ASN GO
Compartilhe

Empreendedora do Oeste Goiano aposta em persistência e conhecimento para manter e ampliar seus negócios

Dona de dois estabelecimentos comerciais, a empreendedora Beatriz Lino não nega a força da mulher e também começa a investir no ramo de imóveis
Por Carla Gomes, de Itaberaí
ASN GO
Compartilhe
A empreendedora Beatriz Lino de Araújo Silva apostou no ramo de venda de veículos em 2010 (Fotos Arquivo Pessoal)

A luta feminina em busca de espaço na sociedade não é de hoje. Aos poucos as mulheres conquistaram o direito de manifestar e expressar suas opiniões. Nesses séculos de busca por seu empoderamento, muitas sofreram discriminação e algumas deram a vida pelo simples fato de tentarem ser independentes. Aos poucos elas conseguem espaço e reconhecimento no mercado. Tanto que, segundo dados do programa Sebrae Delas, as mulheres representam 46% dos empreendedores iniciais. Histórias de vida e de superação para cada nova empreendedora que decide entrar no mundo dos negócios. E, no dia em que se celebra o Empreendedorismo Feminino, dia 19 de novembro, relatamos a história de Beatriz Lino de Araújo Silva. Uma mulher que viu no empreendedorismo o caminho para superar suas dificuldades.

Beatriz é daquelas empreendedoras que não tem medo de inovar e mostrar o potencial feminino no mundo dos negócios. Dona de dois estabelecimentos comerciais (Bia Veículos e Bia Despachante), em Itaberaí, na Regional Oeste, a empreendedora não nega a força da mulher e também começa a investir no ramo de imóveis. Bia, como gosta de ser chamada, também tem como colaboradoras duas mulheres.

Com inovações no comércio de venda de veículos, já que é raro encontrar pessoas do sexo feminino para esse tipo de empreendimento, Bia lembra que foi taxada como maluca por investir nessa área, já que ela sequer tinha um veículo. A ideia surgiu por volta de 2005, mas a empreendedora concretizou o sonho em 2010, quando abriu sua loja.

Vendedora nata, Bia relata quando tudo começou. “Fui promotora dos biscoitos Mabel em 1997. Ali descobri minha paixão. Vendas sempre foi tudo para mim, e o mais importante é que todos os meus clientes ficam satisfeitos porque não minto para eles. Depois comecei a vender motos. Na época era tudo muito difícil. A gente nem tinha cartão de visita e andava de porta a porta representando a empresa. Eu lembro que tinha um colega que me motivava muito porque sempre pensava em parar”, afirmou.

Sua primeira loja foi a Bia Veículos

Batalhadora, Bia lembra de outras das suas dificuldades no início. “Nessa época que vendia moto, também fazia minipizza e vendia morango na rua. Era muito difícil. Tinha que fazer assim para complementar a renda. Em 2004 tive meu primeiro filho e a empresa foi vendida e quando retornei parecia que eles não queriam manter meu emprego. Procurei uma nova empresa e fui vender consórcio. Assim começou a venda em veículos, em 2005, como funcionária vendedora. Vendia super bem e fiquei até 2010”, conta.

Porém, a empreendedora queria mais e teve novas mudanças nos planos com o nascimento do segundo filho, época em que resolveu seguir seu sonho e investir no seu próprio negócio. “Abri a loja pensando em meus filhos. Era uma forma de ficar mais próxima para acompanhar o crescimento deles e poderia levá-los para a loja também. Tive muito apoio da família e do meu esposo para abrir o negócio. Esse suporte me deu o incentivo para investir mesmo com o receio de não conseguir, devido ao investimento e ao aluguel da loja. Com isso, em 2011 abri meu negócio”, recorda.

Antes de completar cinco anos de empresa, Beatriz contratou a Kelly, sua primeira colaboradora. “Meu esposo me deu suporte e isso foi bom, me senti segura. A Kelly era funcionária e trabalhava só meio período. Mas mesmo assim persistimos. Ela era muito jovem e não tinha muito interesse, mas depois foi tomando gosto pelo trabalho. Hoje ela carrega a loja nas costas. É meu braço direito”, relembra sua trajetória.

Bia Despachante foi sua segunda loja, na qual o Sebrae iniciou o apoio aos seus negócios

Sempre antenada em mudanças e no aprendizado, o Sebrae entra na vida da empreendedora quando ela resolveu abrir seu segundo empreendimento, a Bia Despachante. “A gente tinha um despachante que tinha falhas. Aí decidi que faria esse trabalho e obtive ajuda do Sebrae, pois logo fui atendida. Foi espetacular o atendimento. O pessoal veio e nos deu todo o suporte. Além disso, já fiz vários cursos online e presenciais do Sebrae. Buscar conhecimento e inovação é muito bom e sempre passo isso para minhas colaboradoras”, afirma.

E depois de mais de 10 anos de existência e duas colaboradoras, as lojas já têm sede própria e a empreendedora, que sempre busca investir, já pensa no ramo de imóveis. Beatriz acredita que ser verdadeira com seus clientes fez toda diferença na sua trajetória. “Não foi fácil, mas hoje tenho um nome que me leva. Encontrei um amigo esses dias e ele disse que eu tenho um nome e quando falam Bia as pessoas respeitam e sabem da referência. Trabalhar certo e com qualidade tem me ajudado muito e dado superação”, finaliza.

Serviço

Instagram: @bia.veiculos e @bia.despachante

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
  • empreendedorismo feminino
  • Regional Oeste