ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae promove encontro estratégico para impulsionar turismo em Goiás durante 2023

Evento foi realizado no espaço Villa Cavalcare, em Goiânia, e abordou o Programa Turismo 4.0
Por Larissa Feitosa, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa e buscado por destinos com belezas naturais. Goiás foi um dos impactados por essa realidade, indicando a necessidade da área se readequar para atender às expectativas dos visitantes. Para ajudar a indústria do turismo goiano, o Sebrae tem implementado com cada vez mais força o “Programa Turismo 4.0”. Este e outros pontos foram discutidos, na última sexta-feira (17), durante evento de alinhamento estratégico de ações no ramo, para o ano de 2023.

O encontro foi realizado no espaço Villa Cavalcare, em Goiânia. A gestora estadual do turismo no Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, ressaltou que o Sebrae tem realizado um papel fundamental no desenvolvimento do turismo ao levar agentes e analistas para atuarem diretamente com os micro e pequenos empresários. A ideia é contribuir desta adaptação para atender a demanda.

“Quando criamos o programa e chamamos de 4.0 é porque ele vinha logo depois da pandemia, com todos os desafios, principalmente de inovação ligados ao mercado digital. Então o programa visa melhorias nos produtos turísticos, tecnologias, etc. E quando digo tecnologia, é no seu sentido mais amplo, não só a digital, como também a de conhecimento, de adoção de novas práticas, transformação dos negócios, sustentabilidade”, afirma Priscila.

Diretores, gerentes, gestores e agentes participaram do encontro

Ao falar sobre “Destinos Turísticos Inteligentes” (DTI), um dos principais fundamentos do Programa Turismo 4.0, a consultora de turismo do Sebrae Nacional, Germana Barros Magalhães, destacou que a implementação da iniciativa não exige alta capacitação e tecnologia avançada. Segundo ela, no Sebrae, o modelo foi adaptado para a realidade do Brasil.

Germana frisou que, atualmente, o turista é um “influenciador”, já que está conectado de forma constante com o mundo por meio da internet. “Esses novos perfis de viajantes buscam por uma experiência facilitada, com equilíbrio entre o preço e a qualidade do serviço contratado”, afirmou. “A viagem começa com a pessoa sonhando, pesquisando se aquele local é atrativo. Às vezes querem ir para praia, mas existem vários fatores de decisão. A praia pode ser linda, mas se não tem um hotel bom por perto, não adianta nada. Ela vai procurar outras opções. Se o negócio desse empresário não estiver de fácil acesso, ele não será lembrado”, acrescentou.

Diante disso, a consultora pontuou que as ações de turismo do Sebrae e a atuação dos agentes e consultores devem ser de auxiliar os empresários a se tornarem cada vez mais coordenados, colaborativos e participativos com os turistas. Além disso, destaca a necessidade urgente de presença digital deste segmento e de sustentabilidade a longo prazo.

Diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, durante discurso no evento

O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, reforçou o objetivo principal da instituição: o cuidado com os empresários. “Temos uma expectativa grande para o segmento de turismo do nosso estado de Goiás, por ser um setor muito rico em oportunidades. Vocês consultores, prestadores de serviço, agentes, são o Sebrae. Quando a gente está lá fora e isso nos motiva e nos incentiva a fazer muito mais. O pedido que faço é que a gente promova o desenvolvimento desse importante segmento da nossa economia, transformando a vida das pessoas que estão por trás daqueles empreendimentos”, ressaltou.

Programa Turismo 4.0

O Programa Turismo 4.0 conta com ações presenciais e remotas, cujo o objetivo é contribuir para a competitividade dos destinos brasileiros por meio da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes, desenvolvendo territórios turísticos sustentáveis que proporcionam experiências inesquecíveis em toda a jornada do turista. As ações vão desde a promoção dos destinos turísticos, provocando o aumento do fluxo turístico de determinado local; até a estruturação de produtos e serviços, viabilizando vendas.

Confira os serviços oferecidos:

• Marketing Digital;

• Adequação de Negócios ao Mercado Turístico;

• Valorização de Portfólio;

• Construção de Redes;

• Networking Nacional e Internacional;

• Missões, Rodadas de Negócios, entre outros.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Goiânia
  • Goiás
  • Turismo
  • Turismo 4.0