O encontro estadual Juntos pelo Agro foi realizado nesta segunda-feira (30), no auditório da sede do Sebrae Goiás, para alinhamento e integração entre os profissionais em atuação no projeto. O momento foi marcado por uma palestra voltada à importância do trabalho em equipe, além de apresentar as soluções disponibilizadas pelo Polo Sebrae Agro.
A iniciativa conjunta entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou em 2023 com o propósito de impulsionar o setor e promover o desenvolvimento rural nos estados de Goiás, Bahia, Tocantins e Paraíba.
O encontro contou com a presença do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, do diretor técnico, Marcelo Lessa, e do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Dirceu Borges.
Antônio Carlos reforçou a necessidade de que o trabalho do Juntos pelo Agro seja realizado com foco nos resultados para o produtor. “Temos que pensar no cliente que está lá na ponta, no produtor que estamos atendendo”, salientou.
O superintendente do Sebrae Goiás pontuou ainda que o objetivo é que o programa tenha um formato no qual possa ser aplicado tanto em Goiás quanto em outros Estados, devido à participação do Polo Sebrae Agro no Projeto. “Para que o produtor rural alcance uma verdadeira transformação, Sebrae e Senar atuam em conjunto, unindo a expertise de empreendedorismo do Sebrae à assistência técnica e gerencial oferecida pelo Senar. Essa parceria é essencial para promover o desenvolvimento e a evolução do produtor.”, disse.
Por fim, Antônio Carlos ressaltou que a expectativa é muito grande em relação à junção de esforços entre Sebrae e Senar, “para que esse modelo possa ser muito bem avaliado pelo nosso cliente, e por todos aqueles que dependem do nosso apoio e do nosso suporte”, complementou.
Expectativa e próximos passos
Segundo o superintendente do Senar, a expectativa é de que a aplicação das ferramentas tenha resultados positivos. “Em Goiás, está ocorrendo uma forte integração entre os profissionais das duas instituições. A gente conta com vocês para que possamos ver essa metodologia rodando muito bem aqui”, afirmou.
Dirceu sublinhou ainda que “a gente almeja que os nossos produtores sejam bem atendidos com as nossas ferramentas e nossos programas, e que eles possam evoluir dentro da sua atividade, tanto em gestão quanto em produtividade e em competitividade”, disse.
O superintendente do Senar assinalou ainda que, passada a primeira fase do programa, voltada à cadeia do leite, na segunda etapa serão buscadas outras cadeias produtivas, com a de frutas, café, piscicultura, além da pecuária de uma forma geral.
Metodologia, importância e impacto
Coordenador do Polo Sebrae Agro, responsável por liderar a elaboração da metodologia aplicada ao programa, Douglas Paranahyba Abreu explicou que a iniciativa do Sebrae Nacional e do Senar Central veio de Brasília para quatro estados inicialmente. “Em Goiás, contamos com o Polo Sebrae Agro, um braço operacional do Sebrae Nacional que também atua no desenvolvimento de soluções. Aproveitando essa estrutura, Sebrae e Senar no estado uniram esforços para desenvolver uma metodologia alinhada às diretrizes do programa nacional, fortalecendo o impacto de suas ações no setor agropecuário.”, informou.
Douglas prosseguiu ao ressaltar que foi aproveitada a estrutura já existente das duas instituições para o desenvolvimento de uma metodologia específica para potencializar a sinergia entre Sebrae e Senar no campo.
“A importância desse evento é trazer os técnicos de campo. São eles quem realmente estão em contato com os produtores e são os que fazem acontecer na ponta. Queremos trazê-los aqui para a sede, para a gente discutir o que aconteceu ao longo desse último ano de operação e relembrá-los do objetivo do programa, desse esforço nacional, que é fazer com que Sebrae e Senar trabalhem cada vez mais, juntos lá na ponta, no campo, com o produtor rural”, afirmou.
Segundo Douglas, inicialmente o direcionamento nacional foi para trabalhar com a cadeia produtiva do leite, que está presente na maior parte dos municípios brasileiros. O trabalho, explica, tem grandes desafios e o Polo desenvolveu uma metodologia específica para essa cadeia. Juntos, foram atendidos 400 produtores.
“Agora, nosso objetivo é como a gente pode escalar essa metodologia. No primeiro momento foi testar, identificar pontos de melhoria, pontos de convergência de como Senar e Sebrae podem trabalhar juntos. Agora, a grande questão é como a gente pode multiplicar esse número, atendendo um quantitativo maior de produtores rurais no campo”, arrematou o coordenador do Polo Sebrae Agro.
Florizania Rodrigues de Souza, analista técnica da unidade de Desenvolvimento Regional e gestora do Juntos pelo Agro no Sebrae Goiás, reforçou que o encontro reuniu técnicos que trabalham em todas as cadeias do agronegócio, algo importante tendo em vista a expectativa de ampliação da cobertura. “O objetivo é atender, com essa metodologia, um número maior de produtores rurais ainda em 2024”, disse.
A gestora assinalou ainda que a metodologia de consultoria conjunta consiste em fazer o diagnóstico e o plano de ação estruturado em formato de cronograma para ser colocado no painel de gestão à vista a ser executado pelo produtor e pelo técnico de campo. O programa terá um acompanhamento superior a 12 meses. “A expectativa é aumentar o engajamento. Já estamos com resultados bastante positivos”, afirmou.
Guilherme Bizinoto, gerente de Assistência Técnica Gerencial do Senar Goiás, também salientou a importância do trabalho desenvolvido de forma conjunta, pelas duas instituições. “Elas possuem muita referência no agronegócio. Ambas já realizam seu trabalho diariamente com os produtores rurais”, assinalou.
Guilherme explicou que os consultores do Sebrae entraram nas fazendas com os técnicos de campo do Senar para ajudar na elaboração do planejamento estratégico, “aproveitando a expertise dos consultores do Sebrae, sempre com o objetivo de aprimorar e melhorar os resultados da assistência técnica gerencial do Senar”, sublinhou.
Trabalho em equipe
Cejana de Siqueira, em sua palestra, abordou o tema “Trabalho em equipe, transforme talentos em resultados”. O objetivo da fala foi despertar os participantes para o trabalho desenvolvido por esses profissionais muito competentes que tem uma longa trajetória dentro do agro.
“Eles estão em um projeto à frente do cliente e precisam trabalhar em equipe. É um despertar no sentido de olhar como pessoas tão talentosas conseguem isso em um momento em que a gente precisa de resultados”, afirmou.
Para trazer a reflexão dos participantes do encontro, Cejana apresentou a diferença entre o ser humano e o animal. “O animal sempre nasce igual e faz o mesmo. Já o humano tem a criatividade e o interesse por querer sempre mais, e para isso se organizar para trabalhar em equipe”, disse.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn