ASN GO Atualização
Compartilhe

Mercado Livre e Sebrae estreitam parceria para distribuição de produtos de moda de Goiânia

Empreendedores puderam tirar dúvidas e passar por entrevistas para selecionar aqueles que atendem aos critérios do projeto
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Evento foi realizado com empreendedores clientes do Sebrae para consolidar parceria (Fotos Silvio Simões)

Nesta quinta-feira (10), o auditório do Sebrae recebeu a equipe do Projeto Polo do Mercado Livre e empreendedores clientes do Sebrae para consolidar parceria. Na ocasião, o processo para ingresso foi apresentado aos empresários interessados, em que eles puderam tirar dúvidas e passar por entrevista para seleção daqueles que atendam aos critérios do projeto de expansão.

Jean Carlo Henrique, gestor comercial do Mercado Livre, diz que a proposta é ampliar venda com mais empreendedores

O gestor comercial do Mercado Livre, Jean Carlo Henrique, explicou que o objetivo do projeto é alcançar os polos das grandes cidades e regiões, para fomentar a fabricação e o varejo e trazer novos vendedores para dentro da plataforma. Exemplo disso é a capital goiana, que regionaliza esses pontos de distribuição. “Goiânia é um grande polo no Brasil, só que a gente já sabe também que existem algumas cidades que fazem parte da região metropolitana, com negócios em Anápolis e Aparecida de Goiânia”, exemplificou.

A proposta é ampliar a venda com a participação de mais empreendedores. “Vamos ajudar mais pessoas a começarem a vender ou potencializar as vendas on-line”, afirmou Jean.

Segundo o gestor, o trabalho segue três pilares: educacional, monetário e investimento. Para tanto, serão realizados eventos presenciais, com oficinas. Os empresários também terão auxílio na publicidade, dentro da plataforma, por meio de um bônus dentro do Mercado Livre. Além disso, o empreendedor precisa ter a mentalidade de que também haverá investimento por parte dela.

“Apesar de o projeto ser totalmente gratuito, a gente precisa trabalhar com vendedores que têm estoque, quantidade em profundidade para colocar esse produto dentro da plataforma, e os clientes terem a real noção que ela tem condição de entregar um produto de qualidade. Um produto que vai fazer mesmo a diferença para conseguirmos aumentar o potencial de vendas da região”, destacou.

Gestora de Moda de Goiânia, Beatriz Dorneles, diz que essa é uma boa oportunidade, com uma plataforma de respeito

Para Beatriz Dorneles, gestora de Moda de Goiânia, essa parceria com o Mercado Livre é muito importante. “Quando chegou o convite, nós nos reunimos: eu, Thais Oliveira, que é a gestora estadual da Moda e a Renata, que é gestora de Moda de Aparecida. Vimos o quanto o produto deles tem a oferecer. Tem toda uma trilha, uma trajetória e onde a gente viu que o principal é só o tempo de comprometimento que o empresário tem que ter para que tudo flua”, detalhou Beatriz.

Diante dos benefícios apresentados pela proposta, as gestoras decidiram apresentá-la aos empresários goianos. “Eles vão trabalhar não só Goiânia, mas também na Região Metropolitana, como em Aparecida de Goiânia e Anápolis”, destaco. Para Beatriz, é uma oportunidade para ajudar a alavancar as vendas, “por meio dessa plataforma que hoje é de grande respeito”.

A gestora pontuou ainda que o Sebrae, além de parceiro dos empresários, sempre procura essas parcerias que realmente tenham nome e credibilidade, a exemplo do Mercado Livre. “Estamos buscando alavancar a moda goiana, mostrando o produto goiano numa plataforma nacional e internacional”, complementa.

Renata Lopes, gestora de Moda na Regional Metropolitana, diz que o evento foi um momento para que os empreendedores tirassem dúvidas sobre a plataforma

A gestora de Moda da Regional Metropolitana, com sede em Aparecida de Goiânia, Renata Lopes, avalia que a parceria vem ao encontro das propostas e planejamento da Trilha da Moda deste ano, que irá abordar marketing digital e e-commerce. “Muitas empresas têm curiosidade para poder entrar no Mercado Livre, mas não têm o conhecimento. Essa palestra, esse café com o Mercado Livre, veio tirar todas as dúvidas em relação à plataforma. A minha perspectiva é que seja uma parceria de muito sucesso para nossas empresárias”, afirmou.

Leonardo Araújo, gestor de Acesso ao Mercado do Sebrae, afirma que é importante para o empreendedor conhecer essa parceria

Para o gestor de Acesso ao Mercado, Leonardo Araújo, esta parceria do Sebrae com a plataforma abrirá ainda mais oportunidades para os micro e pequenos empreendedores goianos. “Eles têm um mundo de oportunidades pela frente, tanto em nível de Goiás, Brasil, quanto do mundo, além de trazer capacitações e contrapartidas que vão impulsionar esses negócios”, destacou.

Leonardo vislumbra que essa parceria irá proporcionar o acesso a esses mercados. “Eles se preparam, vão até a plataforma e aí vão colher os frutos. Por isso, é importante o empreendedor vir até nós ou até o Mercado Livre e conhecer essa parceria que, tenho a certeza, é muito importante para o empreendedor”, salientou.

Vera Lúcia Elias, gestora estadual do Sebrae Delas, lembra da necessidade de oferecer suporte aos empreendedores

A gestora estadual do Sebrae Delas, Vera Lúcia Elias, destaca que a parceria traz uma oportunidade de expansão para pequenos negócios. “O Mercado Livre tem aí uma proposta de incentivar, dar o suporte para aqueles negócios que estão lá, porque eles têm lá um gap de demanda e que precisa realmente de fornecedores”, pontuou.

Vera salienta a importância de oferecer suporte para esses pequenos empreendedores, porque se trata de uma plataforma que traz um alto giro de comercialização. “Isso significa que a empresa precisa estar devidamente preparada no seu controle de estoque e precificação dos produtos. É necessário que tenha toda uma gestão do seu negócio. É uma oportunidade de venda, mas que tenha continuidade e que isso seja algo para gerar resultados”, orientou.

Para Vera, essa conversa é importante para conhecer as partes, como é a operação do Mercado Livre, quais são as oportunidades e que as empresas estejam alicerçadas em dados para tomar essa decisão de entrar ou não numa plataforma deste porte. “Conhecer o que é um marketplace, saber como eles operam, quais são as principais demandas que eles trazem para os empresários. É com esse olhar que o Sebrae se aproxima e abre as portas para que os nossos pequenos negócios conheçam a estratégia do Mercado Livre”, complementa.

A empresária Alecsandra Queiroz viu no evento uma oportunidade para esclarecer dúvidas

Impulso para os negócios

Confiante de que a parceria será um impulsionador, a empresária Alecsandra Queiroz, da Splendore Multimarcas (@splendoremultimarcas), afirma que o encontro proporcionou esclarecimento de como funciona a parceria. “O Mercado Livre é uma empresa que tem muita credibilidade e muita visibilidade na mídia. É uma plataforma em que as pessoas já vão com muita confiança”, destacou.

Com mais de 10 anos no mercado, Alecsandra conta que, mesmo antes de empreender, já participava dos cursos oferecidos pelo Sebrae. Ela salienta a satisfação de ter acesso ao mercado por meio da plataforma. “Essa é uma grande oportunidade, de ter duas empresas em que eu confio muito em um projeto tão audacioso, para levar minha marca, meus produtos para o Brasil inteiro”, ressaltou.

A também empresária Anna Larissa, que já atua no Mercado Livre

A empresária Anna Larissa Alves Soares, da marca de jeans @Thyoco, já é parceira do Mercado Livre e avalia que os resultados são satisfatórios. “Nós tivemos as metas todas batidas no projeto. Hoje, nós fazemos a nossa meta dentro da empresa, porque já não estamos mais no tempo de consultoria. Estamos seguindo com a meta, batendo todo mês. Ela está alavancando todo mês também”, comemorou.

Contudo, Anna Larissa relembra que, no princípio, foi desafiador entrar em um ambiente diferente. “Foi uma experiência diferente, que realmente demanda tempo e conhecimento. Mas, se a gente quiser, acontece. A gente tem que ter atenção, que eles passam pra gente, passam muita informação”, salientou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Anápolis
  • Aparecida de Goiânia
  • Goiânia
  • Regional Central
  • Regional Metropolitana
  • Sebrae Moda