ASN GO
Compartilhe

Programa de Encadeamento Produtivo em parceria com a InterCement vai fortalecer pequenos negócios em Cezarina

Iniciativa do Sebrae junto a fornecedores locais busca promover o desenvolvimento sustentável das pequenas empresas
Por Izabela Carvalho, de Cezarina
ASN GO
Compartilhe
Lançamento do Programa de Encadeamento Produtivo, promovido pelo Sebrae Goiás e InterCement, na unidade de Cezarina (Fotos Edmar Wellington)

O Sebrae Goiás, em parceria com a InterCement, lançou nesta quinta-feira (05) o Programa de Encadeamento Produtivo na unidade da indústria de Cezarina. O objetivo é possibilitar o desenvolvimento das pequenas empresas com foco na sua sustentabilidade econômica e financeira, com consultoria, treinamento e acompanhamento do Sebrae.

Por meio do programa, 30 pequenos negócios do município e em um raio de até 100 km serão preparados para atender às demandas da Intercement. Em sua vertente social, o programa contemplará ainda outros 10 microempresários.

Marcelo Moura, gerente da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, destacou a importância do Programa de Encadeamento Produtivo para o crescimento e sustentabilidade dos pequenos negócios locais

Segundo o gerente da Regional Metropolitana, Marcelo Moura, a instituição tem também esse papel de alcançar os pequenos negócios por meio da grande empresa, que não faz parte do escopo do Sebrae. Neste caso, a contrapartida é que as empresas que estão em volta de um grande negócio, fornecedores de insumos e serviços, são de pequeno porte, e o Sebrae, nesse caso específico com a Intercement, vai trabalhar a cadeia de fornecedores da planta de Cezarina, ajudando esses pequenos negócios a desenvolverem na parte de gestão.

Ronaldo Landim, gerente sênior de Suprimentos da InterCement Brasil, ressaltou o impacto positivo do programa na organização do mercado local e na sustentabilidade das empresas

Já Ronaldo Landim, gerente sênior de Suprimentos da InterCement Brasil, salienta que o intuito do programa é ajudar o mercado local a se organizar, o que, na opinião dele, representa a sustentação das empresas em uma base sólida. “Isso ajuda muito na gestão e fará toda diferença”, assinalou.

“Esse programa é muito importante para a Intercement, principalmente, pela capacidade do micro e pequeno empresários, de atender às nossas demandas. O trabalho junto com o Sebrae vem fortalecer essa cadeia e desenvolver a economia local que é um dos pilares que a empresa busca junto com seus parceiros, um crescimento sustentável, de longo prazo”, sublinha.

Renata Lopes, analista da Regional Metropolitana e gestora regional do programa, explicou as etapas e o impacto na capacitação e desenvolvimento das pequenas empresas locais

A analista da Regional Metropolitana e gestora regional do programa, Renata Lopes, informou que o prazo é de até 18 meses para executar todo o cronograma, em que cada empresa obterá soluções específicas conforme suas necessidades. “O atendimento é personalizado. Por isso, se for identificado que a empresa precisa de um consultor financeiro, a gente contratará mais horas nessa área específica”, explicou.

Para tanto, cada empresa poderá contar com um consultor padrinho para o atendimento e identificação das necessidades. Além dos atendimentos, no período de vigência do programa serão realizadas palestras, oficinas e, por fim, será realizado um encontro de negócios.

Filipe Honorato, consultor do Sebrae Nacional e mestre em engenharia, destacou a importância do encadeamento produtivo

Filipe Honorato, consultor do Sebrae Nacional e mestre em engenharia, assinala que o encadeamento produtivo é uma grande oportunidade para a empresa aprender com base em soluções já executadas, numa metodologia, muito bem direcionada e que permita um diálogo e não apenas uma resposta para um determinado problema.

“O consultor padrinho vai todos os meses à empresa. É a oportunidade que o empreendedor tem de dialogar sobre seu negócio”, detalhou. Segundo ele, não é feito apenas o acompanhamento dos indicadores, mas de todo o desempenho do negócio ao longo de 18 meses. “Isso, no caso de um programa como esse com a InterCement, é um diferencial muito grande”, ressaltou.

Júlio César Maciel, consultor padrinho, abordou a agenda do Programa de Encadeamento Produtivo e a importância da consultoria personalizada.

Por fim, o consultor padrinho Júlio César Maciel abordou a agenda do programa, com a realização de seminário de lançamento, diagnóstico personalizado para cada uma das empresas integrantes do encadeamento produtivo, além da consultoria de gestão de indicadores e de controle e melhoria de processos. Por fim, será promovido um encontro de negócios.

Processos

Ao início da visita, Rômulo Barbieri, gerente de Processo e Qualidade da InterCement, foi o responsável pela integração do grupo. Na oportunidade, apresentou a empresa, com foco nos processos de segurança, por se tratar de uma unidade de riscos altos. “São diversos procedimentos voltados à segurança”, assinala. Além disso, ressaltou sobre a cultura da empresa que acredita na importância da diversidade para concretização de parcerias sustentáveis.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Cezarina
  • Goiás
  • Intercement
  • Programa Encadeamento Produtivo
  • Regional Metropolitana
  • Sebrae