A 3ª Feira de Agronegócio de Iporá, no Oeste Goiano, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira, (21), com a expectativa de crescimento de vendas dos expositores em relação ao mesmo período do ano passado. Realizada paralela à 38ª Exposição de Iporá, os participantes do evento acreditam que este ano as vendas devem aumentar em torno de 30% em relação a 2024.

André Barros esteve presente em 2024 e garante que este ano, antes mesmo de abrir oficialmente a feira, já tinha vendido dois produtos que ofertou. “Ainda é o primeiro dia, mas pelo que estamos vendo nossa expectativa é de um crescimento de 30% nas vendas”, comemorou.
Barros, que atua com agroengenharia, é um dos 14 pequenos empreendedores aos quais o Sebrae deu suporte para estarem presentes no evento. Ele destaca a importância dessa parceria. “O Sebrae auxilia principalmente na questão financeira aqui na feira. Se não fosse essa parceria eu não teria como expor meu produto. Então, a parceria com o Sebrae nesse quesito foi espetacular. E o atendimento e o suporte que a instituição nos dá no dia a dia também são significativos para a gente e fazem toda a diferença”, ressaltou.

Posicionamento parecido ao do pecuarista Gilberto Parron, proprietário da Fazenda Santa Edwirges. O produtor de gado Nelore aborda a importância de participar de exposições para divulgar a genética de alta qualidade de seus animais e atrair novos clientes. Parron menciona que a exposição anterior foi um sucesso, e que diferente do ano passado, em que a procura era por bezerros, em 2025 os produtores estão à procura por animais prontos para o trabalho. “Participar desses eventos é muito importante na divulgação e marketing do meu trabalho, e o apoio do Sebrae para estarmos aqui foi primordial. Sem essa ajuda, não conseguiria vir. O Sebrae ajuda a viabilizar custos em um momento de dificuldades no setor agropecuário, com custos altos e preços de produtos baixos. Eu espero um aumento de 25% no número de clientes este ano, em relação a 2024”, finalizou.
Já Wendel Cruvinel de Sousa, sócio proprietário da Bioeng, participa pelo primeiro ano da feira e acredita que a iniciativa vai ser importante para atrair mais clientes. “O evento é uma oportunidade para que mais pessoas conheçam o nosso trabalho. Nossa expectativa é prospectar mais potenciais futuros clientes, e se não fosse a suporte que o Sebrae nos deu, isso não seria possível”, disse.
Além do suporte para os empresários, o Sebrae também está presente no evento com o consultor Vinicius Vilela para tirar dúvidas dos produtores na área de desenvolvimento setorial e gestão de agronegócio.

Abertura
O dia 21/07 foi marcado com a abertura da 3ª edição da Feira de Agronegócio, que ocorre junto com a 38ª Exposição de Iporá, que seguirão até sábado (26).

E se a expectativa dos expositores são as melhores possíveis, o sentimento de bons negócios também acompanha os organizadores e parceiros do evento que destacam que esse tipo de inciativa é um estimulo para os produtores se conectarem com pessoas da área e fazerem bons negócios.
O presidente do Sindicato Rural de Iporá, Iron Campos Filho, destacou que a festa deste ano combina experiência, equipe com anos de atuação no sindicato, inovação e participação de jovens. “A Feira de Agronegócios se consolida como importante para a região. O rodeio e os shows trazem o melhor do Brasil. Nossa segurança foi reforçada com câmeras de reconhecimento facial e parcerias com as policias militar e civil. E o Sebrae é um parceiro rural de longa data e tem valorizado as empresas locais de todos os portes com o seu suporte. Nossa expectativa é receber mais de 100 mil pessoas durante a festa”, afirmou.

A analista do Sebrae Goiás Marcicléia Rocha agradeceu aos presentes e às parcerias. “Agradeço à prefeitura de Iporá, representada aqui pelo vice-prefeito Léo Contador, pela renovação do convênio da Sala do Empreendedor. Parabenizo os organizadores do evento pelo tamanho da festa. Estamos desde a primeira Feira de Agronegócio e conseguimos dar suporte a seis pequenos empreendedores e hoje, três anos depois, já temos 14 empresas com o apoio do Sebrae. Gostaria de destacar também que durante a semana haverá um consultor para tirar dúvidas dos produtores. No mais, coloco o Sebrae à disposição de todos”, disse.
O vice-presidente da Faeg, Ailton Vilela, participou da solenidade de abertura e parabenizou a todos os envolvidos no evento destacando a importância da feira de Iporá. Importância também apontada pelo superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges. “O Sindicato Rural está fazendo um importante trabalho para a cidade. Inclusive trouxemos a carreta do Senar para a exposição por sabermos da importância da região. Iporá é tão forte que estamos construindo um espaço do Senar, orçado em mais de R$ 5 milhões, para atender os produtores. Somente 12 cidades dos 246 municípios do estado receberam uma obra como essa”, disse.

O vice-prefeito Leonardo Araújo, conhecido por Leo contador, destacou que a festa gira o comércio e o turismo local. “No modo geral, é muito positivo para nós todos. E o Sebrae está sempre presente na cidade. Ele é um braço direito da gestão municipal, tanto para a geração de emprego quanto para a capacitação da população. Acho que isso é o que faz a diferença para nós”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

