Cristalina é um município que se orgulho em ser referência na produção agrícola, de acordo com dados da Gerência de Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Cristalina ocupa hoje o primeiro lugar na produção de tomate, mas quem tem ganhado os holofotes é o turismo local.
A secretária municipal de turismo, Luciana Passos, explica que após o trabalho de formatação do turismo, realizado pelo Sebrae em parceria com a prefeitura e com o trade turístico local em 2023, o município tem se destacado no setor. “Os empresários estão muito empolgados, o movimento é outro, desde o lançamento da marca ‘Cristaline-se’, algumas agências de turismo já estão utilizando a rota dos cristais para trazer os visitantes. Nosso grande diferencial é oferecer uma rota exclusiva, devido à presença do cristal lemuriano, já que o nosso município está localizado em cima do maior domo desse mineral no mundo”, diz. A mobilização local se insere dentro do Programa Turismo 4.0 do Sebrae Goiás, sob gestão da analista Priscila Vilarinho.
Uma novidade para 2024 é a reabertura do Parque Natural Praia das Lajes, localizado a cerca de 12 km do centro da cidade, que vai oferecer aos turistas uma visitação, com segurança, qualidade e que segundo a secretária municipal de turismo, aos poucos será visualizado o que pode ou não ser implantado, de acordo com as demandas locais.
Além disso, Luciana explica que para este ano eles pretendem focar em alavancar para o turismo de Cristalina todas as características que foram divulgadas e também manter a qualidade, estrutura e segurança, além de trazer benefícios para a comunidade e inseri-la nesse processo. Eles também estudam levar novas empresas e novos projetos, diversificando de forma ordenada.
A secretária municipal de Turismo também enfatiza que todo o cenário turístico de Cristalina foi alterado após a parceria feita com o Sebrae: “O trabalho foi incrível, muito importante e essencial para que a gente conseguisse chegar nesse patamar que estamos hoje. A prefeitura tem sinalizado positivamente para continuar. O cenário hoje é de oferta de produtos característicos de uma cidade turística, porque antes eram apenas potências que existiam de forma isolada”, analisa.
Luciana finaliza sinalizando que o mais importante é estar sempre atento às tendências de mercado e às opiniões dos turistas. “Hoje em Cristalina estamos com um turismo formatado, preparado para receber o turista, estamos dando continuidade ao trabalho de consultoria, inovando, não com novas experiências, mas com novos produtos, mais elaborados, seguindo as tendências e também, sempre pedindo feedback aos visitantes e até mesmo aos moradores, para que juntos possamos levar o turismo de Cristalina cada vez mais longe”, diz.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn