ASN GO
Compartilhe

Cristalina investe no turismo de experiência do cristal

Projeto de formatação do turismo pretende conquistar mercado oferecendo atrativos naturais e experiência da exploração do cristal
Por Viviane Sena, de Luziânia
ASN GO
Compartilhe
Os cristais lemurianos são a base da estratégia de turismo de Cristalina (Fotos Viviane Sena)

Cristalina agora tem mais um motivo para comemorar: além de ser reconhecida nacionalmente como o maior produtor brasileiro de alho, batata e cebola, segundo o IBGE – Produção Agrícola Municipal (2020), o município realizou a formatação do turismo e está pronto para ganhar o mercado regional e nacional, oferecendo turismo de experiência voltado para o cristal.

A marca “Cristalina” foi lançada oficialmente em Goiânia, no auditório do Sebrae, na terça-feira, 11 de julhos. E na noite desta quinta-feira (13), os envolvidos nesse processo se reuniram para a apresentação local da marca para cerca de 200 convidados. O evento fez parte das comemorações pelos 107 anos de Cristalina, município localizado a 271 km de Goiânia e 130 km de Brasília.

Mas para chegar ao roteiro formatado, o processo foi longo. Começou com um grupo de empresários, que eles apelidaram de G6, que tinham um sonho de colocar Cristalina na rota do turismo no Brasil. O hoje presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), o empresário Eduardo Fernandes, fez parte desse grupo e se sentiu realizado ao ver o sonho sendo retirado do papel e começando a se tornar realidade. “Valeu a pena cada noite sem dormir, cada esforço que fizemos em busca de parcerias e, principalmente, saber que agora o trabalho começa de verdade, porque vamos fazer de tudo para mostrar aos turistas o diferencial do nosso município”, afirmou.

O projeto começou a ser implantado em Cristalina através de apoio da prefeitura e do Sebrae, que realizou toda a formatação de 20 produtos, posicionamento de mercado, diagnóstico, modelagem e qualificação para o atendimento, qualificação para negócios, roteirização, acesso a mercado e arregimentação do Comtur.

O gerente regional do Sebrae, Cléber Chagas, explica que o objetivo do trabalho foi formatar algo inédito que o município pudesse explorar no turismo de experiência: “O turismo de experiência veio para ficar, hoje o turista não quer apenas conhecer uma cachoeira, ele quer mergulhar em experiências únicas. E o Sebrae tem o projeto Turismo 4.0, que tem exatamente esse objetivo, reposicionar os destinos e os produtos turísticos”, afirmou.

O gerente regional Cléber Chagas e o prefeito Daniel Sabino mostram a caixa com a marca “Cristalina”

Ao todo foram cadastrados 20 empreendimentos na rota do turismo de Cristalina, que está voltado para o turismo de experiência, principalmente do cristal lemuriano, já que o município está localizado em cima do maior domo desse mineral no mundo. Durante o lançamento da marca “Cristalina”, com o lema “Cristaline-se”, termo utilizado para chamar a atenção dos turistas que querem imergir na experiência oferecida, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar um desfile com joias e peças de roupas produzidas no município, ter uma pequena amostra da experiência gastronômica que será oferecida, além de garimpar os cristais, no espaço montado pelo Garimpo Pedra em Pé. O projeto resultou também na criação de uma Agência de Turismo local, a Cristalina Tour.

O prefeito de Cristalina, Daniel Sabino, destacou que esse trabalho vai ficar para o município, independentemente de partido ou político que esteja à frente da prefeitura. “A marca Cristalina está registrada e pertence ao município. Um trabalho fruto de boas parcerias: empresários, prefeitura e Sebrae”, afirmou.

Durante o evento, a organização apresentou um vídeo contando a história dos garimpeiros, o que trouxe muita emoção para todos que estavam presentes. E também mostrou o vídeo oficial que será utilizado na divulgação do roteiro formatado no município. Ao final houve um desfile com joias e roupas desenvolvidas localmente, além de experiências como garimpo e degustação de cachaça artesanal.

Cerca de 200 pessoas acompanharam a apresentação e a comemoração

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Cristalina
  • Cristaline-se
  • plano de turismo
  • Turismo