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Cristalina quer brilhar no turismo de experiência

Desenvolvido em parceria com o Sebrae, comerciantes, associações e órgãos municipais, projeto ‘Cristaline-se’ quer transformar a cidade em referência internacional
Por Viviane Sena, de Luziânia
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Conselho Municipal de Turismo, prefeitura da cidade e empresários locais se uniram ao Sebrae para formatar um produto turístico focado no cristal (Foto Viviane Sena)

Cristalina, a 271 km de Goiânia e 130 km de Brasília, é o sétimo município no ranking nacional da Produção Agrícola Municipal (PAM), com R$ 3,44 bilhões gerados na comercialização de alho, cebola, tomate, sorgo, batata inglesa e feijão. O PAM é divulgado pelo IBGE/2020 e engloba 64 culturas com grande importância econômica e social.

Porém, a cidade de 61.385 habitantes também quer brilhar em outra área, e a inspiração veio das origens, quando o então distrito foi batizado de São Sebastião da Serra dos Cristais (1901). Naquela época, a produção do cristal foi amplamente exportada para a Europa e, conta a história, reluzia nas joias da nobreza europeia. Acredita-se que Cristalina possua uma das maiores reservas de cristais lemurianos do planeta, um mineral raramente encontrado na África do Sul, Índia e Malásia, além do Brasil.

Para valorizar esse potencial, o Conselho Municipal de Turismo, a prefeitura da cidade e empresários locais se uniram ao Sebrae para formatar um produto turístico focado no cristal. “O objetivo é transformar os potenciais naturais, culturais e tecnológicos em produto turístico e oferecer soluções em negócios, trazendo segurança, confiança e transparência na oferta dos serviços. Todo o processo de consultoria conta com estratégias focadas no chamado ‘costumer experience”, explica o gerente da Regional do Entorno do DF/Nordeste, Cléber Chagas.

A secretária de Turismo e Cultura de Cristalina, Luciana Passos, conta que a expectativa agora é pelo lançamento da marca ‘Cristaline-se’, que vai representar o município na rota do turismo estadual, nacional e internacional. O evento está previsto para acontecer em julho deste ano. Até lá os empresários ainda vão realizar o ‘2º Café com Negócios’: um encontro que visa a interação entre os participantes e alinhamento da demanda.

Antecipando o lançamento, nesta quinta (25/05) está sendo realizada uma rodada de negócios do projeto. Já nos dias 26 e 27 haverá um tour de reconhecimento dos produtos turísticos a serem lançados em 2023. Segundo Luciana, a expectativa é grande em relação ao retorno que esse projeto vai trazer ao município: “Além do cristal, temos uma gastronomia bem-preparada, igrejas históricas, ecoturismo e diversos outros atrativos para o turista vivenciar uma experiência única”.

Extração dos cristais

Cristal apofilita verde (Foto Prefeitura de Cristalina/Divulgação)

O presidente da Associação dos Artesãos de Cristalina, William Souto, explica que a ideia do projeto é levar o turista ao garimpo para acompanhar a extração da pedra, depois ir aos lapidários e vivenciar como é feita a lapidação do cristal. Por fim, acompanhar a montagem da joia ou peça de artesanato.

Hoje, a associação possui 45 associados, entre garimpeiros, ourives, lapidários e artesãos. A sede funciona no Mercado do Cristal, inaugurado em 2013. No local é possível adquirir as peças que são produzidas pelos artesãos locais. William conta que o projeto vai ajudar a valorizar o artesanato: “Nossos clientes vão conhecer de perto e vivenciar todo o processo de produção. Isso ajuda a dar mais valor aos nossos produtos, além disso, esperamos também aumentar as vendas, com mais pessoas circulando em nossa cidade”.

William conta que os associados passaram por diversos treinamentos do Sebrae, como design de ambientes para as lojas, como expor as mercadorias, fotografia para a venda dos produtos e até gerenciamento das redes sociais. A associação, que existe desde 2002, também não ficou de fora. Ela passou pelas consultorias de gestão administrativa, financeira e de pessoas.

Investimento 

Eduardo Fernandes, presidente do Conselho Municipal de Turismo e proprietário da Fazenda Chapéu do Sol, ressalta que o investimento tem sido grande para que o projeto “Cristaline-se” saia do papel e se torne realidade. Ele conta que os empresários sonham há muito tempo com a organização do turismo local. “Já participei de várias expedições do Sebrae. Em cada uma delas sonhava em trazer essas experiências para o nosso município e hoje é uma alegria fazer parte dessa iniciativa”, diz.

A fazenda abriga umas das maiores belezas naturais do município, a Pedra Chapéu do Sol. Equilibrada em uma base inferior de um metro de diâmetro, e pesando mais de quinhentas toneladas, a pedra fascina a todos que passam pelo local. Além disso, na fazenda também está localizada a Lagoa dos Cristais, que chama a atenção pela água límpida e própria para banho. Eduardo traduz o termo ‘Cristaline-se’ em “imergir”. “Imergir nas águas límpidas, nos garimpos, na lapidação, na gastronomia e em toda a cultura de Cristalina”, diz.

Turismo de experiência

Pedra Chapéu do Sol, localizada no município de Cristalina (Foto Prefeitura de Cristalina/Divulgação)

De acordo com estudos estratégicos da Organização Mundial do Turismo (OMT), o turista do novo milênio deseja “viajar para destinos onde, mais do que visitar e contemplar, seja possível também sentir, viver, emocionar-se e ser personagem de sua própria viagem”.

Seguindo esse conceito, o turismo de experiência é um nicho de mercado que apresenta uma nova forma de fazer turismo. Nesse modelo é oferecida ao turista uma interação real com o espaço visitado, mesmo que não seja o ideal, é o real e é o que o turista está em busca. Esta prática turística está relacionada com as aspirações do homem moderno, cada vez mais conectado e em busca de experiências que façam sentido.

É uma maneira de atingir o consumidor de forma mais emocional, por meio de experiências que geralmente são organizadas para aquele fim. A ideia é estimular vivências e o engajamento em comunidades locais que geram aprendizados significativos e memoráveis. Essa forma de turismo já acontece em outras partes do mundo e chegou ao Brasil com força, impulsionando diversos negócios do setor.

Mas, para que o turismo de experiência seja implementado, é preciso começar com uma pesquisa aprofundada dos aspectos locais que tenham forte apelo sensorial e emocional, e resgate de todas histórias tradicionais, observando hábitos locais que são únicos da região e elementos que sejam curiosos. Cristalina quer brilhar também nessa experiência.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

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