ASN GO
Compartilhe

População da cidade de Bela Vista de Goiás ganha Sala do Empreendedor

Em parceria entre o Sebrae Goiás e a prefeitura do município, estrutura foi inaugurada para oferecer serviços aos empreendedores
Por Izabela Carvalho, de Bela Vista
ASN GO
Compartilhe
Espaço apoia empreendedores e está situado no prédio do Centro de Desenvolvimento Econômico (Fotos Divino Batista)

A Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, em parceria com a Prefeitura de Bela Vista, inaugurou na manhã desta quinta-feira (4) a Sala do Empreendedor, um espaço exclusivo para apoio aos empreendedores que está situado no prédio do Centro de Desenvolvimento Econômico (CDE). “As pessoas que nos preocupam vão ter todo apoio dos técnicos da prefeitura e do Sebrae para que a gente possa realmente direcionar essas pessoas e facilitar a vida de cada uma delas”, destacou o prefeito Eurípedes do Carmo.

O chefe do Executivo municipal ressaltou ainda a satisfação da parceria com o Sebrae. “A gente sabe que ele tem realmente nos dado um apoio importante e essa parceria vai facilitar a vida dos nossos empreendedores, principalmente o pequeno e microempreendedor que é o que encontra mais dificuldade nesse momento de iniciar os seus investimentos no seu empreendimento”, afirmou.

O prefeito Eurípedes do Carmo, de Bela Vista

A analista do Sebrae Cinely Carlotto, avalia que a Sala do Empreendedor em Bela Vista de Goiás ganhou uma dimensão muito grande em 2025, porque ampliou o seu campo de atuação. “Hoje, tem parcerias com Ação Social, secretarias da Mulher e da Agricultura, além de áreas como compras e licitações da Prefeitura”, detalhou.

Para a analista, a permeabilidade da Sala do Empreendedor dentro do município amplia toda a influência do empreendedorismo nessas outras secretarias. “Isso favorece muito para que novos negócios sejam atraídos para o município, porque ele passa a ter uma estrutura de gestão muito adequada para atendimento desses empreendedores”, explicou.

Cinely Carlotto, analista do Sebrae Goiás

Segundo Cinely, essa é uma dimensão muito maior do que se teve até o momento. “Essa nova gestão tem investido nessas capacitações, interações e consultorias que vão transformar a gestão pública de Bela Vista numa gestão empreendedora, voltada para o empreendedorismo. Isso é muito bom para os empresários e para a economia”, sublinhou.

Com uma economia pujante, Bela Vista de Goiás contabiliza atualmente cerca de 400 Microempreendedores Individuais (MEI) registrados. A Sala do Empreendedor tem desempenhado papel fundamental no apoio a esse público, com orientação, serviços contábeis e suporte para formalização de negócios.

Frederico Machado, secretário de Desenvolvimento Econômico

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Frederico Machado, a estrutura é um braço que o município fornece aos micro e pequenos empreendedores. “Temos uma relação muito próxima, ajudando a manter em dia as contas, a facilitar a operação contábil dessas empresas. O prefeito sempre nos pediu para manter essa proximidade, tanto com quem já empreende quanto com quem quer começar, para que tenham seus dias dentro da prefeitura mais tranquilos”, informou.

Com um número crescente de MEI, só este ano de 2025 já foram abertas mais de 30 novas formalizações, cerca de 10% a mais em relação ao total até então existente. Entre as atividades mais fortes estão a agricultura familiar, o artesanato de produtos feitos em casa, as confecções e negócios originados na zona rural. “Estamos fomentando para que as pessoas legalizem seus negócios, tornando-os mais viáveis e fortalecendo a economia local”, destacou Frederico.

O vice-prefeito de Bela Vista, Sérgio Teixeira

Durante a inauguração da Sala do Empreendedor em Bela Vista de Goiás, o vice-prefeito Sérgio Teixeira destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento dos negócios locais. “Esse é um momento muito importante para Bela Vista. Nós estamos valorizando o empreendedor através da nossa secretaria e o prefeito Eurípedes tem feito várias parcerias. A parceria com o Sebrae é uma delas e tem dado muito resultado. Aqui vai ser um espaço que vai servir para os empresários, para o empreendedor do nosso município, tanto para o poder público quanto para os empresários de Bela Vista de Goiás”, ressaltou.

Saula Aparecida do Carmo, primeira-dama de Bela Vista

A primeira-dama do município, Saula Aparecida do Carmo, também celebrou a conquista e reforçou o convite aos microempreendedores locais para aproveitarem a oportunidade. “É um prazer muito grande ter aqui na nossa região esse apoio ao microempreendedorismo, com o Sebrae. Nós, da Ação Social, estamos muito felizes, porque já temos desempenhado um grande trabalho aqui na cidade com o apoio do Sebrae. Então, eu convido todos os microempreendedores para desfrutarem desse trabalho muito importante, que vai ajudá-los muito a crescer”, afirmou.

Inauguração reuniu dezenas de pessoas

Acesso ao crédito

Luiz Alberto de Sousa Filho, gerente de Rede Credenciada da GoiásFomento, participou da inauguração da Sala do Empreendedor em Bela Vista de Goiás e destacou o compromisso do Governo de Goiás em ampliar o acesso ao crédito para pequenos negócios. “É interesse da GoiásFomento, do Governo do Estado, do nosso governador Ronaldo Caiado e do nosso presidente Rivael firmar parcerias com todas as prefeituras possíveis. Estamos finalizando a renovação da nossa cooperação junto à Bela Vista”, disse.

O gerente explicou que, por intermédio da Sala do Empreendedor, um funcionário municipal vai captar propostas em nome da GoiásFomento. “Assim, o empresariado de Bela Vista terá acesso a todas as linhas de crédito, com o mesmo atendimento que teria em nossa sede, em Goiânia. É a regionalização dos atendimentos da GoiásFomento”, destacou.

Ao falar sobre a parceria com o Sebrae, Luiz Alberto ressaltou a importância do trabalho conjunto para apoiar os empreendedores. “O Sebrae é, historicamente, um grande parceiro da GoiásFomento. Sempre que realizamos algum evento, comunicamos e convidamos o Sebrae e da mesma forma eles nos convidam, como agora, para a inauguração da Sala do Empreendedor. Além disso, geralmente nas salas dos municípios já firmamos parcerias com as prefeituras, concentrando o atendimento no espaço, onde o empreendedor encontra tanto a orientação do Sebrae quanto as nossas linhas de crédito”, explicou.

Público conheceu o novo local e os serviço

Resultados positivos

À frente da Sala do Empreendedor de Bela Vista de Goiás, a agente de desenvolvimento Jessica Ferreira Juiz destaca a satisfação em contribuir para o fortalecimento dos pequenos negócios no município. “Estamos muito felizes em poder atender aos microempreendedores daqui. Hoje, são mais de 1.800 cadastrados e de janeiro até agora já realizamos mais de 680 atendimentos. Antes, muitos tinham dificuldade para buscar esse tipo de apoio no município, seja por falta de acesso, seja por custos com serviços como as declarações, que agora são feitas gratuitamente na Sala do Empreendedor”, explicou.

Segundo Jessica, o espaço vem garantindo um suporte essencial para o crescimento de quem empreende na cidade, inclusive com encaminhamentos para vagas de empregos, que de janeiro até o momento já acumulou 50 pessoas direcionadas. “Recebemos vários feedbacks positivos. Os próprios clientes relatam o quanto a Sala do Empreendedor tem favorecido o trabalho deles, facilitando o dia a dia e fortalecendo os pequenos negócios. Nosso objetivo é continuar oferecendo esse suporte gratuito, ajudando ainda mais no desenvolvimento dos empreendedores locais”, complementou.

Empresária do ramo de confecções, Célia Silvano destaca o apoio que tem recebido da Sala do Empreendedor de Bela Vista de Goiás. “Esta sala tem me ajudado bastante. Sempre que precisei fui muito bem atendida. É uma equipe que trabalha com muito carinho e atenção, sempre disposta a auxiliar, até mesmo em questões que nem sempre são da responsabilidade direta deles. Sou muito grata pelo cuidado e pelo apoio que recebo ali”, afirmou.

Segundo Célia, o suporte tem contribuído para o crescimento do seu negócio, com orientações e oportunidades de aprendizado. “Com certeza tem me ajudado a expandir. Participo das reuniões, recebo orientação e isso faz muita diferença. É um trabalho que incentiva a gente a melhorar e a crescer como empreendedora”, completou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Bela Vista de Goiás
  • Regional Metropolitana
  • Sala do Empreendedor