ASN GO Atualização
Compartilhe

Encontro Anual de Gestores Públicos reúne lideranças em Goiânia

Evento promovido pela FGM e AGM, com apoio do Sebrae Goiás, destaca união institucional e fortalecimento do municipalismo
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

O Centro de Convenções de Goiânia sedia nesta quarta e quinta-feira, 3 e 4, o Encontro Anual de Gestores Públicos, realizado pela Federação Goiana dos Municípios (FGM) e pela Associação Goiana dos Municípios (AGM), que pela primeira vez uniram forças para promover um evento conjunto. Com apoio do Sebrae Goiás, a programação segue até amanhã e reúne prefeitos, secretários, vereadores e representantes estaduais e municipais para debater boas práticas e inovação na gestão pública.

Antes da solenidade de abertura, a professora de Português, influenciadora digital e palestrante Cintia Chagas ministrou uma palestra sobre ‘Oratória da Elegância’, que teve como objetivo mostrar como a comunicação pode ser uma ferramenta de sofisticação e credibilidade. Durante a apresentação, Cíntia destacou que comunicar-se com elegância não é apenas uma questão estética, mas uma estratégia para conquistar respeito e se diferenciar em qualquer ambiente.

Cíntia Chagas falou ao público sobre ‘Oratória com Elegância’ (Fotos: Silvio Simões)

Cintia destacou os pilares fundamentais de quem se comunica com elegância: clareza, postura, escolha adequada das palavras e domínio da etiqueta verbal e não verbal. A palestra foi dinâmica, contou com improvisações e exemplos práticos sobre situações cotidianas, sempre marcada pelo estilo característico da palestrante, que possui humor ácido, inteligência e autenticidade. “A elegância na oratória não é apenas estética, mas uma estratégia para conquistar credibilidade e se destacar em qualquer ambiente, principalmente em espaços políticos”, reforçou.

Na cerimônia de abertura, o vice-governador Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, destacou a importância da união entre instituições e gestores para enfrentar os desafios locais. “Esse encontro simboliza a força do municipalismo goiano e a capacidade de diálogo que fortalece as cidades e melhora a vida da população”, afirmou. Daniel Vilela enfatizou que são eventos como esse em que as pessoas conseguem trocar informações valiosas porque são comuns a todos os municípios. Para ele as dores, as dificuldades, os desafios podem, em conversa entre prefeitos, secretários, gestores, pode gerar soluções para todos.

Vice-governador Daniel Vilela, que rep´resentou o governador Ronaldo Caiado no evento, disse que o encontro simboliza a força do municipalismo goiano e a capacidade de diálogo que fortalece as cidades e melhora a vida da população

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, também ressaltou o papel da entidade como parceira estratégica dos municípios. Ele enalteceu o trabalho dos gestores locais e destacou duas iniciativas fundamentais que são o Programa Cidade Empreendedora, já presente em diversas administrações municipais, e o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que em 2025 bateu recorde de participação, com mais de 50 municípios inscritos e 80 projetos apresentados. “O Sebrae está presente nos 246 municípios goianos, fomentando o desenvolvimento econômico e apoiando o empreendedorismo como motor de transformação”, disse.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor presidente do Sebrae Goiás enalteceu o trabalho dos gestores locais e destacou duas iniciativas fundamentais da instituição: o Programa Cidade Empreendedora e o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

O presidente da AGM, José Délio, prefeito de Hidrolândia, reforçou o caráter histórico da parceria entre as duas entidades. “Pela primeira vez, FGM e AGM sobem juntas ao palco para abrir um evento municipalista. Essa união não nasceu do improviso, mas da maturidade, da coragem e do respeito aos prefeitos e prefeitas que enfrentam diariamente os desafios de governar suas cidades”, declarou. Ele lembrou que a soma de esforços é imprescindível para que o municipalismo avance e traga impacto real na vida da população.

Da esq. para dir: Presidente da AGM, José Délio, presidente do Conselho Estadual do Sebrae (CDE) e presidente da Federação de Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e Paulo Vitor, presidente da FGM

Paulo Vitor, presidente da FGM e prefeito de Jaraguá, destacou que foi um ano marcado pelas parcerias e conquistas coletivas. “O processo começou em abril, simbolizado pela derrubada de muros e construção de pontes, com a participação importante do ex-presidente da FGM, Haroldo Naves e de Carlão da Fox, ex-presidente da AGM, na abertura de caminhos para a união”, lembrou. Paulo Vitor também reconheceu a parceria com o presidente José Délio, fruto de um diálogo permanente. “A força do municipalismo nasce da derrubada de muros e da união pela construção de pontes. Essa soma de esforços é capaz de transformar a vida da população dos municípios goianos.”

Programação técnica do Encontro de Gestores Públicos

A agenda inclui palestras e painéis voltados à gestão pública municipal. Na tarde desta quarta-feira, o superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto apresentou a palestra “Cidades Empreendedoras: Gestões Inteligentes”, abordando dados, inovações e ações de apoio do Sebrae às administrações locais. Amanhã, dia 4, também às 14h, será realizada a apresentação sobre o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, pelo gestor estadual de Políticas Públicas da instituição, Allan Máximo.

Cidades Empreendedoras X Gestão Inteligente X Motor do Desenvolvimento

Durante o Encontro Anual de Gestores 2025, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apresentou a palestra “Cidades Empreendedoras: Gestões Inteligentes”, ressaltando os principais desafios enfrentados pelos municípios brasileiros no século XXI e apontando o empreendedorismo como estratégia central para o desenvolvimento local.

Segundo o diretor superintendente, o aumento da urbanização, que já concentra 84% da população brasileira em áreas urbanas e 90% em Goiás, traz consigo problemas estruturais como mobilidade deficiente, déficit habitacional e pressão sobre serviços públicos. “Além disso, muitos municípios sofrem com baixa diversificação econômica, dependência de repasses governamentais e dificuldades na atração de investimentos”, apontou Antônio Carlos.

Antônio Carlos, destacou que para fortalecer o ambiente de negócios local é essencial aumentar arrecadação, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida da população

O superintendente destacou que os pequenos negócios representam 29,5% do PIB nacional e 38% em Goiás, sendo responsáveis por 84% dos empregos gerados no estado em 2025. Para ele, fortalecer o ambiente de negócios local é essencial para aumentar arrecadação, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida da população. “Quando o empreendedor prospera, o município prospera”, afirmou, defendendo que o empreendedorismo deve ser tratado como política de estado, garantindo continuidade nas ações públicas e estimulando inovação e competitividade.

Entre as ações trabalhadas pelo Sebrae Goiás para apoiar o avanço do empreendedorismo, estão a              Desburocratização e fortalecimento das Salas do Empreendedor; Apoio a municípios a implementar compras governamentais com prioridade para micro e pequenas empresas locais; Capacitação e educação empreendedora; Infraestrutura e ecossistemas de inovação, como parques tecnológicos; Valorização das vocações regionais, como turismo, agroindústria e economia criativa.

“O Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora, que possui 10 eixos de atuação, atua como parceiro estratégico para transformar visão em resultados e no apoio aos gestores municipais na implementação dessas políticas públicas, que favorecem o ambiente de negócios e a criação de novas empresas, fortalecimento da economia logal, geração de emprego e renda”, analisou.

O diretor superintendente do Sebrae, Antônio Carlos de Souza Lima Neto que falou sobre o Programa Cidade Empreendedora e o gestor de Políticas Públicas, Allan Máximo que palestra amanhã, 4, sobre Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

A adoção de políticas voltadas ao empreendedorismo pode gerar impactos de curto, médio e longo prazo, como expansão da base produtiva, aumento da arrecadação sem elevação de tributos, redução da informalidade, retenção de jovens talentos e consolidação de um ambiente favorável à inovação e sustentabilidade. “Prefeituras que transformam são aquelas que governam com visão de futuro. Gestões inteligentes fazem das cidades comuns lugares de oportunidades”, concluiu.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • gestores públicos
  • Sebrae Goiás