ASN GO Atualização
Compartilhe

Empresária se capacita em programa do Sebrae e abre supermercado em Guapó

Fernanda Bragato conta do processo para se tornar a empreendedora que é hoje como exemplo e inspiração para outras mulheres
Por Jéssica Torres, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Uma empresa no ramo de comércio e varejo que inclui açougue, padaria, utilidades, papelaria e ainda venda de frango assado aos domingos, incluindo pedidos via delivery, pode ser considerado um empreendimento complexo para administrar. Mas para a Fernanda Bragato esse foi o caminho do sucesso.

A empresária começou o negócio em julho de 2022. Ela e o meu marido empreendem juntos, em família, e dividem as tarefas da gestão do Supermercado Bom Jesus, que fica localizado em Guapó. O local funciona todos os dias das 6 horas às 22 horas. O trabalho com funcionamento em período integral tem dado resultado.

“De lá para cá aprendi muito sobre o negócio. Participei de diversos treinamentos, eventos do setor e cursos online”, exemplifica. Além disso, Fernanda sabe da importância da capacitação para manter e crescer uma empresa. Por isso, ela também escolheu a ajuda do Sebrae nessa missão. “Tenho recebido orientação dos consultores pelo programa Sebrae na Sua Empresa”, relata.

Mas para empreender em família é preciso também administrar e organizar o tempo na vida pessoal e profissional. “Também evoluímos muito na comunicação entre o casal, pois exigiu de nós que outras habilidades fossem desenvolvidas para o bem do negócio e também da família”, afirma.

Supermercado Bom Jesus, localizado em Guapó

Desenvolvimento

Para o caminho com bons resultados Fernanda conta como foi o processo até os dias de hoje. A escolha foi o programa Sebrae Delas. “Já conhecia o Sebrae Delas, pois faço parte de uma associação de Mulheres Profissionais e de Negócios (BPW), que é parceira do Sebrae em projetos relacionados ao empreendedorismo feminino”, lembra. “Por isso, antes mesmo de empreender neste negócio já sabia que poderia contar com o Sebrae para minha capacitação”, acrescenta.

O que a motivou a participar, segundo ela, foi saber que as ferramentas disponibilizadas poderiam ajudar, e muito, neste processo de empreender no qual praticamente tudo era uma novidade. “O que mais mudou até aqui foi o senso de pertencimento a um novo grupo de pessoas. Houve o nascimento de uma mulher empresária, e fui muito acolhida nessa nova missão”, comemora.

A empreendedora relata ainda que sua mentalidade também mudou. “Passei a enxergar um outro papel que tenho a partir de agora. Acabo influenciando muitas vidas e tendo um papel social importante na geração de empregos”, destaca. “Houve um amadurecimento importante e minha visão se abriu para um universo de outras possibilidades”, completa.

Outro ponto positivo, conforme Fernanda, foi conhecer outras mulheres que estão na mesma jornada empreendendo. “O networking que tenho feito tem um valor inestimável para o negócio e para o meu desenvolvimento pessoal”, frisa a empresaria.

Empreendedora teve o apoio do Sebrae Goiás para alavancar seu negócio

Recado

Para inspirar e encorajar mulheres como Fernanda a empresária deixa ainda um recado: “Não existe glamour. É difícil, é solitário, mas empreender é o único caminho que eu conheço para a mulher que quer conquistar a sua independência financeira. Mesmo sendo funcionária de uma empresa, é necessário ter o comportamento empreendedor, o olhar de dona. Também é fundamental ter uma renda extra para realizar sonhos”.

Ela também deixa um alerta para todas mulheres que seguirem este caminho: “Indico terem cuidado com o acúmulo de responsabilidades, isso porque, nós mulheres acabamos tendo uma carga emocional grande, apenas por sermos mulheres. Quando decidimos empreender isso se multiplica, e a tendência é ficarmos sobrecarregadas”, pondera.

Futuro

A experiência tem trazido ainda sonhos cada vez maiores para Fernanda. “Queremos abrir outra loja em 2024. Mas o próximo passo, ainda este ano, é tirar nosso projeto social do papel”, afirma. Ela conta que tem o sonho de fazer uma creche que atenda gratuitamente as mães de crianças pequenas, funcionárias do supermercado, e também outras mães da cidade que precisam trabalhar e não contam com rede de apoio, ou vagas na rede pública do município.

SERVIÇO

Supermercado Bom Jesus

Instagram: @superbomjesusguapo

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação /Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • case
  • case de sucesso
  • Guapó
  • supermercado