Ousadia, coragem e inteligência. Com essas três características, a menina nascida no interior de São Paulo, em Pitangueiras, criada apenas pela mãe e com mais dois irmãos, se tornou a CEO do Grupo Salus, a maior holding de saúde, beleza e bem-estar do Brasil. São 11 marcas, sendo quatro delas franquias, 954 unidades que geram 12 mil empregos diretos e indiretos, atendem oito milhões de clientes por ano, com faturamento de mais de R$ 1 bilhão. Esse perfil é da odontóloga Carla Sarni, empreendedora desde os 12 anos.
Ela esteve no Sebrae Goiás, nesta quarta-feira (10), em parceria com o Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Goiânia, e ministrou a palestra “Como Acelerar e Manter o Seu Negócio em Crescimento”. O evento faz parte da primeira edição do Portas Abertas 2023, e reuniu cerca de cem mulheres no auditório do Sebrae.
“Vim mostrar para as mulheres em Goiás como é possível transformar o ‘nãos’ em ‘sins’. Sou uma pessoa incansável atrás do ‘sim”, disse a CEO. Carla contou sua trajetória desde criança e como saiu do zero para tocar quase mil unidades no Brasil. Uma história que virou filme, case nas universidades americanas de Harvard e Stanford e tem seu case também apresentado no Programa Empretec, do Sebrae.
Proprietária das franquias Sorridents, GIOlaser, Olhar Certo e Amo Vacinas, Carla contou que comprou sua primeira bicicleta aos 12 anos, ao ganhar um pacote de carretéis e vendê-los na porta de um supermercado, em uma bacia. Com um slogan bem sugestivo, ela vendeu todo seu material em uma semana. E daí em diante foi encarando os desafios com um tino aguçado para empreender, mas sempre com riscos calculados.
Passou no vestibular para odontologia em Alfenas, Minas Gerais, junto com um primo. Conseguiu se manter vendendo roupas, sapatos e bijuterias, quando começou a ser chamada de camelô. “Mas a camelô aqui fez dois anos de estágio, enquanto os colegas se contentaram com os três meses obrigatórios, e depois fiz uma pós-graduação e sou cirurgiã bucomaxilar”, lembrou.
Ao atuar na profissão, foi percebendo que o formato que as profissionais trabalhavam poderia ser melhor. Não só comprou a clínica onde trabalhava como também fez empréstimos para começar a abertura das filiais. Com estrogonofe e vinho, Carla conseguiu que o marido deixasse o Exército, onde atuou por oito anos, para ajudá-la nas empresas. E a expansão foi acontecendo, percalços como um cancelamento de um empréstimo a fizeram quebrar em 2009, quando construía 40 clínicas. Com o apoio de uma amiga influente e empresária de credibilidade, não vendeu as clínicas para a concorrência, conseguiu outros empréstimos e daí em diante foi só crescimento.
“Aprendi com a vida que todos, indistintamente, têm o direito a saúde. Por isso a Sorridents tem unidades tanto na Oscar Freire como na periferia e na favela. Olhando essa trajetória, vejo que cumpri alguns pilares necessários para os bons resultados: confiança, credibilidade, relacionamento/conexões, experiência e dinheiro”, afirmou.
Com 30 anos de muita dedicação e trabalho, Carla é referência em empreendedorismo feminino. Já conquistou várias premiações, como Prêmio Jovem Liderança, em 2012, e Empreendedora do Ano, em 2020. A empresária foi uma das poucas que durante a pandemia expandiu os negócios com mais 259 unidades, não fechou nenhuma loja e teve um crescimento de 350% de clientes.
Durante o encontro, por meio de histórias da sua jornada no empreendedorismo, ela falou sobre estratégias para um crescimento empresarial sustentável, liderança, governança corporativa e como superou todos os desafios e possui tantas conquistas e sucesso. “Ouro em mãos erradas vira pó. Então não se cansem da busca pelo ‘sim’, sejam resilientes, trabalhem quanto tempo for necessário para que as empresas cresçam, porque aquela que não cresce, morre.”
Sebrae e Grupo de Mulheres do Brasil
A parceria entre o Grupo de Mulheres do Brasil/Goiânia e o Sebrae trouxe a empresária Carla Sarni. “O propósito é trazer temas e pessoas que incentivem a mulher a ser protagonista da sua própria história. E com tanto conhecimento repassado aqui, a gente tem certeza de que o aprendizado vai sendo disseminado para outras mulheres e o empreendedorismo feminino se fortaleça”, disse Sandra Méndez, líder do Grupo Mulheres do Brasil/Núcleo Goiânia.
Para Vera Lúcia Elias de Oliveira, analista de projetos do Sebrae Goiás, as parcerias são muito importantes porque ambas entidades ganham. “Essa palestra é um exemplo de que juntos podemos fazer mais em favor do empreendedorismo goiano, inspirar mulheres e criar um ambiente de conexão que estimulam o empreendedorismo”, explicou. Ela disse ainda que o propósito é criar um ambiente favorável para um ecossistema do empreendedorismo feminino.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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