ASN GO
Compartilhe

Sabores e aventuras da Rota dos Pireneus são divulgados no Rio de Janeiro

Sebrae mostra em uma das maiores feiras de turismo do país, a Abav Expo, os deliciosos roteiros de queijos e vinhos de Goiás
Por Flávio Araújo, do Rio de Janeiro
ASN GO
Compartilhe
Goiás esteve presente com um estande mostrando as melhores atrações do estado (Foto Divulgação)

Você se surpreenderia se o convidassem para um roteiro de queijos e vinhos em Goiás? E se lhe contassem que neste roteiro turístico gastronômico, cultural e de natureza as iguarias são produzidas nas três cidades do Planalto Central do Brasil: Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho do Goiás? Pois foi exatamente isso que o Sebrae Goiás fez nesta sexta-feira (29) no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento de apresentação da Rota dos Pireneus fez parte dos três dias de encontro da 50ª Abav Expo, da Associação Brasileira de Agências de Viagem, que aconteceu no Rio.

“A Rota dos Pireneus se posiciona hoje como uma novidade de destaque no mercado turístico brasileiro. É preciso conhecer as muitas belezas do país que vão além dos destinos clássicos, como o Rio de Janeiro ou Foz do Iguaçu. É uma experiência incrível para quem ama a natureza, a variedade cultural da nossa população e um roteiro gastronômico inesquecível”, disse a analista Priscila Vilarinho, gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, ao apresentar a rota.

Lançada há pouco mais de um ano, a Rota dos Pireneus só cresce. Já são 13 empresas envolvidas no projeto que propicia conhecer a produção dos queijos artesanais e vinhos de uvas europeias adaptadas à região do Cerrado, e até sabores inovadores como vinhos de jabuticaba.

Adriana Carvalho e Priscila Vilarinho divulgaram a Rota dos Pireneus na Abav Expo (Foto Flávio Araújo)

Dona da Fazenda Calliandra, uma das parceiras do roteiro, Adriana Carvalho ressaltou a importância do turismo para a região. “Na verdade, muitos empreendedores já atuavam no setor gastronômico, mas quando, com o apoio do Sebrae, reunimos essas iniciativas na Rota dos Pireneus, além do fruto do seu trabalho, esses produtores faturam ao vender a experiência que o turista vive. Neste círculo virtuoso, todos ganham, e o produtor também amplia suas vendas de produtos”, explicou Adriana, que produz vinhos, sucos e oferece uvas in natura, além de almoços harmonizados e outras atrações para o visitante.

Um dos primeiros a conhecer a Rota dos Pireneus, o influenciador digital Thiago Paes relatou a sensação. “Foi a minha primeira vez em Goiás e fiquei encantado com a diversidade cultural, com lugares tão estruturados, com tanto a oferecer. Foi emocionante”, disse Thiago, que comanda na internet e no canal Travel Box Brasil o programa “Paes Pelo Mundo”.

Três dias de encontro

A Abav Expo aconteceu no Riocentro nos dias 27, 28 e 29. Foram cerca de 40 mil visitantes, com 1,5 mil expositores e 50 operadoras internacionais de turismo. No encontro no Hotel Windsor, o Sebrae Nacional apresentou roteiros de mais cinco estados aos convidados: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pará.

“Precisamos valorizar o agente de viagem, pois ele é a ferramenta que traz a valorização para aquelas pessoas que vivem da economia do turismo. A transformação de regiões antes isoladas, feita através do potencial turístico chega a emocionar quem vê de perto. É incrível como a vida das pessoas muda para melhor”, pontuou Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae Nacional.

Quilombo Kalunga

Priscila também lembrou que a transformação da realidade de uma comunidade através do turismo pode ser comprovada no Patrimônio Cultural Kalunga, o maior do país em extensão (230 mil hectares) onde vivem cerca de 4 mil quilombolas. Ocupando áreas nos municípios de Monte Alegre de Goiás, Cavalcante e Teresina de Goiás, o local foi reconhecido pela ONU (2021) como o primeiro Território e Área Conservada por Comunidades Indígenas e Locais (Ticca) do Brasil. Atualmente, os moradores recebem visitantes com roteiros históricos, culturais e destaque para a gastronomia no fogão a lenha. “Eles só compram óleo, sal e açúcar. Todo o resto é produzido por eles, e a comida é incrível em sabor e qualidade. São cerca de 500 guias na região que contam sobre os costumes dos antepassados, as lendas e lutas. Há hospedagens e restaurantes também”, enumerou Priscila Vilarinho.

Conheça as ações do Sebrae Goiás em prol do turismo clicando aqui>

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Abav Expo
  • Kalunga
  • Rio de Janeiro
  • Rota dos Pireneus
  • Turismo
  • viagens