
A Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, com sede em Aparecida de Goiânia, lançou nesta segunda-feira (2) a Jornada de Desenvolvimento de Salões de Beleza e Barbearias. A iniciativa visa atender as empresas do ramo instaladas no município, com meta de acréscimo de 15% no faturamento. Dentro desse modelo, com foco em clínicas de odontologia, fisioterapia e spa, nesta terça-feira (3) acontecerá o lançamento da Jornada de Saúde, Beleza e Bem-estar.
Durante o evento, a consultora do Sebrae Angelita Bento, que atua nas áreas de Desenvolvimento de Pessoas, Associativismo, Educação Empreendedora e Marketing e Vendas, destacou a importância da própria marca do empreendedor como empresa. “O foco é abordar o marketing pessoal dos empresários, como o representante. Inicialmente, as pessoas precisam ter a sua própria imagem para, a partir dela, construir a imagem da empresa”, definiu.
A analista da Regional Metropolitana do Sebrae Lúcia Amélia Queiroz detalhou que a jornada vai trabalhar, a princípio, salões de beleza, barbearia, estúdios de sobrancelha e maquiagem. “O objetivo é ampliar a competitividade dos salões de beleza e desses outros negócios, com foco no desenvolvimento da gestão dessas empresas, além da produtividade, inovação, considerando a especificidade de cada empresa e as preparando para permanência e expansão no mercado”, disse.
Lúcia explicou ainda que a jornada vai de junho a novembro e tem atividades em conjunto, porém as consultorias serão individuais. “A especificidade de cada empresa vai ser levada em consideração. A ideia é que a gente trabalhe dentro de gestão, temas como finanças, transformação digital, inovação, marketing e vendas”, informou.
Segundo a analista, no início da jornada é realizado um diagnóstico no qual é identificado o que de fato essas empresas precisam. “Vamos trabalhar com essas empresas e no final a gente faz um novo diagnóstico. Teremos o acompanhamento de uma consultora mensalmente nessas empresas”, concluiu.
Maria de Fátima Dias Soares, que tem um salão no Jardim Luz, contou que há muitos anos começou a trabalhar em salão. No início, servia cafezinho e começou a aprender o trabalho, se aperfeiçoando com o tempo. “Eu sempre fui apaixonada por essa área e comecei a fazer unha, depois, a lavar o cabelo. Eu fiquei muitos anos lá na rua [foram 21], depois que eu saí, eu montei o meu [salão] e mudei para Aparecida”, explicou.
Com o nascimento da filha, o marido construiu uma sala comercial no local onde moram. “Foi muito bom, porque já tinha algumas clientes que vinham do Cruzeiro do Sul para se arrumarem comigo”, contou. Nesse período, ela procurou o Sebrae, onde recebeu orientação, em 2010, para abrir o MEI e fazer as contribuições. Agora, Maria de Fátima quer aprender mais como gerir a empresa e ampliar o faturamento.
Acompanhamento
O acompanhamento das empresas, durante o período da jornada, será realizado pela consultora do Sebrae em Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico e Empreendedorismo, Cejana Siqueira, que, de forma presencial, nas consultorias, vai entender um pouco da realidade do dia a dia da organização. “Vamos fazer o diagnóstico inicial, que é para entender onde a pessoa está, como se fosse um GPS. A partir daí, é possível definir onde estou e onde quero chegar. Esse acompanhamento é como se fosse uma linha, um entrelace que vai fazer dentro das metodologias que vamos abordar”, pontuou.
A partir desse trabalho, Cejana explica que o empreendedor tem condições de estruturar a empresa, e ver a perspectiva futura. “A minha consultoria é bem singular, porque ela vai alinhar o que é a realidade da pessoa frente a todas essas metodologias. No final, a gente faz um diagnóstico, mostrando, estava aqui no ‘GPS’ e onde conseguiu chegar, além de deixar o norte para a pessoa continuar”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn