Na Feira do Empreendedor de Aparecida de Goiânia, as palestras e atividades realizadas na sexta-feira (18) e no sábado (19) reuniram um público interessado em aprender mais e desenvolver melhor suas atividades com variadas temáticas, a exemplo de “Como se Tornar MEI”, “Marketing Pessoal”, “Como Encantar seu Cliente”, “Avalie seu Instagram”, “Atendimento ao Cliente” e “Faça Investimento em Marketing Digital”, com equipes preparadas para apoiar, orientar e fortalecer os pequenos negócios.
O analista do Sebrae Almir Ferraz orientou os interessados sobre como constituir um MEI e quais suas vantagens, direitos, benefícios e obrigações. Além de assinalar as diferenciações entre segmentos e exigências de alvarás para funcionamento de acordo com o ramo de atuação e abordar sobre aposentadoria e emissão de notas fiscais.
Almir pontuou sobre o valor teto de faturamento, atualmente em R$ 81 mil por ano. “Se ultrapassar o limite e estiver na declaração de Imposto de Renda, o empresário muda de enquadramento e também o valor do imposto a ser recolhido”, alertou.
Outro ponto alto da programação foi a Batalha de Vitrines, comandada pela consultora Yaskara Bontempo, que orientou os grupos participantes sobre os critérios da disputa. A dinâmica foi voltada a despertar os empreendedores para a importância da vitrine como ferramenta para aumentar o interesse e atrair os clientes.
Durante a oficina, os grupos tiveram oportunidade de entender características dos produtos e pontos fortes para valorizá-los com criatividade e recursos que estiverem disponíveis. Eles puderam colocar em prática as informações que receberam durante as instruções. Ao final, uma banca avaliadora pontuou o trabalho de cada equipe, a partir de critérios como criatividade na aplicação do tema proposto e impacto visual da vitrine apresentada.
Além da Batalha de Vitrines, Yaskara também foi a responsável pelas orientações sobre “Marketing Pessoal” e “Como Encantar seu Cliente”. “Todos esses temas conversam entre si e trazem componentes importantes para o empreendedor entender que hoje, mais do que nunca, precisamos trabalhar com excelência, pois o mercado não tem mais lugar para amadores. Precisamos nos aperfeiçoar através de cursos, oficinas, informações, orientações. Tudo isso você encontra em um único lugar, no Sebrae”, orientou.
Já a palestrante Aunersa Lima, ao abordar “Marketing Digital”, destacou que os empreendedores precisam enxergar que o universo digital não é só o Instagram, que eles precisam ter um site responsivo. “Eles precisam estar no Google Meu Negócio, conhecer os outros canais e ferramentas do universo digital, além de fazer um planejamento para que possam atingir o público deles que está dentro das redes sociais”, disse.
Aunersa também explicou que os empreendedores precisam estar atentos e aprender técnicas importantes para fazerem seus negócios crescerem. “Eles precisam encantar os clientes com fotos e conteúdos de qualidade e uma boa ‘bio’ dentro do Instagram, porque vai vender a imagem deles, além de atenderem os clientes nos diversos canais”, resumiu.
Empresária na área de fotografia e filmagem, Juliana Nogueira salientou que a palestra a tirou da zona de conforto. “Eu estava acreditando que sabia muita coisa. Já tinha feito outros cursos na área de marketing, mas eu tinha parado no tempo. Hoje, essa proposta do Sebrae veio abrir o leque de opções. Foi muito bom”, afirmou.
Circuito Gastronômico
Já na área da gastronomia, o Senac levou cinco oficinas: Assado Natalino, Mini Hambúrguer, Salada Natalina, Escondidinho de Abóbora com Carne Seca, Verrine de Chocolate com Frutas e Croquete da Casa. O aprendizado reuniu o público interessado em aprender o preparo dos pratos e em degustar as delícias preparadas.
Organizador do Circuito Gastronômico Senac, Fred Costa, da empresa São Bento, ressaltou que o evento foi muito bem estruturado. “A Feira do Empreendedor, junto com o Circuito Gastronômico e com a Retomada, montou uma estrutura para oferecer muita coisa boa”, sublinhou.
As opções gastronômicas foram variadas, com produtos artesanais como queijos, vinhos, cachaças, além do artesanato e a programação cultural. “É um evento muito rico. Com certeza tem que ficar para o calendário oficial de todos os anos”, salientou Fred.
Sustentabilidade energética
Na palestra “Energia Solar – Solução Acessível e Sustentável para o Pequeno Negócio”, o engenheiro eletricista e de segurança do trabalho Jovahilson Freitas alertou que antes de implantar o uso de energia solar, o empresário precisa conhecer o histórico de seu consumo de energia. “Isso possibilita a avaliação do investimento”, informou.
Para o especialista, somente uma análise dos dados sobre o consumo é que poderá nortear a avaliação do investimento. Segundo Jovahilson, as informações norteadoras já estão na conta de energia, e é a partir dela que se iniciam as avaliações. “Como vou dimensionar o sistema solar se não souber o passado?”, questionou. O engenheiro assinalou ainda que atualmente um dos maiores vilões na conta de energia é o uso dos aparelhos de ar condicionado e explicou como pode ser feito o cálculo do consumo.
Empregabilidade
Importante parceira da Feira do Empreendedor em Aparecida, a Associação Brasileira de Recursos Humanos regional Goiás (ABRH-GO), reuniu no local 43 chefes do setor de recrutamento e seleção de empresas de médio e grande porte parceiras, com oferta de cerca de 3,5 mil vagas. Dentre eles, oportunidades operacionais, táticas e gerenciais nas áreas de serviço, indústria e tecnologia.
Segundo Deise Percílio, diretora da ABRH, esta é a primeira vez que a entidade participou em Aparecida, com parceria com Sebrae, Associação Comercial, Associação do Polo, CDL e Sistema S. “A gente tem uma expectativa positiva em relação a isso”, afirmou.
Além das empresas, estiveram presentes 40 voluntários nas áreas de gestão de pessoas, psicologia e administração para oferecer acolhimento aos participantes, entender com eles qual empresa faz sentido, qual tem mais sinergia com a trajetória pessoal e profissional, além de auxílio na elaboração de currículo e como se portar numa entrevista de emprego.
Luan Ferreira de Mesquita, coordenador de RH do Grupo Novo Mundo e coordenador no evento de Empregabilidade ABRH na Praça, explicou que diante observância da transformação e digital, a ideia deste feirão é a criação de um banco de talentos em parceria com a plataforma Caderno Virtual, de um aplicativo no qual todos os participantes do feirão cadastram o currículo e têm acesso a todas as empresas associadas à ABRH. “Todas as vagas oferecidas aqui foram cadastradas nessa plataforma, e o candidato tem acesso. Ao final, cada empresa recebe todos os currículos cadastrados. Ou seja, funciona para o candidato ter uma vitrine de opções e para a empresa ter um banco de talentos, onde ela vai poder ver todos os candidatos que estão ali”, informou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn