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Cristalina planeja entrar na rota do turismo nacional

Rodada de negócios e visitas técnicas foram realizadas dentro da estratégia do lançamento da marca ‘Cristaline-se’, que está formatando rotas turísticas do município
Por Viviane Sena, de Luziânia
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Visitas técnicas fazem parte do projeto de criação da marca Cristaline-se, a ser lançada em breve (Fotos Viviane Sena)

Foram dois dias intensos para o grupo de cerca de 40 pessoas composto por empresários, representantes da prefeitura e Sebrae, que visitaram os pontos turísticos que fazem parte do roteiro que será lançado com a marca “Cristaline-se”, em julho. As visitas aconteceram nos dias 26 e 27. O grupo se reuniu no CAT, Centro de Atendimento ao Turista, no centro de Cristalina, para então seguir para o tour. O projeto é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a prefeitura de Cristalina e conta com o apoio de empresários locais, que foram os pioneiros na busca pela valorização do turismo na cidade.

As ações tiveram início na quinta-feira (25), com uma rodada de negócios que contou com a presença de representantes de hotéis, lapidários, restaurantes e artesanatos, entre outros. Já a visita técnica permitiu aos participantes conhecer locais de interesse para construção do roteiro que será formatado no município.

Todo o trabalho de formatação do turismo de Cristalina começou há cerca de oito meses e está previsto para ser finalizado em julho, com o lançamento da marca “Cristaline-se”. Tatiana Fernandez, consultora do Sebrae e especialista em turismo, se emocionou durante vários pontos das visitas. Em cada local ela realizou uma explicação técnica do trabalho realizado ali e os objetivos daquele ponto no roteiro turístico “Eu já tinha um relacionamento com Cristalina desde 2016, quando um grupo de empresários me procurou, mas acredito que esse seja o melhor momento para esse trabalho. E Cristalina está pronta para ganhar o turismo estadual, nacional e até internacional, pois oferece experiências exclusivas, o que a torna ainda mais desejada”, disse.

O gerente Cléber Chagas ficou entusiasmado com os atrativos turísticos da região

O gerente da Regional do Entorno do DF/Nordeste do Sebrae, Cléber Chagas, ressaltou que a experiência agregou muito. “Eu não conhecia um garimpo e tinha uma ideia completamente diferente de como seria a extração do cristal. Essa visita técnica me proporcionou algo que, acredito, também será muito rico para o turista, que muitas vezes quer se aprofundar na cultura local, conhecer sua história e vivenciar todo o processo”, afirmou.

A secretária de Turismo e Cultura de Cristalina, Luciana Passos, destacou a importância dessa integração do grupo para o sucesso do projeto. “Precisamos falar a mesma língua, para que o turista sinta confiança e embarque na energia do nosso roteiro exclusivo. Além disso é importante conhecer todos os pontos para falar com propriedade e indicar ao visitante o que ele busca, seja uma cachoeira, restaurante, trilha, garimpo e muito mais”, disse.

O presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina, William Souto, conta que a entidade possui 45 associados, entre garimpeiros, ourives, lapidadores e artesãos. Hoje a preocupação é em passar para as futuras gerações todo o conhecimento, desde a extração da pedra até a finalização: “Nós queremos envolver os jovens nesse processo, tanto para tirá-los dos perigos das ruas, quanto para manter viva nossa cultura”.

Garimpo

No garimpo, a oportunidade de ter a experiência da exploração mineral

O primeiro ponto visitado foi o Garimpo Pedra em Pé, que já passou por algumas adequações para receber os turistas, como a reforma da entrada, ambientação e sinalização da trilha. O grupo foi recepcionado pela família proprietária do local. Eles mostraram os detalhes da recepção que está com o chão forrado de cristais, além de um espaço de venda das peças garimpadas ali.

A ideia é oferecer uma experiência segura e inesquecível, como explica Gabriel Pereira, guia e filho do proprietário do garimpo. “O turista que deseja nos visitar vai utilizar botas e capacete e vai receber uma bolsinha para que possa colocar pequenos cristais que encontrar no local, ou seja, levar de lembrança algo que ele mesmo garimpou”, explicou.

Reserva particular

O grupo então seguiu para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Linda Serra dos Topázios, uma área de 484 hectares criada há mais de 30 anos pelo jornalista Jaime Sautchuk para proteger o meio ambiente e produzir e difundir conhecimentos sobre o Cerrado. O grupo foi recepcionado por João Miguel Sautchuk, filho de Jaime e atual administrador do espaço. Lá os visitantes puderam contemplar a natureza em uma trilha de 2,8 km, ida e volta, até o Poço da Rosinha, nome dado em homenagem à irmã de João Miguel.

Neusa Biachi, designer de joias, contou que esta foi a primeira vez que ela esteve no local e ficou encantada com tudo que observou: “A natureza é espetacular, até o ar que respiramos aqui é revigorante. Vou recomendar para todo mundo esse passeio”. Na volta eles conheceram os quartos onde os turistas poderão se hospedar e toda a infraestrutura que está sendo trabalhada para oferecer uma experiência única ao visitante.

Paraíso de Maria

Depois o grupo seguiu para o Sítio Paraíso de Maria e foi recepcionado pela Dona Cida, proprietária do espaço e uma das últimas a entrar no projeto: “Esse trabalho é a realização do sonho de muita gente”. O local chama a atenção pela quantidade de plantas e história de luta da proprietária, que chegou a Cristalina há mais de 30 anos e sempre cuidou do pedaço de terra. Inicialmente ela não via potencial turístico, mas hoje está pronta para receber o público com conforto em um espaço aconchegante para o almoço, que inclusive foi servido para o grupo.

Pedra Chapéu do Sol

A icônica Pedra Chapéu do Sol é um dos atrativos

A próxima parada do primeiro dia da visita técnica foi no Vale dos Cristais, onde fica a Pedra Chapéu do Sol, um monumento natural que apresenta diversas pinturas rupestres e que está equilibrada há milhões de anos em uma base de menos de um metro de diâmetro e pesa mais de quinhentas toneladas. O grupo acompanhou também todas as melhorias que estão sendo implementadas para receber os turistas, projeto de autoria da arquiteta Kelly Nogueira, que também é consultora do Sebrae. “Vamos oferecer ao turista uma experiência sensorial multinível, com gastronomia, história, cultura, além do contato direto com o cristal, que será oferecido de diversas formas”, disse.

O local vai ganhar um memorial do cristal. que poderá ser visitado logo na entrada, junto à lojinha que também será construída. O espaço vai contar com uma arquitetura totalmente voltada para o cristal e um espaço pensado justamente para os turistas que buscam a experiência de conexão, equilíbrio e imersão na energia que só o local vai oferecer. O Vale dos Cristais é de propriedade de Eduardo Fernandes, presidente do Conselho Municipal de Turismo. Ele é um dos empresários que encabeçou esse movimento e que sonha há muito tempo com essa organização do turismo local.

Mercado do Cristal

O primeiro dia foi encerrado no Mercado do Cristal, onde o grupo conversou sobre as experiências adquiridas ao longo do dia e também conheceu os produtos que são comercializados ali pelos artesãos locais. Sergiane Augusto, que é formada em turismo e casada com um lapidador, disse ao grupo que essa experiência foi de grande importância para o trabalho que será desenvolvido dali em diante: “Saber de todo o processo que o cristal passa até chegar nas mãos do cliente é resgatar a cultura, temos que conhecer para propagar”.

Peças em ouro e prata

O segundo dia de visita técnica começou às 7h30 na loja Henrique Joias, que fabrica peças exclusivas em ouro e prata com os cristais e já vendeu até para clientes fora do Brasil, como a Rússia. O roteiro contou com a presença de Maria Caroline Fleury de Lima, titular da recém-criada Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF), que acompanhou o grupo em alguns pontos turísticos.

Lapidário

O lapidador Aguinaldo mostra aos visitantes sua arte

Depois o grupo seguiu para o Lapidário Aguinaldo, um espaço que oferece peças no atacado e varejo, além de produções sob demanda. Aguinaldo Oliveira é de uma família de lapidadores e possui uma habilidade cirúrgica na confecção das peças. Ele fez uma demonstração ao grupo transformando uma pedra bruta em um cristal que poderia ser utilizado em decoração ou joias. Ele também apresentou algumas novidades como um colar difusor feito com cristais, onde o cliente pode colocar no recipiente perfume ou óleos essenciais, além de uma luminária com luzes coloridas, que pode ser utilizada na cromoterapia, um método que se utiliza de cores com objetivo de harmonizar o corpo.

Sítio Maria Teresa

A próxima parada foi na Sítio Maria Teresa, administrado pela jovem Lara Aquino, de 29 anos. O local oferece ao turista uma experiência de imersão na natureza, pois é margeado pelo rio Pamplona, o que deixa a clima ameno, e as árvores preservadas ajudam a manter um ar muito mais puro. A ideia é seguir a linha agroflorestal, que é uma forma de uso e ocupação do solo em que árvores são plantadas ou manejadas em associação com culturas agrícolas.

Os visitantes foram recepcionados com um brunch baseado em alimentos mais naturais e saudáveis, como pasta de grão de bico com beterraba e quiche de carne seca com banana da terra. O cardápio também contou com receitas da família, que tem origem austríaca, como o strudel de banana. A secretária do Entorno do DF, Maria Caroline Fleury, parabenizou o grupo pela organização em prol do turismo de Cristalina: “Queremos estar com vocês, que vocês tragam as boas ideias, e juntos, com a presença do estado e do Sebrae, possamos alcançar os objetivos traçados. Porque o turismo é muito mais que lazer, é o resgate cultural”.

Cachaça local

O empresário Célio Cintra mostrou o processo de fabricação na Cachaçaria Cállida

Depois de conhecer o sítio o grupo seguiu para a fazenda onde é fabricada a Cachaça Cállida, um produto local e que já recebeu diversas premiações, como medalha de ouro no Concurso de Vinhos e Destilados do Brasil, com a Cachaça Premium, que é produzida em barris de amburana por dois anos, com notas de baunilha e mel. Além disso a Cachaça Cállida foi escolhida para compor o livro do Ministério da Agricultura “200 anos, 200 cachaças”, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. O grupo foi recepcionado pelo proprietário da empresa, Célio Cintra, que apresentou todo o processo de fabricação e armazenamento do produto e ainda explicou a melhor forma de degustar uma cachaça, permitindo ao grupo conhecer melhor os produtos, e ainda deu “spoiler” dos lançamentos que a empresa pretende fazer em breve, como uma bebida alcoólica gaseificada.

Cristais lemurianos

A penúltima parada foi no garimpo dos claros, onde os visitantes chegaram ao final da tarde e visitaram uma parte do garimpo onde são extraídos os famosos cristais lemurianos. Acredita-se que Cristalina possua uma das maiores reservas desses cristais no planeta, um mineral raro encontrado na África do Sul, Índia e Malásia, além do Brasil.

Couro e turismo

Para finalizar as visitas técnicas o grupo se reuniu na loja Carmona Couro, de propriedade de Sérgio Carmona, empresário local que, após o início da formatação do trabalho em parceria com o Sebrae e prefeitura, lançou a agência de turismo Cristalina Tur, que vai oferecer aos turistas todos esses roteiros: “Nossa empresa nasceu para atender uma demanda urgente, Cristalina está pronta para decolar no quesito turismo. Somos únicos em diversos aspectos, e nossa agência de turismo quer transformar toda essa exclusividade em fonte de renda para as empresas locais”.

Sérgio Carmona mostrou o processo de fabricação de peças em couro

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

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