
Goiás marcou presença no Salão Nacional do Turismo 2025, realizado entre os dias 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi (SP). Durante o maior evento do setor turístico do país, o estado mostrou ao Brasil o seu potencial turístico com as experiências das rotas turísticas apoiadas pelo Sebrae Goiás, selecionadas para a mostra nacional do Programa Agente de Roteiro Turístico.
Segundo a gestora de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, o resultado foi satisfatório. “Tivemos a seleção de empresas para participar da ação que o Sebrae Turismo, nacionalmente, realizou de apresentação de novas experiências e novos roteiros e circuitos turísticos pelos empreendedores desses circuitos, sobretudo das agências que vendem esses produtos e roteiros”, destacou.
Priscila detalhou ainda que foi possível levar as cinco empresas que estão com o Sebrae, tanto no roteiro Viva Veadeiros, quanto Rota dos Pirineus e na Rota dos Quilombos, e ainda, com destaque para o apoio que é dado ao Caminho de Cora Coralina. “Agências, empresários, representantes desses roteiros estiveram conosco, fizeram suas apresentações e também puderam fazer prospecção de negócios e até conversão de negócios”, disse.
A gestora contabilizou os resultados positivos com a comercialização de quatro pacotes por uma das empresas goianas. Além de outra que também comercializou um pacote, e ainda o fato de que uma das empresas fechou duas parcerias com operadoras nacionais de grande porte. “Com certeza, vai se desdobrar em negócios nos próximos meses ou no próximo ano. Isso nos deixou bastante satisfeitos para além dos negócios e prospecção desses. Outra oportunidade foi uma maior visibilidade para os roteiros apoiados pelo Sebrae em Goiás, por meio de reuniões, conversas e encontros de negócios que fizemos ao longo deste trabalho no Salão do Turismo”, pontuou.
A ida a São Paulo oportunizou ainda que fosse realizada uma visita técnica no Museu do Futebol com duas lideranças da comunidade Kalunga, uma delas a secretária de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Cavalcante, Domingas Natália, e o Adriano Paulino, que é presidente da Associação do Engenho II, uma comunidade Kalunga. “Estivemos lá para conhecer as práticas daquele museu de visitação e as experiências que a gente pôde viver lá de tecnologia, porque há um interesse da comunidade em também ter um museu, um ecomuseu como chamamos, voltado para as questões da cultura e da história do quilombo Kalunga”, arrematou.

Artesanato goiano
Duas artesãs goianas, Nezilda Barreto e Silvana Oliveira, foram contempladas para participarem com seus trabalhos no estande do Sebrae. “Essa também é uma forma de divulgar o que Goiás tem de bom no artesanato. A qualidade dos trabalhos desenvolvidos no estado têm merecido destaque. O salão é um espaço importante para que nosso artesanato ganhe visibilidade”, explicou o analista João Prestes.
Experiências e produtos turísticos
Dentro da programação, foram promovidas as apresentações conduzidas pelas agências goianas que vendem as experiências e produtos turísticos:
Conexão com a Natureza e Sabores Locais
Rota dos Pireneus- Arêda Alves Marcório – Agência Elas Aventura – Goiânia/GO
Rota Viva Veadeiros – Mara Messerschmidt – Agência Travessia Turismo de Alto Paraíso/GO
Rota Viva Veadeiros – Luciana Caliandra – Agência Trilheiras – Alto Paraíso/GO
Cultura, História e Diversidade
Rota do Quilombo Kalunga – Adriano Paulino – Agência de Turismo – Cavalcante/GO
Sabores, Aventura e Cultura
Caminho de Cora Coralina – Jhonatan Soares Campos – Agência Goyazes – Cidade de Goiás/GO
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
