Neste domingo, 11/05, Aparecida de Goiânia comemora 103 anos de história, marcados por uma trajetória de crescimento econômico e fortalecimento do empreendedorismo. De cidade dormitório a um dos principais polos empresariais do estado, o município ocupa hoje a terceira colocação no ranking das cidades com maior Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, que ultrapassou R$ 16,9 bilhões, segundo dados do IBGE de 2021.

O desenvolvimento expressivo da cidade é atribuído ao constante aumento no número de empresas instaladas. “Durante um bom tempo, Aparecida ficou adormecida na condição de cidade dormitório de Goiânia. Contudo, nos últimos anos conseguiu reverter essa situação com sua expansão, principalmente do ponto de vista empresarial”, destaca Marcelo Moura, gerente da Regional Metropolitana do Sebrae, com sede em Aparecida.
Marcelo ressalta que o município se tornou referência em polos empresariais e na presença significativa de pequenos negócios. “O Sebrae tem contribuído com a manutenção e a abertura de novas empresas por meio de cursos de capacitação, oficinas, palestras e consultorias em inovação e gestão”, explica. Atualmente, Aparecida conta com quatro Salas do Empreendedor, estrategicamente distribuídas em diferentes regiões da cidade. “Dentro da Regional Metropolitana, que abrange 23 municípios, Aparecida é o que mais gera atendimentos e participação nas atividades do Sebrae”, complementa o gerente.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcos Abrão, também destaca a importância da atuação conjunta entre o poder público e instituições de fomento ao empreendedorismo. “Nesses 103 anos de Aparecida de Goiânia, precisamos destacar a parceria entre a prefeitura e o Sebrae. Aparecida é uma cidade que tem se desenvolvido qualificadamente, e eu tenho certeza que esse desenvolvimento passa por essa colaboração. Hoje, Aparecida é referência com o programa Casa do Empreendedor. Já foram centenas, ou mesmo milhares, de empreendedores qualificados para prestar um serviço melhor à sociedade e aos seus clientes”, afirma.
Marcos projeta um futuro ainda mais promissor com a continuidade e expansão das ações conjuntas. “Estamos muito otimistas. Com a ampliação dessa parceria, por meio de programas como Cidade Inteligente e tantos outros oferecidos pelo Sebrae, teremos um município cada vez mais empreendedor, com boas práticas de produção, atendimento e gestão. Tenho certeza de que Aparecida dará, nos próximos quatro anos, um salto ainda maior no desenvolvimento econômico e na distribuição de renda para a população que mais precisa”, salienta.

Visão empreendedora
Histórias como a do empresário Lino Ferreira refletem essa transformação. Há mais de 20 anos à frente da Cosmefar Cosmetologia e Inteligência de Mercado, empresa sediada em Aparecida e reconhecida nacional e internacionalmente por sua atuação em inovação cosmética, ele relata a importância do apoio recebido. “O Sebrae Goiás tem sido um grande parceiro. Participar das missões internacionais nos fez enxergar o negócio com um olhar mais estratégico e global. Foi um ponto de virada na nossa trajetória”, destaca o empresário.

Lino, que também é presidente do Sindiquímica de Goiás e conselheiro do Senai e IEL, salienta que as experiências proporcionadas pelo Sebrae ampliaram sua visão empreendedora. “Absorvemos tendências globais e voltamos decididos a promover mudanças profundas, desde a produção até a cultura organizacional.
Hoje, com a Cosmefar e nossa spin-off Agilha Innovation, unimos ciência, tecnologia e beleza com foco em performance, sustentabilidade e resultados. A inovação não está apenas no que produzimos, mas na forma como pensamos e nos conectamos com o mundo”, explica.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn