Com diversas soluções para os pequenos negócios, o Sebrae Goiás tem atendido cada vez mais empresas que buscam a melhoria de processos, produtos e serviços ou mesmo a introdução de inovações nas empresas e mercado. No caso do Sebraetec, o programa oferece benefícios como: conexões com especialistas em serviços tecnológicos, suporte para garantir os melhores resultados e atendimento em áreas distintas. Entre elas, inovação, produtividade, qualidade, sustentabilidade e serviços digitais. O programa é direcionado para pequenas empresas que faturam até R$4,8 milhões anualmente, bem como artesãos e agricultores que atendam a alguns critérios.
Um dos exemplos, é o caso do Adriano Jesus Lima, proprietário da Lima Citrus. Ele procurou consultoria na Regional Sudoeste, local onde havia realizado alguns cursos. A ideia do empreendedor foi a busca de otimização de uma nova opção de suco de laranja, para sua empresa localizada Rio Verde, que fica a 240 quilômetros de Goiânia.
Engenheiro mecânico por formação, Adriano é de uma família produtora de laranja na região de Cajabi (SP). Quando chegou em Rio Verde, em 2019, percebeu um potencial de mercado na venda do suco. “Tive várias consultorias, entre elas análise de mercado, registro de marca e agora da validade do meu produto. O Sebrae fornece todo apoio, otimiza o tempo, as consultorias podem ser on-line e são subsidiadas, tudo que preciso para efetivar meu negócio”, destaca o empresário.
Avaliação
Atualmente o empresário participa do Sebraetec, com ‘Estudo de vida de prateleira’, que irá mostrar quanto tempo o suco de laranja produzido pela Lima Citrus terá validade.
De acordo com o analista da Regional Sudoeste, Maxsuel Bueno Rezende, o estudo é realizado em tempo real, seguindo uma validade prevista de 7 dias. “São realizadas análises laboratoriais e sensoriais, em intervalos de tempo suficientes para acompanhar a estabilidade do produto, como por exemplo, acidez total e viscosidade, para avaliação físico-química, como Salmonella/25g, Escherichia coli/g, Enterobacteriaceae e Bolores e leveduras para avaliação microbiológica”, explica Maxsuel.
Com o resultado desse estudo, o empreendedor, que produz de 5 a 10 mil litros de suco de laranja por mês, pretende chegar a 30 mil litros. “Quero primeiro vender o meu produto para os mercados de Rio Verde e até o fim do ano alcançar municípios em um raio de 200 quilômetros. Depois ganhar mercado em Goiânia”, destaca o produtor Adriano Jesus Lima.
Sebrae
Cursos e treinamentos sobre gestão financeira, gestão de recursos humanos, como montar um pequeno negócio sempre foram destaques no portfólio do Sebrae Goiás. Como uma instituição visionária, acompanha o desenvolvimento do mercado e oferece consultoria em diversos segmentos.
Na área de Design, por exemplo, há opções de curso sobre Desenvolvimento de Embalagens; Design de Rótulos; Etiquetas e Identidade visual. Já para os pequenos negócios agropecuários: Produção e Qualidade; Eficiência Energética; Aumento de Produtividade; Certificação de Produtos Orgânicos; Programa de Alimentos Seguros, entre outros. Destaque também para a Fertilização in vitro; Melhoria no Processo Produtivo de camarões e Peixes e Implantação de manejo de Sistemas Agroflorestais, sao alguns dos exemplos.
Na área de sustentabilidade, o Sebrae Goiás oferece cursos sobre: Reaproveitamento de água da chuva; Destinação e Reaproveitamento de materiais e redução de poluição, dentre outros. Na comunicação, área que também é bastante procurada, estão entre as opções de cursos. treinamentos: Desenvolvimento de tecnologias; E-commerce; Desenvolvimento de aplicativos e Planejamento de Redes Sociais.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn