O Mercado do Cristal de Cristalina, município localizado a 271 km de Goiânia e 130 km de Brasília, que é administrado pela Associação dos Artesãos de Cristalina (AAC), conta com cerca de 50 associados, entre garimpeiros, ourives, lapidadores e artesãos. Willian Souto, presidente da entidade, comemora os bons resultados alcançados após a formatação do turismo local: “Temos recebido muitos visitantes, vindos de diversas partes do país e até do exterior”.
Ele conta que muita coisa mudou após o trabalho realizado pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal. “As lojas de cristais, os atrativos turísticos e as empresas que fizeram parte do projeto receberam um treinamento de excelência pela Tatiana Fernandes e sua equipe. Trouxe melhorias ao atendimento ao turista e à exposição dos produtos nas lojas, valorizando o cristal lemuriano e toda infraestrutura nos atrativos. A criação de uma agência de turismo Receptivo também foi muito importante”, avalia.
William conta que o Mercado do Cristal já sentiu um aquecimento nas vendas nesse começo de ano, devido principalmente às férias escolares – cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado – e que a expectativa para 2024 é manter esse ritmo de crescimento. “O turista que visita Cristalina é nosso grande divulgador. Saindo daqui satisfeito, além de querer voltar, ele vai indicar o passeio para amigos e familiares”, diz.
O presidente da Associação dos Artesãos também agradece ao Sebrae pela parceria e ressalta sua importância no crescimento turismo local: “A instituição sempre foi uma grande parceira. Nossa entidade tem uma sede própria, que é o Mercado do Cristal, e o Sebrae nos auxiliou e apoiou. E agora também é parceiro na transformação do turismo em parceria com a Prefeitura Municipal, além de várias ações que sempre está realizando”, afirma.
O trabalho de formatação do turismo local começou com um grupo de empresários (apelidado de G6) que tinham um sonho de colocar Cristalina na rota do turismo no Brasil. O projeto começou a ser implantado através de apoio da prefeitura e do Sebrae, que realizou toda a formatação de 20 produtos, posicionamento de mercado, diagnóstico, modelagem e qualificação para o atendimento, qualificação para negócios, roteirização, acesso a mercado e arregimentação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Associação dos Artesãos
A Associação dos Artesãos foi fundada em 22/01/2002, e até então não tinha sede própria, mas apenas uma pequena sala na Rodoviária de Cristalina cedida pela prefeitura. Em 2010, quando a Empresa Camargo Correa foi construir uma usina hidrelétrica nos municípios de Cristalina (GO) e Paracatu (MG), com apoio do Sebrae os artesãos entraram com um projeto de compensação social e foram contemplados com a construção da sede da associação, o Mercado do Cristal, em terreno doado pela prefeitura, inaugurado em dezembro de 2013. O espaço conta com sete lojas, uma sala multiuso e uma lanchonete e recebe diariamente turistas e comerciantes de pedras do Brasil e diversos países do mundo. O visitante pode agendar uma visita para também acompanhar todo o processo de fabricação de uma joia.
SERVIÇO
Mercado do Cristal
Rua 12 s/nº, Qd A, Lote 01, Setor Norte Novo – Cristalina (GO)
Segunda a sábado de 8h às 17h; domingos e feriados: de 9h às 14h
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn