Empreender é estar aberto às mudanças. E essa característica de adaptação de um negócio a partir das transformações do mercado fica evidente quando se conhece um pouco da trajetória da empresária Márcia Regina Cembranel, da cidade de Silvânia, em Goiás.
Márcia é proprietária da Karlotta Modas, especializada em roupas femininas, um negócio que se tornou seu a partir de 2009, quando a empreendedora decidiu adquirir uma lojinha de utilidades no centro da cidade, que na época se chamava Mimos.
Não se tratava de algo novo, a Mimos existia desde 1999, mas Márcia resolveu alterar o foco do empreendimento e em 2014 mudou o contrato social, passou a atuar com moda feminina e acessórios. O nome escolhido da nova loja, Karlotta, foi uma homenagem à avó da proprietária. Ela conta que a decisão foi acertada. “O novo segmento resultou em crescimento de 50% nas vendas em relação ao antigo”, ressalta Márcia.
Três anos depois, em 2017, um novo passo foi dado: novas mudanças na documentação do negócio agregaram às atividades o ramo da cafeteria e confeitaria. “Surgia então, em meados de 2018, em um ponto estratégico de Silvânia, entre a rua principal do comércio e a avenida que liga ao Centro, a Karlotta Coffeeshop”, conta Márcia Regina. Mas devido a pandemia de Covid-19 houve um recuo nas vendas e o delivery não atendeu às expectativas. “Foram dois anos turbulentos”, resume. A mesma coragem que a levou a abrir novos negócios foi importante no momento que decidiu dar um passo atrás e desativar a cafeteria.
Novo momento
Márcia deixa claro que 2023 é um ano para a Karlotta se reinventar mais uma vez. A busca é adaptar o negócio ao perfil das clientes que surgiram no pós-pandemia. A loja física tem passado por mudanças e a digitalização do negócio é um caminho sem volta. Lives se tornaram comuns e o Instagram como um todo virou uma importante vitrine.
Na sua jornada de transformações, a empresária conta que sempre teve o apoio do Sebrae. O Programa ALI, dos agentes locais de inovação, foi uma constante nos últimos tempos, oferecendo profissionais especializados. “O projeto ALI foi feito com Mariana Marques, em 2021, quando identificamos pontos negativos e dificuldades que impactavam nos custos e lucratividade e no desempenho da loja”, diz.
Já em 2022, a Karlotta Modas vivenciou a segunda etapa do programa, com Márcia Matos, um trabalho voltado para o site da loja. “Participamos de oficinas, na Feira do Empreendedor, em Anápolis, e conseguimos consultoria com 90% de subsídio do Sebrae, que teve início com Rita Sampaio, em 2023”, afirma.
Márcia Regina revela que as consultorias visam dar mais segurança para que a Karlotta Modas, como em outros anos, chegue ao produto ideal, e diferenciado, que atraia o público neste momento. “Estamos nos preparando juntamente com o Sebrae para isso”, afirma a empreendedora, dando mais uma prova de que as transformações são necessárias quando se quer chegar a um negócio vencedor.
SERVIÇO
Karlotta Modas
Endereço: Rua 24 de Outubro, 460, Sala 1, Centro, Silvânia (GO)
Whatsapp: (62) 3332-2988
Instagram: @karlotta_modas / @coffeeshop_karlotta
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Marcos Vieira – (62) 98124-7487
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn