
A união de esforços que transformou a Rota dos Pireneus em um dos destinos turísticos mais promissores de Goiás marcou o encerramento das atividades de 2025, em evento promovido pela Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás em Cocalzinho. Empreendedores e gestores das cidades de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás celebraram avanços e traçaram metas para ampliar a presença no mercado nacional em 2026. O evento realizado na terça-feira, 18 de novembro, na Villa Serra, contou com a presença dos secretários municipais de Turismo das três cidades que fazem parte da Rota dos Pireneus.
O Sebrae vem trabalhando a formatação de um produto turístico qualificado para a região desde 2022, com o apoio da Goiás Turismo, Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa e as prefeituras locais. A Rota dos Pireneus faz referência à serra de mesmo nome, pico com 1.200 metros de altitude localizado dentro de um parque estadual criado em 1987.
Os empreendedores locais produzem queijos e vinhos, oferecem turismo de aventura, enoturismo, turismo rural e de experiências. A natureza da região é um dos principais cartões postais de Goiás, juntamente com manifestações culturais centenárias.
Apoiados pelo Sebrae Goiás, empreendedores da Rota dos Pireneus estiveram presentes ao longo de 2025 nas principais exposições e feiras turísticas do país. Capacitações, encontros e workshops também foram oferecidos ao grupo. Um guia de bolso sobre a região foi lançado, juntamente com a criação de uma associação que reúne os empresários das três cidades que formam a Rota dos Pireneus.
A Associação Rota dos Pireneus é presidida por Clara Gaehwiler, da Queijaria Alpina, de Corumbá de Goiás. Na fala de agradecimento no encerramento das atividades, ela manifestou a importância da consolidação da entidade a partir da união de esforços dos associados.
Atuação em rede e governança
A permanência em rede foi um dos pontos destacados pela gestora estadual de Turismo do Sebrae, Priscila Vilarinho. Ela citou ainda a governança como algo importante para os empresários da Rota dos Pireneus em 2026. “Que eles consigam tracionar a parte de divulgação, permanecer nesse processo de rede e ampliar o espectro e a atuação da rota”, ressaltou.
Priscila lembrou que a Rota dos Pireneus foi o primeiro trabalho de formatação de rotas turísticas do Sebrae Goiás, algo que orgulha a entidade, juntamente com os parceiros que fizeram parte do processo. “E hoje a gente fecha um ciclo em que o Sebrae fez todo um processo de estruturação da rota e de inserção dela no mercado turístico, através de feiras nacionais e internacionais”, ressaltou.
Para a gestora estadual, o enoturismo, presente fortemente na Rota dos Pireneus, é um elemento que também ajudará a formar outras rotas em Goiás. Segundo Priscila, o turismo focado na cultura do vinho agrega também a produção de queijos, o artesanato e a gastronomia regional, algo muito rico e capaz de trazer renda para toda uma região.
O gerente da Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, Sérgio Monturil, avaliou como positivas as ações do projeto mantido com os empreendedores da Rota dos Pireneus. Segundo ele, a cada ano o nível de amadurecimento avança. “Claro que esse grupo tem uma série de desafios. A gente ainda tem que consolidar a rota em nível nacional e, claro, internacionalmente, mas estamos focados nisso, juntamente com o atendimento individual dos empreendedores”, comentou.

Sérgio ressaltou que a “matéria-prima” da região mostra que o futuro da Rota dos Pireneus é auspicioso. “A experiência de receber visitantes para provar comidas típicas, vinhos locais ou visitar parreirais ou vinícolas, isso é algo bastante promissor”. Para 2026, o gerente reafirmou que o Sebrae seguirá apoiando o grupo.
Percepção positiva de empreendedores chega a 90%
Segundo Rita Queiroz, analista do Sebrae Goiás que atua nas cidades que fazem parte da Rota dos Pireneus, uma avaliação final respondida pelos empreendedores de Pirenópolis, Corumbá e Cocalzinho revelou que 11% perceberam aumento dos ganhos com a atuação da rota turística. Ela registrou que não houve queda no faturamento. “Ou seja, o Sebrae de alguma forma contribuiu ou para a permanência daquele negócio ou para aumentá-lo”, disse.
Rita revelou ainda que 80% a 90% dos empreendedores também colocaram no papel a percepção de que fazer parte da Rota dos Pireneus impacta diretamente no negócio deles. “Isso porque eles são mais vistos”, completou. A analista contou que para 2026, existe uma série de feiras nacionais que estão no radar do Sebrae para os integrantes da Rota dos Pireneus, assim como a continuidade de subsídios para consultorias.
Rita disse ainda que a Regional Centro-Leste caminha para identificar e qualificar outros territórios turísticos, como Abadiânia de Goiás, que passou do turismo religioso para a atração de visitantes em virtude do Lago Corumbá 4. “A gente quer fazer um estudo mais aprofundado para identificar as potencialidades do município”.

Secretarias de Turismo trabalham integradas
As gestões municipais que fazem parte da Rota dos Pireneus estão integradas e trabalham em conjunto para a consolidação do projeto. Os titulares da pasta de Turismo deixaram claro esse propósito em comum em suas falas no encontro de encerramento do projeto de 2025.
O secretário de Turismo de Cocalzinho de Goiás, Edimar Bezerra, contou que a cidade vem se planejando, inclusive com a apresentação nos próximos dias da primeira etapa do Plano Municipal de Turismo. De acordo com ele, a preocupação com a rota engloba outros setores da administração, como o setor responsável pela manutenção das estradas de terra que levam às propriedades visitadas pelos turistas. Edimar agradeceu ao Sebrae por ajudar na união dos municípios e pelo apoio constante que resulta em avanços.
A secretária municipal de Turismo de Corumbá de Goiás, Gheovanna Lowrranny, também destacou a importância do setor para sua cidade. Segundo ela, um exemplo é a destinação de recursos, dentro da Lei Orçamentária Anual de 2026, para atender a Rota dos Pireneus. “Corumbá tem crescido e atraído investimentos de fora, o que fortalece a nossa economia”, comentou.
A secretária municipal de Turismo de Pirenópolis, Helga Jaime de Oliveira, afirmou que a Rota dos Pireneus é excepcional e um produto que é cada vez mais lapidado com o apoio do Sebrae. Para a gestora, um dos ganhos do projeto é a união das três secretarias de Turismo com o objetivo de consolidar o destino nacional e internacionalmente.
A consultora Juliana Carvalho, que acompanha a Rota dos Pireneus desde 2022, defendeu esse processo coletivo, que precisa estar em constante evolução, assim como o associativista, que exige mais por precisar de um caixa para avanços. Ela listou mais desafios: formalização, atenção para o individual e coletivo e comunicação integrada.
Juliana também destacou que as oportunidades do grupo passam pelo fortalecer a identidade da marca, parcerias estratégicas e ampliação do mercado, uso de tecnologias, sobretudo mídias sociais, engajamento coletivo e a consolidação da governança.
Vitrine para todo o país
O proprietário da Cocal Eco Trip, Sizernandes Rodrigues, analisou que a Rota dos Pireneus integra as diferentes vertentes turísticas da região e faz com que todos sejam vitrines. Para ele, aquele que pratica o turismo de aventura acaba consumindo a gastronomia local, tem interesse em adquirir artesanatos e pode voltar em outro momento para um roteiro do enoturismo.
Sizernandes tem se preparado para que sua empresa ganhe visibilidade nacional. Atualmente a Cocal Eco Trip está em um processo de certificação no Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura da ABNT. De 6,5 mil empresas que atuam no ramo no país, somente 35 têm esse selo.
O poder das conexões locais
O encerramento do projeto também contou com a palestra “Empreender com Propósito, o poder das conexões locais”, ministrada pela professora e escritora Deusilene Silva de Leão. Segundo ela, a importância dessas conexões é a possibilidade de integração de moradores e empreendedores, distribuição de renda de maneira mais justa e o fortalecimento de redes de cooperação e pertencimento.
A palestrante citou exemplos práticos que os empreendedores podem empregar no dia a dia nas suas conexões. “Façam parcerias com produtores, artesãos, guias comunitários e contadores de histórias. Desenvolvam roteiros colaborativos entre pequenos empreendedores e não abram mão de projetos de turismo regenerativo e de preservação ambiental”, explicou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 98626-6155
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