
O Sebrae Goiás realizou, na última sexta-feira (15), mais uma edição da Caravana Empreender com Você, desta vez em Hidrolina, no Vale do São Patrício. Em parceria com a Prefeitura Municipal, a programação reuniu consultorias especializadas, oficinas de robótica, atendimentos gratuitos e uma palestra motivacional aberta à comunidade, aproximando os serviços da instituição dos empreendedores e da população.
Ao longo do dia, moradores tiveram acesso a orientações nas áreas de finanças, inovação, políticas públicas e legislação para empresas, além de condições especiais para contratação de produtos e soluções do Sebrae. A programação também contemplou estudantes da rede municipal, que participaram de atividades voltadas à educação empreendedora e à tecnologia.

Ações voltadas aos empreendedores
O gerente do Sebrae Goiás regional Norte, André Moura dos Santos, explica que a proposta da Caravana é ampliar o contato da instituição com os municípios e levar conhecimento para diferentes públicos.
“Em Hidrolina, trouxemos temáticas focadas em educação empreendedora, incluindo oficinas de robótica para crianças e consultorias especializadas em finanças, que ocorreram durante todo o dia. Encerramos a programação com a palestra ‘Viver o Impossível’, de João Saci, que compartilhou sua trajetória de superação e motivação. Esperamos que a população participe cada vez mais dessas ações itinerantes promovidas pelo Sebrae.”

André também ressaltou que a iniciativa está alinhada ao propósito da instituição de atender todas as regiões do Estado. “Como ressalta nosso presidente, José Mário Schreiner, o Sebrae deve estar presente em todos os municípios, independentemente do porte populacional. Como gestor regional, meu compromisso é assegurar que as melhores ações cheguem aos 47 municípios atendidos pela Regional Norte. Hidrolina recebeu essa edição da Caravana, e esperamos que ela contribua para ampliar as oportunidades e abrir novas perspectivas para os empreendedores locais.”
Para o prefeito de Hidrolina, Eli Gonçalves de Siqueira, receber uma ação dessa dimensão representa uma oportunidade importante para o município. “Estamos extremamente felizes por receber a Caravana em nosso município. É um evento grandioso, que valoriza a nossa gente e leva diversas ações em benefício da comunidade.”
A analista do Sebrae Goiás responsável pela realização da Caravana em Hidrolina, Leidiane Santos, destaca que esta foi a primeira vez que o município recebeu uma programação desse porte promovida pela instituição. “Embora já contemos com a Sala do Empreendedor em Hidrolina, identificamos a necessidade de uma iniciativa mais abrangente, que reforçasse a presença do Sebrae junto à comunidade. Unimos esforços para trazer toda a estrutura da Caravana e permitir que a população conhecesse ainda mais o nosso trabalho.”

Segundo ela, durante todo o dia, foram disponibilizados atendimentos com consultores especializados, na unidade móvel do Sebrae, além da oferta de soluções voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios. “Contamos com um consultor especialista nas áreas de políticas públicas, inovação e legislação para empresas. Foram realizados diversos atendimentos gratuitos e oferecidos descontos em produtos do Sebrae, como Sebraetec, fichas técnicas e consultorias gerenciais.”
Tecnologia e educação
Além das ações voltadas aos empreendedores, a programação também envolveu estudantes da rede municipal. Em parceria com a Secretaria de Educação, o Sebrae promoveu palestras e competições de robótica, despertando o interesse dos jovens pelo universo da tecnologia.
Consultor do Sebrae desde 2009 e especialista em desenvolvimento tecnológico, inovação e startups, Juan Ferreira de Santana conduziu uma palestra sobre robótica para o público infantil. Segundo ele, ainda existe a percepção de que a tecnologia está restrita aos grandes centros urbanos.
“Procuro apresentar projetos viáveis e funcionais que podem ser aplicados na realidade local. Quero mostrar às crianças que, se elas desejarem seguir na área da tecnologia, têm total capacidade de desenvolver esses projetos desde agora”, afirmou Juan.
O consultor também ressaltou que ferramentas como a Inteligência Artificial fazem parte do cotidiano e precisam ser compreendidas desde cedo. “A tecnologia, incluindo a Inteligência Artificial, está presente na vida de crianças e adultos. Por isso, é importante que os jovens conheçam essas ferramentas e aprendam a utilizá-las de forma consciente.”
Sobre a IA, Juan reforçou que o uso responsável é indispensável para aproveitar todo o potencial da tecnologia. “A Inteligência Artificial é uma grande aliada, desde que utilizada com orientação adequada. O uso sem acompanhamento pode gerar dependência ou comprometer o desenvolvimento do pensamento crítico. Quando bem aplicada, ela amplia as possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento.”

Palestra de encerramento
A programação foi encerrada à noite com a palestra “Viver o Impossível”, ministrada por João Saci. Durante o encontro, o palestrante compartilhou sua história de vida e destacou a importância de estabelecer metas, reconhecer o valor das pequenas ações e encontrar coragem para sair da zona de conforto.
“O lugar onde você está hoje não determina onde você pode chegar. Quando as pessoas encontram um propósito e passam a acreditar que são capazes, elas conseguem romper barreiras e construir novas histórias.”
Histórias que inspiram
João Saci contou que algumas das experiências mais marcantes de sua trajetória aconteceram justamente em cidades do interior, onde percebe o impacto direto de suas mensagens.
“Recentemente, em uma palestra no município de Caturaí, um secretário de saúde me contou o quanto a mensagem havia sido importante para ele durante o tratamento de um câncer de pulmão. Infelizmente, algum tempo depois, soube do seu falecimento, mas saber que pude levar esperança naquele momento torna esse trabalho ainda mais significativo.”
João Saci também mencionou outro exemplo durante sua palestra. “Um senhor, com muito mais experiência de vida do que eu, aproximou-se ao final da palestra para dizer o quanto havia sido impactado. Ver que essa mensagem alcança pessoas de diferentes idades e histórias é o que faz tudo valer a pena.”
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Norte | Goianésia: Agência Entremeios Comunicação / Caio Santos – (62) 99690-5132
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
