ASN GO
Compartilhe

Projetos de professoras goianas são finalistas nacionais no Prêmio Educador Transformador

O anúncio dos projetos considerados mais transformadores do país nesta edição será feito em cerimônia nesta quarta-feira (24), no Expo Center Norte, em São Paulo
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
No Congresso Bett Brasil, vencedores serão anunciados, e Goiás tem duas educadoras concorrendo (Foto Divulgação)

Dois projetos de Goiás estão na final do Prêmio Educador Transformador, promovido pelo Sebrae, Instituto Significare e Bett Brasil. A cerimônia que vai anunciar os ganhadores nacionais acontecerá em São Paulo nesta quarta-feira (24), durante o Congresso Bett Brasil 2024, e as professoras Flaviana Bárbara de Souza Machado, de Silvânia, e Wanessa Ranielle Rodrigues Trajano Costa, de Aparecida de Goiânia, concorrem respectivamente com os projetos “Meu Corpo é Tesouro!”, na categoria Educação Infantil e “Meliponicultura na Escola: Protegendo as Polinizadoras e o Meio Ambiente”, na categoria Educação Fundamental – Anos Iniciais.

As educadoras fazem parte de um grupo seleto de 35 finalistas de todas as regiões do Brasil nas categorias Educação Infantil; Ensino Fundamental – Anos Iniciais; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação Profissional; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Superior. Essa é a segunda edição do prêmio que dá destaque a projetos educacionais que trabalham o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes empreendedoras. O objetivo é que os projetos estimulem a transformação do conhecimento e a experiência em resultados para os alunos, equipe pedagógica e comunidade. Goiás teve 160 projetos inscritos de todas as regiões do estado.

A professora Flaviana Barbara de Souza Machado, da Escola Aprendizado Marista Padre Lancísio, de Silvânia, foi uma das finalistas nacionais ano passado e concorre novamente nesta edição. Ela explica que o projeto “Meu Corpo é Tesouro!” visa a conscientização e principalmente a prevenção ao abuso sexual de crianças.

“Neste projeto trabalhamos os cuidados com o próprio corpo, respeito com o corpo dos colegas, onde pode tocar, onde não pode. Criamos o jogo lúdico ‘Semáforo do Toque’, em que os estudantes compreenderam as partes do corpo com as quais precisam ter cuidado”, esclareceu. Para a educadora, o objetivo foi alcançado, pois as crianças estavam conscientes sobre o cuidado com o corpo e a prevenção ao abuso sexual, tanto que as famílias trouxeram devolutiva muito positiva do aprendizado dos alunos.

Já o projeto “Meliponicultura na Escola: Protegendo as Polinizadoras e o Meio Ambiente” teve como proposta promover a conscientização sobre a importância das abelhas nativas sem ferrão e seu papel fundamental no ecossistema, a educação ambiental e a sustentabilidade (renda) por meio da meliponicultora, em uma união de esforços, aprendizados e conhecimento da equipe pedagógica, alunos e comunidade local.

Para a gerente da Unidade de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae Goiás, Camila Moreira, a Educação Empreendedora nas escolas tem fundamental importância no estímulo ao empreendedorismo e na base de conhecimentos das características empreendedoras que são tão importantes na formação do profissional do futuro.

“A atuação do Sebrae Goiás nas escolas tem cada vez mais capilaridade e as metas a cada ano são superadas em grande escala. O Prêmio Educador Transformador estimula os professores a apresentarem seus trabalhos na temática empreendedora nas escolas e assim engajar cada vez mais os alunos, buscando unir prática e teoria sedimentando o conhecimento empreendedor”, ressalta Camila.

Etapa Regional

Além das primeiras colocações nas categorias Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais (que concorrem à premiação nacional), Goiás também teve vencedores em segundo e terceiros lugares na Etapa Regional. Seguem abaixo a relação e a colocação dos projetos na competição:

  • Educação Profissional – 3° Lugar: Adotando um Micro-organismo: Uma Interação com a Tecnologia (Goiatuba – GO)
  • Educação de Jovens e Adultos – 2° Lugar: Saúde Mental: Contribuições Sustentáveis das Nossas Ervas do Cerrado (Caldas Novas – GO)
  • Educação Superior – 2° Lugar: Hackathon de Arquitetura e Urbanismo (Goiânia – GO)

Sobre a premiação

Os 35 vencedores regionais receberam como premiação um pacote completo de participação no Congresso Bett Brasil 2024 (incluindo ingresso para quatro dias de congresso, passagens aéreas, hospedagem, alimentação e traslados), certificado de destaque regional e selo digital. Já os sete ganhadores nacionais terão como prêmio uma participação em uma missão técnica nacional, um notebook, certificado de vencedor nacional e um troféu.

Mais informações sobre o Prêmio Educador Transformador: https://educadortransformador.com.br/

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 9887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Bett Brasil
  • educador
  • Educador Transformador
  • ensino
  • Goiás
  • prêmio
  • transformador