ASN GO
Compartilhe

Participante do Sebrae Delas alia empreendedorismo, propósito e apoio a outras mulheres

Rosana Alves de Almeida viu no trabalho com enxovais uma oportunidade de negócios
Por Leidiana Batista, de Anápolis
ASN GO
Compartilhe
A empreendedora Rosana lidera a Roenxoal (Foto Divulgação)

A trajetória de Rosana Alves de Almeida poderia ser apenas mais uma história de demissão e recomeço. Mas ela escolheu transformar a dor em propósito. Depois de 14 anos trabalhando em indústrias de Anápolis, no centro-leste do estado, atuando como técnica de segurança do trabalho, ela decidiu que não queria mais viver sob pressão. Foi aí que trabalhar com enxovais, antes apenas uma renda extra, tornou-se oportunidade de negócio.

Com a saída definitiva da indústria, no fim de 2023, nasceu a vontade de empreender de fato. E foi no Sebrae que Rosana encontrou o suporte para formalizar a Roenxoval. “O Sebrae me ajudou a abrir o CNPJ, entender melhor sobre precificação e gestão. Aprendi, por exemplo, que não preciso competir apenas com descontos, mas com valor agregado e atendimento de qualidade”, conta.

A formalização trouxe organização e novas perspectivas. Ela passou a comprar direto de fornecedores, estruturou um espaço físico em casa e ampliou o mix de produtos: roupas de cama, mesa, banho, pijamas e até aromatizadores fazem parte do portfólio. Hoje, a Roenxoval já representa sua principal fonte de renda e vem apresentando crescimento constante. “Conquistei clientes fiéis porque não vendo só o produto, entro na casa, ajudo a organizar, sugerir combinações. Muitas vezes viro confidente”, explica.

Sebrae Delas

O apoio do Programa Sebrae Delas também tem sido fundamental. A iniciativa tem ajudado Rosana a alinhar planejamento, metas de faturamento e qualidade de vida. “Na Jornada Delas aprendi a conciliar melhor o meu tempo. Hoje, mesmo trabalhando em finais de semana, tenho liberdade, autonomia e leveza. O negócio me dá satisfação e paz”, revela.

Mas a história não para no enxoval. Estudando técnicas de mesa posta, idealizou o projeto Mesa Posta para a Cura, lançado em agosto de 2024. A proposta é mostrar que a mesa vai além da estética. “Trata-se de um espaço de reconexão familiar e autocuidado”, diz. Com apoio de uma nutricionista e uma psicanalista, as oficinas abordam três pilares: gestão de tempo à mesa, alimentação saudável e a importância da mesa posta como elo familiar e sua origem.

“Às vezes as pessoas dizem que não têm tempo ou acham frescura. Mas a mesa posta não é só decoração, é alicerce da família. É onde a conexão acontece. Falamos tanto de networking, mas esquecemos de nos conectar com quem está dentro da nossa casa”, alerta. “Não é necessário ter luxo, se você tem um prato, talheres e um copo, já pode criar esse momento de união”, completa.

O trabalho também questiona a pressa da vida moderna e a ausência da mesa como espaço central das casas. “Hoje as construções muitas vezes já vêm com cozinhas pequenas e balcões, sem espaço para uma mesa. As famílias comem em pé ou em frente à TV. Estamos perdendo algo essencial, que é a convivência. Nosso projeto é um convite à reconexão”, diz.

Rosana produz peças artesanais em tecido e valoriza o trabalho feito à mão como terapia e diferencial. Mais que vender lençóis ou guardanapos, há a entrega do propósito de chamar a atenção para a qualidade de vida dentro de casa. “Acredito que fui chamada para isso, ajudar mulheres a cuidarem de si, do lar e da família. Quando a mesa se torna espaço de amor e diálogo, a cura acontece”, conclui.

SERVIÇO
Roenxoval
Instagram: @roenxovalmesaposta

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Anápolis
  • empreendedorismo feminino
  • Regional Centro-Leste
  • Sebrae Delas