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Dia do Consumidor: Adriana Gomes mostra que conhecimento e paixão são a chave para o sucesso

Empresária vê no Sebrae um parceiro para a sua qualificação profissional e sabe da importância para o comércio de datas específicas para ampliar suas vendas
Por Carla Gomes, de Turvânia
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Adriana Gomes começou com vendas de porta em porta e com loja on-line para depois abrir a loja física (Fotos Aquivo Pessoal/Adriana Gomes)

Ela começou com R$ 200, em 2017, e é com emoção que fala da sua loja de roupas e acessórios que tem na cidade de Turvânia, no Oeste goiano. Assim é Adriana Gomes, com sua paixão pelo o que faz e alegria de poder viver o seu sonho do próprio negócio.

Antes mesmo de comercializar acessórios a empreendedora descobriu pelo curso “Plano de Negócios para Empreendedores”, do Sebrae, que seu sonho de abrir um negócio era possível. Hoje com a ampliação de seu faturamento de cerca de 40.000%, se comparado ao início do empreendimento, é que Adriana tem a certeza de estar no caminho certo. “Sempre fui apaixonada na área de vendas de vestuário e acessórios e descobri que, com conhecimento podemos, cada vez mais, melhorar o nosso negócio. Para obter informações e me atualizar sobre as tendências de mercado, o Sebrae tem sido um parceiro essencial. Faço cursos e participo de palestras frequentemente”, diz.

E os sonhos não param, já que hoje Adriana só trabalha com moda feminina, mas pretende implantar ainda este ano a moda masculina e contratar um funcionário para auxiliar no atendimento ao cliente na loja física. Como as venda on-line representam cerca de 80% do faturamento mensal, a empresária com sua visão empreendedora promete que vai fazer um movimento no Dia do Consumidor, em 15 de março, com algumas peças com descontos de 30% a 50%.

A data é considerada a Black Friday do primeiro semestre e tem repercutido no resultado das vendas do primeiro trimestre do ano já que, normalmente, o mês de março é o que reflete o maior crescimento. De acordo com pesquisa do Instituto para Desenvolvimento do Varejo, pelo Índice de Antecedente de Vendas (IAV), realizado pela entidade, o primeiro trimestre de 2025, na área de roupas, calçados e vestuário, terá uma alta média de 5% em relação ao mesmo período, em 2024. Para março, a previsão é de crescimento de 4%.

E se a venda on-line é destaque no terceiro mês do ano, Adriana garante que essa realidade perdura no decorrer do ano. “De todas as vendas que faço, só 20% não advém das redes sociais. Comecei de forma on-line e sei o quanto tenho retorno no meu faturamento, mas pude perceber que o cliente sente falta da loja física também e, por esse motivo, em dezembro de 2024, inaugurei a Adriana Gomes Moda e Estilo”.

A empreendedora pretende investe em datas comemorativas para atrair clientes

Histórico de persistência

A empreendedora afirma que sempre foi muito cautelosa e dava um passo de cada vez. “Quando olho para trás e vejo tudo que conquistei, me sinto uma vencedora. Comecei pequena e aos poucos fui conquistando meu espaço e guardando dinheiro para o meu capital de giro e para novos investimentos. Tanto que em sete anos consegui ter minha loja. E os sonhos não param por aí. Vou ser reconhecida nacionalmente”.

Adriana lembra ainda que começou com as vendas de seus produtos de porta em porta, com uma malinha preta que ela guarda até hoje. Mas a medida que a procura cresceu, sentiu que era momento de ter sua loja física. “Tem clientes que gostam de atendimento presencial, possuem a necessidade de ver e pegar a peça que pretende adquirir. Por esse motivo, decidi abrir a minha loja”.

A empreendedora resolveu formalizar seu empreendimento em 2023. “Eu senti que para continuar crescendo havia a necessidade de me formalizar e entrei no MEI porque simplificaria a parte tributária e contribuição com a previdência. Formalizar abriu novas portas e pude pensar em abrir a loja física”, explica.

Adriana não esconde o orgulho que tem dos processos que teve que passar para chegar onde chegou. “Eu não sou grande, mas me sinto milionária. Olho para trás e vejo tudo que conquistei. Lá dentro eu me sinto muito grande, uma vencedora”, afirma dando um conselho às pessoas que pretendem investir em algum negócio. “Comece com 10 reais, comece com 100 reais, mas comece. E o principal segredo para o sucesso, para quem vai começar a empreender, é amar o que faz e persistir”.

Instagram: @adrianagomesmodaeestilo

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

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