
Foi realizada, na última quinta-feira (25/05), uma apresentação do projeto Inova Jussara, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio do município, com o tema “Conectando ideias e oportunidades”. O Sebrae Goiás, secretários municipais, vereadores e entidades de classe estiveram presentes. O conceito é de que grandes ideias surgem da conexão entre diferentes mentes.
A analista e gerente substituta da Regional Oeste do Sebrae Goiás, Marcicleia Rocha, disse que Jussara vive um momento de efetivo crescimento, se destacando na região e que é uma cidade com o desejo de avançar e melhorar a cada dia em diversos setores. “Podemos observar que existe um interesse em várias áreas, e algo que não é somente no discurso, como também na prática”, afirmou.

Isso acontece, segundo ela, por meio de programas relevantes, como: a Sala do Empreendedor, Cidade Empreendedora e os inúmeros cursos e palestras que são realizados. Agora, mais uma vez chega um programa que foca neste avanço, com o Inova Jussara. “Vemos um empenho de todos. Nesse sentido o Sebrae tem se colocado como parceiro de todas as horas e momentos nessa transformação da cidade”, destacou Marcicleia.
O consultor do Sebrae Giovane Bernardo foi o responsável pela apresentação e lembrou que o evento foi a continuidade de uma ação que já vem acontecendo, realizada após um mapeamento completo do ecossistema de inovação local. Ele explicou que a partir dessa ação, teve início o desenho de um mapa de ações para a cidade, começando efetivamente a governança no tema. Houve apresentação da marca e debatidas ações para fortalecimento de Jussara, de modo que a cidade consiga se posicionar na temática da inovação dentro das áreas que pertencem ao município.
Os consultores de Políticas Públicas do Sebrae, Américo Neto e Alessandra Campos, destacaram a importância desse momento. Com a apresentação do projeto, eles afirmaram acreditar que a cidade viverá uma nova fase, ressaltando que a inovação existe em diversas vertentes. Um exemplo apontado foi o agronegócio, onde é possível avançar no desenvolvimento de pesquisas genéticas ou diferentes modelos para conectar e conquistar mercados externos.
Giovane lembrou ainda dos aplicativos de transporte, onde a inovação não está no aplicativo, e sim no modelo de negócio com a conexão do usuário e o motorista de uma forma diferente do que era praticado até então. A conclusão foi que a inovação é um modelo de negócio, e não necessariamente uma tecnologia.
Benefícios

Segundo os palestrantes, os benefícios para os cidadãos são inúmeros. Isso porque a partir do momento em que uma cidade começa a se posicionar de forma diferenciada e dinâmica, ela começa a atrair olhares para investidores e talentos. Além disso, gera espaços para empreendimentos, novos negócios e oportunidades.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Silvio Lopes, destacou que Jussara vive uma nova etapa de desenvolvimento, com a melhoria da sua estrutura física e administrativa, lembrando que o município faz parte do Programa Cidade Empreendedora. O município também tem sua Sala do Empreendedor e agora chega com mais este lançamento do Inova Jussara. A prefeita Maria Idali da Silva Bontempo foi citada entre as pessoas que se empenharam para que o programa se tornasse realidade.
O vereador Silmar Carlos de Souza, como representante do Poder Legislativo no evento, disse acreditar que esse é o caminho que a cidade precisava, para que possa avançar e se destacar até em nível estadual, reiterando o apoio da Câmara Municipal em projetos como este.
Informações para a imprensa:
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Renato Borges – (64) 99307-8861
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn
