aplicadas. “A lição é muito simples. Você precisa gastar menos que ganha. O que não gastou poupar e o último passo é investir com o que você poupou. É óbvio para todos, mas muita gente tem dificuldade de cumprir essas três regrinhas”, disse o palestrante.

Com o tema “Emoções financeiras – como as emoções afetam a vida financeira do empreendedor”, Thiago explicou por pouco mais de uma hora que pessoas endividadas tem queda de produtividade e essa é uma das maiores causas de depressão. “O equilíbrio financeiro é autocuidado e aprender a lidar com dinheiro tinha que ter uma disciplina na escola. Educação financeira é igual escovar os dentes. Tem que fazer todos os dias”, afirmou.
Thiago ainda explicou que essa dificuldade não é só no Brasil. Ele apresentou uma pesquisa que afirma que 79% dos brasileiros estão endividados e no EUA são 77%. “Em um país de primeiro mundo como os EUA, em que todos tem um maior reconhecimento salarial, porque tantos endividados e quase a mesma porcentagem do Brasil?”, questionou.
Para Thiago a conta é muito simples. As pessoas querem ostentar e para mostrar para os outros que são capazes de se endividarem. Outro ponto levantado pelo Papai Financeiro é baseado na pesquisa de Barry Schwartz, em que ele afirma pelos seus estudos que tomamos 35 mil decisões diariamente e que, desse total, 99% são feitas de forma automática. “O que fazemos automaticamente está errado e é aí que tenho que mudar. Eu preciso disso vou comprar depois vejo como faço. Se continuar nesse automático, a pessoa pode receber muito bem, mas sempre vai estar endividada”, explicou.
O palestrante, autor dos best sellers “Emoções Financeiras” e “Dinheiro em Família”, destacou também que as pessoas precisam falar sobre dinheiro em família. “Dinheiro é uma coisa abstrata e falar dele para muitos é tabu. Para ter prosperidade em casa tem que falar sobre finanças. Os membros de uma família precisam entender a realidade financeira da casa. Se seu filho te pede alguma coisa e você não tem condições de dar, você não pode dar. E hoje muitos pais se endividam para dar o que o filho pede. Isso não é ajudar o seu filho, pois ele fica achando que pode adquirir tudo mesmo sem dinheiro”.

Durante a interação com público, Thiago apresentou as dez dores do empreendedor e como as emoções podem afetar a vida financeira de uma pessoa. Andressa Tomé tem uma loja online de acessórios e afirmou que leva para a casa as dicas que aprendeu na palestra. “Ele foi bem sensato e direto nas dicas. O que aprendi aqui vou levar para a vida e para a minha empresa. Uma das coisas importantes que ele disse é que quando nosso emocional está abalado a gente pode fazer escolhas erradas e quando falamos de finanças na família, esse assunto passa a ser comum para todos e um pode ajudar o outro a fazer escolhas melhores”, finalizou a empreendedora.
Abertura
Antes da palestra de Thiago Godoy, os realizadores e parceiros do evento agradeceram a participação de todos e falaram da importância do tema que seria abordado no dia. O gerente do Sebrae Goiás, regional Oeste, Flávio Vilhalba, agradeceu a todos os parceiros e destacou que só duas cidades das 48 da regional Oeste recebeu a iniciativa do Acredita Sebrae. “Isso mostra a importância do município para a região. Obrigado a todos que estão presentes e ao palestrante que conseguiu encontrar um espaço na sua agenda para poder estar aqui hoje”, disse.

O presidente da Aciapi/CDL, Claudivino de Farias, também agradeceu a todos os parceiros (prefeitura, Sebrae e OAB) e destacou a importância do tema para o público em geral e para os empreendedores. A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cintia Faria, também falou sobre as parcerias, em especial, todo o trabalho que o Sebrae desenvolve junto com a administração pública. “Essas iniciativas trazem qualificação para a população e visão empreendedora para os itaberinos”. Representando o presidente da OAB, a secretária da subseção da ordem, Eduarda Cardoso Lopes, agradeceu a todos e disse que a entidade está sempre aberta para parcerias como a do Acredita Sebrae.
O cerimonial do evento, Josimar Rafael, pontuou a presença das instituições financeiras na abertura e afirmou que durante os próximos dias os empreendedores poderiam tirar suas dúvidas e buscar sua melhor linha de crédito na unidade móvel do Sebrae, que atenderá os interessados em frente à Sala do Empreendedor. Josimar também destacou a oficina de Inteligência Artificial que será ofertada na semana.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
-
