ASN GO Atualização
Compartilhe

Projeto Desapega leva esperança para mulheres em situação de vulnerabilidade por meio da moda circular

Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) em parceria com o Conselho Estadual da Mulher (Conem) e o Sebrae Goiás vão oferecer oportunidade de geração de renda.
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Com o programa, as mulheres poderão ser empreendedoras e terão suporte do Sebrae, Seds e Conem (Fotos Wagnas Cabral-Seds e Edmar Wellington)

A moda se torna cada vez mais um instrumento de transformação social. Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), o Sebrae e o Conselho Estadual de Mulheres (Conem) lançam o projeto “Desapega”, que propõe capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade social a montar o próprio brechó. A moda passa a ser um sinônimo de esperança, já que promove uma geração de renda para essas mulheres. Além disso, o Desapega valoriza a moda circular sustentável, um conceito que ganha força mundial.

O Sebrae Goiás vai participar com a capacitação dessas mulheres com o curso “Aprender a Empreender Social”, uma trilha de conhecimento que vai mostrar o passo-a-passo de como empreender, quais as etapas, precificação, negociação, técnicas de vendas. A instituição também vai ministrar para o grupo uma palestra sobre Gestão Financeira, tanto pessoal quanto do negócio. “Nosso objetivo é fornecer o conhecimento necessário para que essas mulheres possam administrar os seus brechós e que, por meio desse aprendizado, consigam transformar roupas usadas em novas oportunidades”, explica a gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira.

A gestora estadual de Moda do Sebrae Goiás, Thaís Oliveira

A população de Goiânia pode colaborar com a doação de roupas em bom estado de conservação nos postos de coleta: no Conselho Estadual da Mulher (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 332 – St. Central) e nos Comitês Permanentes para Questões da Mulher (localizados em todos os órgãos governamentais), até dia 20 de novembro. Já no dia 24, 21 mulheres escolhidas pela Seds que fazem parte dos programas Mães de Goiás (mães de crianças de até sete anos) e Goiás por Elas (mulheres com medidas protetivas) vão participar do Encontro de Brechós, que acontece uma vez por mês em Goiânia.

A presidente do Conselho Estadual da Mulher (Conem), Rosi Guimarães, disse que esse programa é piloto e que aos poucos o número de vagas poderá aumentar e ser levado para outros municípios. “Nesse momento estamos em teste, mas, se depender do entusiasmo da equipe e das participantes, esse projeto tem tudo para dar certo. Porém, precisamos das doações de roupas da população em geral”, ressaltou. As mulheres vão receber um crédito social para viabilizar a própria empresa e ainda uma mala de roupas usadas para comercialização.

No dia 24, o Encontro de Brechós de Goiânia acontece no Estádio Olímpico, no hall de entrada. Para Rosi, será um momento especial de visibilidade para o trabalho desenvolvido por todas. Segundo a superintendente, tornar-se uma empreendedora de moda circular traz esperança de qualidade de vida para mulheres que, muitas vezes, enfrentam dificuldades severas. Isso, segundo a presidente, fortalece a autoestima, promove a independência econômica e mostra que a moda pode ser uma forma de sustento e uma aliada na luta contra a desigualdade social.

A presidente do Conem, Rosi Guimarães

A expectativa da gestora de Moda do Sebrae Goiás é que essa primeira turma seja um sucesso e que o projeto se estenda não necessariamente só para mulheres. “Pensando na lógica do plural e não só do empreendedorismo feminino, quem sabe o projeto se estenda também para diversos outros grupos em situação de vulnerabilidade que desejam trabalhar com brechós. Dessa forma poderemos promover a inclusão sócio produtiva e geração de renda com o empreendedorismo”, avalia.

Sobre a moda circular – Além dos benefícios ambientais, a moda circular também impulsiona um novo modelo de consumo, que valoriza a qualidade sobre a quantidade. Ao incentivar a compra de peças mais duráveis e a reparação de roupas, essa prática contribui para a geração de empregos e o fortalecimento da economia local, além de promover a inclusão social por meio de iniciativas de doação e troca de roupas.

SERVIÇO:

Doação de roupas usadas em bom estado de conservação: até dia 20 de novembro, no Conselho Estadual da Mulher (Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 332 – St. Central) e nos Comitês Permanentes para Questões da Mulher (localizado em todos os órgãos governamentais)

Encontro de Brechós:

Data: dia 24 de novembro

Local: Hall do Estádio Olímpico

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • empreendedorismo feminino
  • moda