ASN GO
Compartilhe

Encadeamento Produtivo transformou a Moura Soluções em um negócio sustentável em Cezarina

Em parceria com a Regional Metropolitana do Sebrae Goiás e a InterCement, a empresa recebeu consultorias nas áreas financeira, de processos, marketing e transformação digital
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Empresa que começou como uma alternativa para atravessar um período de instabilidade econômica, a Moura Soluções se transformou em um case de sucesso que contabiliza crescimento, diversificação e amadurecimento ao ter a oportunidade de participar do Programa Encadeamento Produtivo, parceria entre a Regional Metropolitana no Sebrae Goiás e a InterCement Brasil. A empresa funciona no município de Cezarina, a 70 km de Goiânia eparticipou da iniciativa em 2025. Os resultados positivos já são comemorados com perspectivas de novas conquistas para 2026.

Ao longo de um ano de acompanhamento, a Moura Soluções recebeu consultorias nas áreas financeira, de processos, marketing e transformação digital. O impacto foi direto: organização das finanças, padronização de processos, mudança de mentalidade sobre marketing e incorporação de tecnologias e automações no dia a dia da empresa.

A empreendedora Mileny Moura e os colaboradores da empresa, que fica em Cezarina (Foto: Divulgação)

Em 2025, a empresária Mileny Moura, pontuou que o faturamento da empresa superou, sozinho, a soma dos quatro anos anteriores. Além disso, a carteira de clientes foi diversificada, o que reduziu a dependência de um único contratante e ampliou a atuação para indústrias, comércios e residências no município.

Para Mileny, o Encadeamento Produtivo ampliou o posicionamento no mercado e abriu novas frentes de atuação. “Hoje, além dos serviços de controle de pragas e limpeza técnica, também executamos obras, reformas, serviços de engenharia civil e roçagem”, disse

Na opinião da engenheira, a oportunidade representou não apenas uma transformação pessoal, profissional e empresarial. “Se não tivéssemos acreditado, esse crescimento levaria anos para acontecer. Esse foi apenas o começo de uma jornada contínua de evolução, aprendizado e crescimento”, resume a empresária.

A Moura Soluções iniciou as atividades há cinco anos, com a engenheira civil Mileny Moura, que conta com o reforço na linha de frente da empresa, com os amigos e parceiros Fernanda Souza Nunes e o pai Nercilio Nunes, que mudaram de Mineiros para compor a equipe de trabalho. “Eles acreditaram no sucesso desde o início”, conta.

Desafio e oportunidade

A trajetória profissional de Mileny teve início em Rio Verde (GO), onde atuava na construção civil enquanto cursava Engenharia Civil. Com a crise no setor e fechamento da empresa, veio a demissão. Diante do panorama desafiador, veio a necessidade de se reinventar. Foi nesse contexto que Mileny teve a oportunidade de atuar em uma empresa de controle de pragas e limpeza de caixas d’água. Começou como auxiliar administrativa, mas logo migrou para a área comercial, em busca de melhores resultados financeiros. Na ocasião, construiu relacionamentos estratégicos que seriam decisivos para o futuro do negócio.

Com a chegada da pandemia de Covid-19 e em busca de trabalho para atender aos compromissos financeiros, Mileny retornou à cidade natal, Cezarina. Sem oportunidades formais de trabalho, decidiu investir nos próprios equipamentos e começou a prestar serviços de forma autônoma em residências. Eram os primeiros passos do que se tornaria a Moura Soluções.

Cerca de 80% do faturamento da Moura Soluções vem da InterCement Brasil, mas a empresa está expandindo a atuação com demanda de novos clientes

Quando atuava no planejamento de uma empresa prestadora de serviços para a InterCement, Mileny pôde divulgar seus próprios serviços. A visibilidade chamou a atenção da indústria cimenteira, que a convidou para apresentar uma proposta. Contudo, não tinha CNPJ nem as licenças exigidas para se tornar fornecedora. O processo de formalização levou cerca de um ano, mas marcou o nascimento da empresa no mercado formal.

Nos primeiros anos, a InterCement tornou-se o principal cliente da Moura Soluções, chegando a representar cerca de 80% do faturamento. Embora a parceria fosse sólida, a dependência deixava Mileny atenta para a necessidade de novos clientes. Em 2025, com foco em crescer de forma estruturada, Mileny buscou apoio no Sebrae e ingressou no Programa de Encadeamento Produtivo. “A gente mergulhou de cabeça e transformou tudo. Eu sou muito grata à InterCement. Hoje, de acordo com o resultado, mesmo com outros clientes, a parceria ainda existe. Sou muito grata pela oportunidade”, complementou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Cezarina
  • encadeamento produtivo
  • Sebrae Goiás