
O que começou como uma simples busca por erva-mate para consumo próprio se transformou em um negócio de sucesso. Alexandra Suzana Dieter, empreendedora de São João d’Aliança, no Entorno do DF, viu sua necessidade pessoal dar origem a um empreendimento que atende pessoas com restrições alimentares e busca promover saúde e bem-estar no município. Em sua caminhada como empreendedora, encontrou no Sebrae um parceiro para se reconhecer e estruturar como protagonista de seu negócio.
Paranaense, Alexandra mudou-se com os pais ainda pequena para Goiás. Mãe de três filhos, mesmo formada em pedagogia, optou pela jornada empreendedora em 2020, quando, ao não encontrar erva-mate em sua cidade, decidiu comprar em grande quantidade diretamente de uma fábrica e distribuir para amigos. O interesse do público cresceu e, com isso, ela ampliou o leque de produtos, entre eles cuias, bombas, garrafas e outros itens típicos do Sul do Brasil. Paralelamente, começou a vender enxovais confeccionados por sua tia em Nova Santa Rosa (PR).
Porém, a virada em seu negócio veio de uma necessidade pessoal: seus filhos foram diagnosticados com restrições alimentares severas. O filho mais velho tem alergia à proteína do leite de vaca (APLV) e, mais tarde, foi diagnosticado com doença celíaca, condição que também afeta o outro filho e que leva à intolerância ao glúten. “Eu sempre tive muita dificuldade para encontrar alimentos adequados para eles. Quando aparecia algo no supermercado, não permanecia, e eu precisava comprar pela internet”, conta Alexandra.
Diante desse desafio, ela decidiu transformar sua loja, e deixou de lado boa parte dos produtos tradicionais do Sul do Brasil para focar em itens naturais e específicos para alérgicos. Com isso, sua empresa passou a oferecer alimentos livres de glúten, lactose e açúcar, além de castanhas, frutas secas e cosméticos naturais. Recentemente, começou a cadastrar sua loja junto à VitaFor para oferecer suplementos como ômega-3 e cúrcuma.
A mudança de foco também exigiu uma transformação na identidade da empresa. O nome Casa Centro Sul já não representava mais a diversidade de produtos e a proposta do negócio. Assim, surgiu a Casa Viva – Bem-Estar, Casa e Saúde. “Eu precisava de um nome que refletisse melhor o propósito da minha empresa. Em três palavras, consegui reunir tudo o que gosto de fazer”, explica Alexandra.
Impulso com apoio do Sebrae
Ao procurar a Sala do Empreendedor para formalizar sua empresa, Alexandra conheceu o Sebrae e passou a participar de cursos e capacitações que a ajudaram a estruturar melhor o negócio. Entre as experiências mais marcantes, destaca o Empretec, programa que mudou sua visão sobre o empreendedorismo. “Lá aprendi que sou protagonista da minha história e que preciso assumir o meu papel. Isso me deu mais clareza e segurança para saber onde quero chegar”, afirma.
Para ela, o Sebrae é um suporte essencial para quem deseja empreender. “Muitas vezes, a gente não sabe onde buscar ajuda, e o Sebrae nos oferece ferramentas e possibilidades. Além disso, as consultorias subsidiadas ajudam muito”, destaca.

Definir metas e planos
Como o empreendimento funciona dentro de casa, a empreendedora enfrentou desafios para divulgar seus produtos. “A aceitação foi imediata, mas, por não ter uma loja física na rua, precisei usar o WhatsApp, o Instagram e o boca a boca para crescer”, conta. Atualmente, mantém presença nas redes sociais para clientes que buscam produtos zero lactose, zero glúten e zero açúcar, além de promoções gerais.
Ela pretende, assim que reestruturar seu logotipo e definir um novo nome para a loja, criar um site para facilitar o atendimento. Com isso, os clientes poderão visualizar os produtos disponíveis, realizar compras e escolher a forma de retirada, seja na loja ou por entrega. Essa iniciativa, segundo ela, irá facilitar ainda mais o atendimento. “Quero fazer um empreendimento onde vai ter os itens que eu já comercializo e também alimentos preparados, como lanches, para as pessoas consumirem”, comenta.
Alexandra traça os planos para seu empreendimento, que vão além da alimentação saudável. A ideia é contar com uma brinquedoteca, quadra de areia e até parede de escalada. “Também vou ter parceiros com uma cafeteria convencional e sorvetes, e quem sabe profissionais da saúde”
Mas a empreendedora ainda quer investir em outros empreendimentos, com olhos nas demandas da cidade. “Futuramente, dependendo de como as coisas correrem, tenho o desejo de abrir uma pousada. Os sonhos são grandes”, diz Alexandra. Ela acredita que São João d’Aliança tem potencial para acolher melhor os turistas. “Aqui tem bastante demanda por lugares bons para a pessoa parar, tomar um lanche, fazer uma atividade física ou de lazer”.
Inspiração para outras mulheres
Para Alexandra, mulheres que decidem empreender estão à frente de seu tempo, pois enxergam oportunidades e melhorias tanto para si quanto para os outros. Seu conselho para quem deseja começar um negócio é simples, mas poderoso. “Se você realmente gosta daquilo que quer empreender e sente que seu coração bate forte por isso, arrisque!”.
O próprio exemplo reflete essa filosofia. Alexandra sempre teve prazer em ajudar as pessoas e viu no empreendedorismo uma forma de proporcionar bem-estar e qualidade de vida. “A Casa Viva nasceu desse desejo de oferecer algo que as pessoas realmente precisam, seja um produto ou uma informação. Isso me completa”, finaliza.
Instagram: @casacentrosul
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Posse: Agência Entremeios Comunicação / Renato Feitosa – (61) 99947-1248
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