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Artista goiana lança livro sobre confecção de joias naturais

Obra faz parte do projeto “Farei Joias”, que capacita pessoas expandido a arte como forma de geração de renda
Por Jéssica Torres, de Goiânia
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A designer de joias Adeguimar Arantes colocou em livro a experiência do projeto Farei Joias (Fotos Divulgação)

A designer de joias naturais Adeguimar Arantes, de 62 anos, lançou neste mês de fevereiro o livro “O Farei Joias” durante a 76ª edição da Feira Nacional da Indústria de Joias, Relógios e Afins (Feninjer). Foram sete anos de produção do material da artista, que tem suas obras reconhecidas dentro e fora do Brasil. As gemas são associadas ao turismo, assim como aspectos de brasilidade, história e identidade, segundo ela.

A obra mostra os caminhos que Adeguimar percorreu no mercado, como inseriu sua identidade e cultura na joalheria e a tornou objeto de desejo. O maior objetivo, segundo ela, é contar sua trajetória dentro da joalheria brasileira nos últimos 37 anos.

A designer conta que a necessidade de escrever o livro surgiu em 2016. “Apesar de não ser escritora, quis produzir uma obra única e especial, que fosse fácil de compreender. Deveria também ser exclusivo como as joias que ilustram suas páginas”, relata.

O livro faz parte do projeto “Farei Joias” (https://adeguimararantes.com/farei-joias/), que visa preparar alunos para ingressar no mercado de trabalho através da confecção de joias com gemas naturais. “Ensinar novas pessoas sobre essa carreira é importante para compartilhar esse tesouro e também como um meio de subsistência, especialmente na atual situação mundial”, pontua.

“O mercado de joias autorais nunca teve tanta relevância, pois a Terra não suporta mais tanta demanda e a joia de arte é algo que você usa a vida toda. O mercado autoral não segue modismos e as joias não vão para o lixo, isso porque muitas vezes servem a gerações de famílias e há uma relação de apego”, compara. “Além disso, não só de metais preciosos se constrói uma joia, acrescenta.

O projeto também vem para financiar duas oficinas a cada 300 livros vendidos, com prioridade para as comunidades indígenas e quilombolas. As vendas já começaram, e até o momento já foram capacitados cem brasileiros em técnicas de joalheria com pedras naturais. Agora, a iniciativa está na fase de ampliação de alcance e para isso estão sendo avaliados candidatos que ajudem neste processo. Entre eles, estão ex-alunos.

Peça da designer: joias autorais com gemas naturais

Capacitação

Adeguimar conta que em sua trajetória a participação do Sebrae foi um dos pontos importantes na carreira. “Considero a instituição uma extensão da minha família. Realizamos muitas ações em parceria”, relembra. “Construí muitas amizades e aprendi com outros colaboradores o que eu precisava para o meu negócio em determinado momento”, acrescenta.

Ela destaca ainda o valor que enxerga na instituição tanto em Goiás quanto nacionalmente. “Considero o Sebrae extremamente necessário para dar suporte a negócios familiares, empreendedoras femininas e mães, sempre com um time de excelência em palestras, conversas e mídias às quais um pequeno negócio não teria acesso sozinho”, exemplifica.

Foi nesta trajetória que a artista chegou ao dia do tão sonhado livro. A participação na Feira para o lançamento e divulgação da obra superou as expectativas, de acordo com Adeguimar. Ela conta que o lançamento do livro foi feito a convite do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Apesar de ser seu primeiro livro, a artista conta que já havia participado de diversas ações na Feninjer desde 2003. Mas para as alunas do Farei Joias foi uma experiência encantadora em um evento de tamanha proporção, como descreve Adeguimar. A Feninjer é prioritariamente para a indústria de joias, sendo a maior da América.

A experiência no evento já trouxe inclusive resultados. Isso porque, o Farei Joias foi convidado para a próxima edição, em agosto de 2023, para uma exposição. Também como próximo passo a artista começará as oficinas pelas associações de indígenas tupi-guarani em Peruíbe (SP) e pelo Quilombo Quebra-Chifre, em Sergipe. Serão atendidas nesta etapa cerca de 40 mulheres. A meta para isso é vender mais 300 exemplares entre 60 e 90 dias.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

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