ASN GO
Compartilhe

Programa fortalece cooperativas da agricultura familiar no Entorno do DF e Nordeste Goiano

Iniciativa reúne dirigentes de cooperativas para capacitação, integração e fortalecimento da gestão no interior de Goiás
Por Camila Melo, de Luziânia
ASN GO
Compartilhe
Primeiro encontro do programa de desenvolvimento teve início no Sicredi de Formosa (Fotos Divulgação)

Com o objetivo de fortalecer a gestão e impulsionar o desenvolvimento das cooperativas da agricultura familiar do Entorno do Distrito Federal e do Nordeste Goiano, foi realizada na última quinta-feira (14), no Sicredi, em Formosa (GO), a abertura do primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento de Cooperativas da Agricultura Familiar. A iniciativa é promovida pelo Sistema OCB/GO em parceria com o Sebrae e a Secretaria do Entorno do Distrito Federal.

A ação reuniu 24 dirigentes de 12 cooperativas da região para dois dias de capacitação, integração e troca de experiências, promovendo o compartilhamento de conhecimentos e estratégias voltadas ao fortalecimento do cooperativismo regional e à ampliação das oportunidades para os produtores da agricultura familiar.

Participaram desta etapa representantes das cooperativas Cooperbom, de Flores de Goiás; Coopab, de Padre Bernardo; Coopitauna, de Planaltina; Coopgam, de Novo Gama; Cooper Riachinho, de Vila Boa; além das cooperativas Cooperagro e Rede Terra, de Cristalina.

O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae, Cléber Chagas, acompanhou a abertura e destacou a importância da união entre as instituições para fortalecer o setor produtivo regional e ampliar a capacidade de gestão das cooperativas participantes.

O gerente Cléber Chagas com participantes do evento: fortalecer o sistema produtivo e ampliar a capacidade de gestão

O programa seguirá nos próximos meses com novos módulos temáticos voltados ao fortalecimento das competências de gestão, planejamento, comunicação, comercialização e organização financeira das cooperativas da regional. A proposta também busca promover maior integração entre dirigentes e cooperados, ampliando o acesso a ferramentas estratégicas para o crescimento sustentável das organizações.

O segundo módulo será realizado nos dias 28 e 29 de maio, na Agência Sebrae de Luziânia, com foco em comunicação, marketing e vendas. A capacitação será direcionada a cooperados com facilidade em redes sociais e terá como objetivo fortalecer a presença digital das cooperativas, ampliar estratégias de comunicação e potencializar as vendas dos produtos da agricultura familiar. Entre os resultados esperados estão a estruturação dos perfis digitais, o uso estratégico das redes sociais e a produção de conteúdos para divulgação dos produtos.

Já nos dias 18 e 19 de junho, em Cristalina (GO), será promovido o módulo sobre gestão e controle financeiros, voltado para tesoureiros e responsáveis financeiros das cooperativas. A programação abordará ferramentas de controle, organização administrativa e fortalecimento da transparência financeira.

Encerrando o ciclo de capacitações, nos dias 2 e 3 de julho, em Brasília (DF), será realizado o módulo sobre acesso a mercados e compras públicas, direcionado a dirigentes administrativos e comerciais. A etapa pretende fortalecer a capacidade das cooperativas para acessar mercados institucionais e ampliar oportunidades de comercialização.

A analista do Sebrae Goiás Rafaela Andrade destacou que o programa foi estruturado para fortalecer as cooperativas da agricultura familiar e, principalmente, os pequenos produtores rurais que fazem parte dessas organizações. “Nosso foco é levar conhecimento e ferramentas que contribuam diretamente para a profissionalização desses negócios rurais, ajudando os cooperados a melhorarem a gestão, ampliarem a divulgação dos seus produtos e aumentarem as oportunidades de comercialização. Trabalhamos temas que são essenciais para o crescimento sustentável dessas organizações, como comunicação, posicionamento digital, gestão financeira e acesso a mercados. As cooperativas funcionam como esse elo de fortalecimento coletivo, mas o impacto final chega diretamente ao produtor rural e às famílias da agricultura familiar. Essa parceria entre o Sebrae, o Sistema OCB/GO e a Secretaria do Entorno viabiliza a união de esforços para impulsionar o cooperativismo e promover o desenvolvimento regional”, afirmou.

Com uma programação voltada ao desenvolvimento técnico e à troca de experiências entre os participantes, o programa reforça o compromisso das instituições parceiras com o fortalecimento do cooperativismo regional, incentivando a profissionalização da gestão, a ampliação das oportunidades de mercado e o desenvolvimento econômico das cooperativas da agricultura familiar no interior goiano.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Camila Melo – (61) 99151-5974

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • agricultura familiar
  • cooperativas
  • Formosa
  • Regional Entorno do DF/Nordeste