ASN GO
Compartilhe

Espaço gastronômico goiano celebra a alta culinária e o valor do relacionamento a dois

Casal de chefs faz sucesso no setor da panificação com cardápio inspirado na culinária espanhola
Por Natalia Núñez, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Foi no primeiro dia de aula na faculdade, há 21 anos, que Monick Braga e Marcus Costa se conheceram e, desde então, nunca mais se separaram. Além da afinidade pessoal, a paixão pela gastronomia os uniu. Sempre buscando conhecimento, atuando na área e experimentando, o casal conheceu na Espanha a fermentação natural ou “massa madre”, um processo feito a partir de uma mistura de água e farinha que captura bactérias benéficas do ambiente e faz os pães crescerem sem uso de fermento químico.

Ao abrir a própria empresa em Goiânia, a fermentação natural passou a ser a base do negócio de panificação. Uma escolha que desenharia o futuro. E o nome do espaço não poderia ser outro: Bendita Madre, que faz alusão à maternidade, à geração da vida como algo sagrado e também à massa essencial para pães de longa fermentação. Nessa época o casal vivia a chegada da filha, o que deu ainda mais sentido à escolha.

Bendita Madre oferece um ambiente refinado, acolhedor e um cardápio com foco em sabores únicos inspirado na cozinha espanhola (Fotos Acervo Pessoal/Divulgação)

O sonho, que nasceu na cozinha de casa em 2014, ganhou corpo, identidade e mais clientes durante a pandemia, ao oferecer um menu diferenciado e serviço de delivery, em um momento em que não existiam tantas opções que facilitassem a vida do consumidor. “Os clientes queriam mais do que pão, pediam café, lanches, refeições. Isso nos mostrou que devíamos abrir um estabelecimento que servisse tudo isso”, relembra Marcus. Hoje a casa, que conta com uma grande equipe, oferece um ambiente refinado, acolhedor e um cardápio com foco em sabores únicos inspirado na cozinha espanhola, atendendo da manhã à noite. Graças ao senso de oportunidade e à visão empreendedora do casal, o Bendita Madre se consolidou como uma marca que é sinônimo de sabor e qualidade, além de tornar-se uma referência no panorama gastronômico goiano.

Buscando profissionalizar cada vez mais os processos da empresa, ao longo dos anos, o casal teve sempre o acompanhamento do Sebrae e aproveitou cada oportunidade para aprender mais e tornar o negócio sólido e próspero. “Participei do ALI, Empretec, cursos de controle de estoque, marketing, área financeira, tudo o que aparecia e podia nos capacitar”, salienta Monick. Eles também integraram caravanas e missões do Sebrae, experiências que consideram muito valiosas.

Monick Braga e Marcus Costa se conheceram na faculdade e, desde então, nunca mais se separaram

Copa Brasil de Catering 2026

O casal de chefs participou da 3ª Seletiva Nacional da Copa Brasil de Catering 2026 por meio do edital do Sebrae Nacional, representando Goiás. Trata-se de uma competição nacional, promovida pela Abrachefs, com apoio do Sebrae. O concurso busca selecionar a equipe de chefs de cozinha para representar o Brasil no International Catering Cup 2027 (10ª edição), a ser realizado na França em 2027. Eles não passaram para a final, mas representaram Goiás na seletiva nacional, realizada em Macapá (AP). Uma vivência, que segundo eles, foi transformadora na busca pela excelência profissional.

Monick e Marcus, que atribuem o sucesso da empresa ao êxito na vida a dois, resolveram compartilhar com outros casais a base para o que consideram uma trajetória de companheirismo, compreensão, sem deixar de lado o romantismo, que não pode faltar. “A ideia é tirar o casal do automático, fugindo da rotina e vivendo momentos de conexão profunda”, explica Monick.

O movimento Casais Benditos é uma experiência gastronômica e de relacionamento focada em fortalecer os laços entre os casais. Os eventos combinam alta culinária com dinâmicas de conexão. A experiência imersiva custa R$ 600.

A dinâmica consiste em separar os homens das mulheres. “Enquanto eles vão para a cozinha com o Marcus e colocam a mão na massa preparando a refeição, nós, mulheres, batemos um papo sobre casamento, identidade e autoconhecimento. Depois eles nos servem a comida e neste momento cria-se uma experiência de conexão profunda”, conclui a chef.

O casal representou Goiás na 3ª Seletiva Nacional da Copa Brasil de Catering 2026 por meio de edital do Sebrae Nacional

SERVIÇO

Bendita Madre Padaria & Gastronomia

Instagram: @benditamadregastronomia

  • Empretec
  • gastronomia
  • Regional Central do Sebrae Goiás