ASN GO
Compartilhe

Sebrae entrega direcionamentos para Plano Municipal de Turismo de Trindade

Acompanhamento procura manter cidade em dia com a organização e potencialização do segmento
Por Izabela Carvalho, de Trindade
ASN GO
Compartilhe
Sebrae, gestão municipal e trade turístico unidos no acompanhamento do Plano Municipal (Fotos Edmar Wellington)

O Sebrae Goiás entregou os direcionamentos para o Plano Municipal de Turismo de Trindade, na Região Metropolitana em reunião técnica realizada na manhã de terça-feira (30), no auditório do Centro Administrativo.

Para o gerente Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcelo Moura, retornar à cidade para o acompanhamento do Plano, entregue em 2023, é de extreme importância. “À medida em que o plano vai sendo executado, as pessoas podem sair um pouco do eixo das diretrizes, o que é diferente do que está acontecendo em Trindade”, afirmou. Marcelo salientou ainda que a execução do plano no município está em torno de 44%, considerando as 116 diretrizes do turismo estabelecidas. “Esse acompanhamento se faz necessário. Hoje tivemos a estrega de um adendo, denominado Plano Executivo, que reestabelece as diretrizes para consolidar a execução de todo o plano”, explicou.

Marcelo Moura, gerente regional do Sebrae, ressaltou importância dos direcionamentos

A consultora Rejane Pasquali, da Incthus Consultoria em Turismo, explicou que o encontro vem da necessidade de voltar ao município para acompanhar como está a execução do Plano Municipal de Turismo. “Sentimos a necessidade de observar se estão monitorando e como isso está acontecendo”, disse. Rejane explicou que para tanto o Sebrae entrega, além do levantamento, ferramentas para que o município continue a executar o plano e para monitorar as ações. “Hoje fizemos a entrega do Plano Executivo para 2024/25. É um adendo do plano municipal”, informou.

Outro ponto importante destacado pela consultora durante a apresentação foi acerca da possibilidade de uso da inteligência artificial como instrumento para auxiliar na melhoria das ações implementadas pelo município. “Para isso, é importante aprender a usar os comandos certos das necessidades para conseguir os resultados desejados”, assinalou. Segundo Rejane, o plano inicial foi observado e revisitado, no qual foram destacadas 15 ações prioritárias, escolhidas pelo trade e pela governança turística. “A gente desmembrou um pouco mais essas ações para poderem ser executadas. Quem é o responsável? Quanto vai custar? Quando vai ser feito?”, exemplificou. O plano entregue ao município durante a reunião é considerado mais detalhado, um pouco mais explicativo de cada ação. “Funciona como um guia, que irá facilitar a continuidade das ações já iniciadas e a implantação daquelas que ainda necessitem ser implementadas”, informou Rejane.

Trindade também recebeu o diagnóstico de maturidade de Destino Turístico Inteligente, que é uma diretriz utilizada hoje pelo Ministério do Turismo e Sebrae. É uma metodologia de planejamento e implementação em municípios turísticos. “A gente fez esse diagnóstico de Trindade, que não diz apenas como a cidade está, mas também traz ações que eles podem fazer para melhorar, como em sustentabilidade, governança, experiência do turista e acessibilidade. Eles vão ter mais esse documento como um orientador para as ações do município”, detalhou a consultora.

A consultora Rejane Pasquali falou sobre os avanços e possibilidades para o segmento

Além disso, uma terceira entrega foi de uma ferramenta de monitoramento, o dashboard. “A gente já a preencheu com eles”, disse a consultora, explicando que ela possibilita ver os percentuais de execução do plano. “Com avaliações trimestral ou semestral, Comtur e gestão municipal podem sentar e olhar para essa ferramenta, que tem dados de percentual e eixos de execução. Ela dá insights do que precisa ser feito”, afirmou.

Por sua vez, o secretário municipal de Turismo e Cultura de Trindade, Warley Lopes, ressaltou a importância da contribuição do Sebrae para a gestão desde o início. “A instituição tem sido nossa motivação, nosso apoio, nossa solidificação, nossa base, para a gente trabalhar a questão do turismo e da cultura”, disse. O chefe da pasta assinalou ainda a importância da contribuição, por meio das ferramentas, para organizar, institucionalizar e melhorar o turismo de Trindade.

Warley afirmou ainda que para a continuidade das ações, é importante que tudo esteja estabelecido e organizado. “O Sebrae traz esse presente. Essa parceria, nos fortalecendo todo o material, todo o subsídio, para que a gente possa dar continuidade a esse trabalho, melhorando nossa cidade, cada vez mais”, complementou.

A reunião contou também com a participação de representante da área da segurança pública, das demais secretarias, CDL, Comtur e igreja católica.

Encontro foi importante para alinhar ações e estratégias

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • plano municipal
  • Regional Metropolitana
  • Trindade
  • Turismo