Em tempos em que a hospitalidade vai muito além do conforto físico, o marketing sensorial desponta como ferramenta estratégica para transformar estadias em experiências memoráveis. Foi com essa premissa que o auditório do Sebrae Goiás, em Goiânia, recebeu, nesta terça-feira, 11, dezenas de hoteleiros e representantes do trade turístico para celebrar o Dia do Hoteleiro, comemorado oficialmente em 9 de novembro.
O evento, realizado em parceria entre o Sebrae Goiás e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-GO), contou com uma programação ao longo do dia, com palestra e workshop que reuniu hoteleiros e profissionais do segmento. A iniciativa segue no dia 13 de novembro, com atividades previstas na cidade de Aruanã, na Região Turística Vale do Araguaia, ampliar o alcance da celebração e fortalecer o setor em diferentes polos turísticos goianos.

O diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, explicou que o encontro reforça o papel da instituição como parceira estratégica do setor de turismo e hotelaria e contribui para o desenvolvimento econômico e a competitividade regional. “O turismo e consequentemente a hotelaria estão em um excelente momento com um mercado cada vez mais promissor e muitos pequenos negócios fazem parte dessa cadeia produtiva, como bares, restaurantes, cafeterias e geram empregos para diversos profissionais. Cabe a nós fomentarmos esse setor”, afirmou.
Para o presidente da ABIH-GO, Charleston Calasans Pimentel, a comemoração de hoje foi marcante porque Goiânia está passando por um período de grandes e importantes eventos e os conteúdos tratados durante todo o dia trazem informações necessárias para que a hotelaria goiana possa se aperfeiçoar e oferecer serviços de excelência. “Estamos fechando o ano com chave de ouro com a palestra da Renata Freire, uma especialista em técnicas de encantamento dos clientes e do workshop direcionado para profissionais de marketing do setor hoteleiro”, enfatizou.

O evento, segundo Priscila Vilarinho, gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, disse que o encontro foi preparado para trazer as tendências do turismo mundial para que os hoteleiros de Goiás possam incorporar técnicas no atendimento para que continuem competitivos no mercado. “Além de comemorar o dia do Hoteleiro, o espaço também favorece a troca de experiências, debates sobre sustentabilidade, regionalização do turismo e estratégias de valorização da cultura local”, avaliou Priscila.

Participaram da abertura da cerimônia o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, representando o governador Ronaldo Caiado, o deputado estadual Coronel Adailton, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a secretária municipal de Turismo, Nárcia Kelly da GoiâniaTur, o representante do setor hoteleiro de Goiânia, Luciano Carneiro, o pioneiro da viticultura em Goiás, Sebastião Ferro, representantes da hotelaria de Goiânia, Pirenópolis, Caldas Novas, Trindade, Catalão e Britânia, entre outros convidados.
Marketing dê Sentido
Um dos momentos mais aguardados foi a palestra da especialista em Marketing Sensorial, Renata Freire, que apresentou o tema “MKT dê Sentidos”, título também de seu recém-lançado livro. Com uma abordagem provocativa e inspiradora, Renata destacou como os cinco sentidos podem ser ativados para criar vínculos emocionais entre hóspedes e marcas hoteleiras, elevando o padrão de atendimento e fidelização.

A palestrante, fundadora da consultoria MKT dê Sentidos, defende que o marketing contemporâneo precisa ir além da estética e da lógica tradicional. Para ela, sentir é a nova palavra-chave da hospitalidade. Durante a apresentação, ela mostrou como a visão, audição, tato, olfato e paladar podem ser estrategicamente utilizados para criar experiências marcantes, que encantam e fidelizam os clientes.
A palestra foi estruturada como uma jornada sensorial, com exemplos práticos e insights criativos voltados especialmente para o setor de hotelaria, turismo e eventos. Renata destacou que, em um mundo saturado de estímulos visuais e digitais, as marcas que conseguem tocar o emocional do público, de forma literal ou simbólica, são aquelas que permanecem na memória e no coração das pessoas. “O verdadeiro diferencial competitivo está em proporcionar experiências que façam sentido e que deixem marcas profundas, não apenas na mente, mas também nos sentidos dos clientes”, ressaltou.

Renata contou que depois da pandemia, as pessoas ficaram mais exigentes, viajam mais e comparam as experiências. “O segmento da hotelaria, precisa ter um nível de treinamento, de capacitação e de entrega muito maior do que tinha antes. É o consumidor quem está dizendo eu quero vivenciar experiências, eu quero coisas que me toquem, que me emocionem, que me façam sentir, que me contem histórias. O MKT dê Sentidos, vem para trazer uma metodologia prática, eficiente para o segmento e para todos os negócios da cidade, como farmácias, bares, restaurantes, lojas, o transfer, etc.”
SERVIÇO:
Comemoração do Dia do Hoteleiro em Aruanã
Data: 13 de novembro de 2025
Local: Auditório Hotel SESI em Aruanã – GO
Programação:
Das 08:30h às 09h – Início das apresentações e fala dos organizadores do evento;
Das 09h às 10h Palestra -Infraestrutura turística: Imprescindível para o funcionamento do setor, com Giovanna Tavares;
Das 10h às 11h – Palestra Capilaridade da Distribuição de Vendas: CVCcorp, com Letícia Dourado;
Das 11h às 12h – Palestra Como aumentar a receita do hotel, com Renata Freire;
12h Encerramento
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
-
