A terceira edição do “Perfil da Empreendedora Goiana: o Empreendedorismo por Mulheres e seus Desafios” mostra que 35% do total de empreendedores no estado são mulheres, sendo 30% trabalhadoras por conta própria e 5% empregadoras.
O estudo, feito em conjunto pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e pelo Sebrae e lançado em março, também mostra que 51% das empregadoras possuem ensino superior incompleto ou completo; que 44% das trabalhadoras por conta própria possuem ensino médio incompleto ou completo; que 43 anos é a média de idade entre as empregadoras; e que 41 anos é a média de idade entre trabalhadoras por conta própria.
E mais ainda: o levantamento constata que a renda média atual da empreendedora goiana é de R$ 2.263, enquanto para os homens empreendedores é 30% mais alta, chegando a R$ 2.943.
Dados como esses servem para que instituições e empreendedoras possam entender como está o mercado e o que é preciso para que o empreendedorismo feminino seja ainda mais alavancado. Com esse objetivo, a Agência do Sebrae em Anápolis, a 60 km da capital, no Centro Goiano, realizou um evento, na noite de quarta-feira (21), em que divulgou esses e outros dados para uma plateia de dezenas de mulheres.
A apresentação, intitulada “Seja dona de sua história e do futuro”, foi conduzida pela psicóloga Lorena Gomes. Através dos números do estudo, ela situou as participantes sobre o cenário atual para as mulheres que decidem abrir seu próprio negócio no estado, com dados sobre renda média, quantidade de empreendedoras, escolaridade e idade, entre outros.
Ela compartilhou desafios que as empreendedoras enfrentam e incentivou as mulheres a darem valor àquilo que realizam. “Geralmente a mulher que inicia algo fala que é um bico. Não, é um negócio. Empodere-se e mostre o que faz”, afirmou.
Lorena também falou sobre a importância de se compreender a evolução do papel da mulher na sociedade e refletir sobre os valores femininos. Ela ressaltou a importância de cada uma reconhecer as funções que desempenha nos diversos ambientes em que vive.
Inteligência emocional
A psicóloga abordou também a importância da inteligência emocional citando o especialista Daniel Goleman. “É a capacidade de criar motivação para si próprio e de persistir num objetivo, apesar dos percalços”, disse. Também apontou habilidades importantes, como autoconsciência, autogestão, automotivação, empatia e habilidade social.
O fortalecimento de elos e da empatia entre as mulheres foi um ponto bastante frisado por Lorena. E lançou um desafio: “Ao final do evento, no nosso café, peço que cada uma converse e conheça um pouco mais de alguém que não faz parte do seu círculo de convivência”.
Ainda sobre inteligência emocional, Lorena Gomes explicou que a primeira tarefa em busca do controle de impulsos, satisfação e desejos é “desaprender e reaprender”, o que exige acessar hábitos adquiridos ainda na infância.
O encontro também serviu para que fossem apresentados alguns programas específicos para o público feminino, como o Sebrae Delas, uma jornada com diversas ações que buscam incentivar, apoiar e fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres.
A analista do Sebrae Anápolis Valéria Teixeira Braga, por sua vez, incentivou as presentes a se inscreverem no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, voltado para aquelas que têm uma história inspiradora para contar. Ela falou sobre os ganhos em caso de vitória, como a visibilidade e benefícios que podem ajudar a impulsionar o negócio das vencedoras a novos patamares. O prêmio está com inscrições abertas até o dia 31 de julho.
SAIBA MAIS
Baixe aqui o “Perfil da Empreendedora Goiana”
Conheça o Sebrae Delas e o empreendedorismo feminino no Sebrae
Informações e inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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