Com o tema “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país” o Sebrae Goiás acaba de revelar (17/8) os vencedores da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Nesta 10ª edição, o prêmio bateu o recorde de inscrições, sendo 60 em Goiás e 1.899 trabalhos em todo o país.
Os vencedores da etapa estadual agora disputam a etapa regional (MT, MS, GO e DF) e, sendo finalistas, concorrem à grande final nacional, que acontecerá em novembro, em Brasília (DF).
Além de valorizar os profissionais de imprensa, o prêmio amplifica a voz e o trabalho de empreendedores de pequenos negócios, que mostram que o sonho de empreender é capaz de transformar a vida de milhões de brasileiros. “Nós temos uma grande parceria com os meios de comunicação do estado. O trabalho que a imprensa faz é muito importante porque dissemina cada vez mais o papel do Sebrae em prol do desenvolvimento dos pequenos negócios, e divulga os produtos que a instituição oferece, como são feitos os atendimentos e de que forma podemos apoiar as micro e pequenas empresas ou quem quer empreender”, explica o diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa.
É o reconhecimento de quem atua para mostrar que o sonho de empreender é capaz de transforma a vida de milhões de brasileiros
Marcelo Lessa, diretor Técnico do Sebrae
O diretor enfatiza a relevância do tema tanto no aspecto econômico, como social, já que os pequenos negócios contribuem para o PIB do estado em mais de 30%, e o número de empregos gerados tem variado entre 60% e 80%, o que impacta diretamente na empregabilidade e no desenvolvimento da economia local dos municípios.
Para o gerente de Comunicação, Marketing e Eventos do Sebrae Goiás, Ivan Lucas, o prêmio dissemina a cultura empreendedora em mídias de massa. “E as mídias, quando contam histórias de pessoas comuns, gente da gente, que implantaram ideias com boas práticas e deram certo, inspiram outros a buscarem empreender com nosso apoio. Estamos aqui, sempre prontos, e podemos estar presentes nos 246 municípios e nos 600 distritos do estado porque o Sebrae precisa estar onde esse empreendedor necessita”, analisa.
Um júri técnico avaliou os trabalhos a partir de critérios como relevância do conteúdo da notícia, escrita, produção, inovação, criatividade, dentre outros. A comissão julgadora em Goiás foi composta pelo professor e diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Daniel Christino; a analista do Sebrae Goiás, Alice Galvão Batista e o gerente do Sebrae da Regional Entorno (DF/NE), Cléber Chagas.
Vencedores em Goiás
Categoria FOTO
1º: “Pesquisa desenvolve mudas de pequi sem espinho. Vendas começam em 2022”
Veículo: Portal Metrópoles
Representante do trabalho: Vinícius Schmidt Santos
Categoria ÁUDIO
1º: “Empreendedorismo nas favelas: da arte à representatividade”
Veículo: Rádio CBN Goiânia 97,1FM
Representante do trabalho: João Paulo Alexandre
Equipe: Aldenne Lopes (produtora) e Cristiano Mariano (sonorização)
Categoria VÍDEO
1º: “Vizinhos, amigos, empreendedores e clientes”
Veículo: TV Anhanguera
Representante do trabalho: Giovana Dourado
Equipe: Sebastião Ferreira, Edivaldo Salvador, Vinicius Araújo, João Victor Mota, Juliana Lopes Aline Carrijo, Eric Vieira
2º: “Em tempos de empreendedorismo por necessidade, tem que planejar para não fechar”
Veículo: TV Anhanguera
Representante do trabalho: Giovana Dourado
Equipe: Yasmin Pontual, Hebert Bruno, Edivaldo Salvador, Eric Vieira, Camila Câmara
3º: “Chance para formalizar o negócio: Sebrae espera fazer nove mil atendimentos na Semana do MEI, em 79 cidades”
Veículo: TV Anhanguera
Representante do trabalho: Gustavo Martins
Equipe: Honório Jacometto, Sérgio Rodrigues, Fernanda Farias, Daniel Humberto
Categoria JORNALISMO EM TEXTO
1º: “MEIs faturam mais e migram para micro e pequenas empresas”
Veículo: Jornal O Popular
Representante do trabalho: Lucia Monteiro
2º: “Criatividade e tecnologia ajudam lojistas a aumentar vendas”
Veículo: Sistema Sagres de Comunicação
Representante do trabalho: Samuel Rodrigues Straioto
3º: “Profissionalização aquece turismo em Goiás após a pandemia”
Veículo: A Redação
Representante do trabalho: José Abrão
-
Muita história pra contar…
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) nasceu em Goiás, no ano 2000, por iniciativa dos jornalistas Adriana Lima e Wilson Lopes, à época assessores de imprensa do Sebrae Goiás. No ano seguinte, o Sebrae Nacional adaptou o PSJ e lançou a edição nacional, que foi estendida a todos os estados. Muitos trabalhados de Goiás já foram finalistas da etapa nacional, com destaque para a Rádio CBN Goiânia 97,1FM; Rádio Vera Cruz FM de Goianésia (GO); Rádio Brasil Central (RBC) 90,1FM e 1.270AM. No site www.premiosebraejornalismo.com.br está o histórico dos veículos e jornalistas que já foram reconhecidos pela premiação desde a 1ª. edição nacional.
SERVIÇO
10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo
*Com Adrianne Vitoreli
Informações para a imprensa
Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Agência Entremeios Comunicação: Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn