ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae faz seminário “Acesso ao Crédito” para apoiar empresários da Rota dos Pireneus e Região

Corumbá de Goiás recebe evento de aproximação entre empreendedores e instituições financeiras
Por Leidiana Batista, de Corumbá
ASN GO Atualização
Compartilhe
Evento reuniu empreendedores e representantes de entidades financeiras (Fotos Leidiana Batista e Arquivo Pessoal)

Em uma iniciativa do Sebrae Goiás, o Seminário “Acesso ao Crédito” foi realizado no Teatro Esmeralda, em Corumbá de Goiás, na última segunda-feira (4). O objetivo foi aproximar empreendedores locais de bancos e entidades financeiras. Estiveram presentes representantes da Caixa Econômica Federal, Sicoob e Banco do Brasil, que apresentaram seus portfólios de produtos voltados aos empreendedores e promoveram a educação financeira.

Organizado pela Regional Centro-Leste do Sebrae Goiás, o evento atraiu empresários de Corumbá, Cocalzinho e Pirenópolis, especialmente os da Rota dos Pirineus, uma rota de vinhos, queijos e outros produtos típicos da região. Também aproximou os empresários das instituições financeiras e levou clareza e oportunidades reais de crescimento para o setor produtivo da região dos Pirineus, o que culminou em encontros agendados e em várias parcerias a serem desenhadas.

Segundo Rita Queiroz, analista do Sebrae, o seminário foi uma oportunidade para os empresários terem contato direto com representantes das instituições financeiras e conhecerem as melhores soluções para seus negócios. Ela ressaltou que o Sebrae tem trabalhado para facilitar essa conexão, ao ouvir as necessidades dos empresários e promover o uso consciente do crédito.

Seminário foi oportunidade para aproximar os empresários dessas instituições e apresentar soluções

Tal proximidade com os empreendedores é sentida por Natália Assunção, rosto da Vinícola Assunção, que vê uma oportunidade de expansão para os negócios da família, e que recentemente inaugurou um bistrô na histórica Pirenópolis. Natália conta que as demandas financeiras de um negócio em crescimento a motivaram a buscar mais informações sobre financiamento.

“A gente já está crescendo bastante com a vinícola, e agora, com o bistrô, precisamos de mais apoio para continuar oferecendo qualidade. Esse evento foi fundamental para entender quais são as opções e ter certeza de que estamos no caminho certo com o crédito”, comentou. Natália foi uma das empresárias que conversou com os representantes dos bancos presentes para saber sobre novas linhas de financiamento e oportunidades de parceria para alavancar seus negócios.

Gustavo Toledo, gestor estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás

Programa Conexão Financeira: uma jornada de educação e suporte ao crédito

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação de Gustavo Toledo, gestor estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás. Em sua fala, o gestor abordou os três pilares do programa, fundamentais para capacitar os empresários para o uso consciente do crédito.

O primeiro deles é a Educação Financeira. Gustavo explicou que o primeiro passo para o Sebrae é promover esse tema com os empresários de micro e pequenas empresas. “Não adianta sair pedindo empréstimo sem saber administrar os recursos. Nós orientamos as empresas para entenderem sua real necessidade financeira, evitando contrair dívidas maiores do que conseguem pagar”.

Outra questão abordada por Gustavo é o Ambiente Favorável. Segundo o gestor, o Sebrae trabalha para sua criação, para que o empreendedor tenha acesso facilitado aos serviços financeiros, por meio dos bancos e cooperativas de crédito, agência de fomento e demais atores do ecossistema financeiro no estado. “Queremos garantir que todos, desde o MEI até o pequeno empresário, possam ter contato com as instituições certas, com clareza sobre as possibilidades de serviços financeiros e crédito disponíveis”.

Por fim, Gustavo falou sobre o Acesso ao Crédito. Ele enfatizou que o crédito é um dos elementos-chave e deve ser tratado como um instrumento de desenvolvimento como política pública. Por isso, deve ser utilizado de forma responsável. “Muitas empresas acham que o crédito é a solução para todos os problemas. Mas, sem organização, ele pode virar um problema a mais. O Sebrae orienta os empresários para que peguem o valor exato que precisam e invistam da maneira correta. Por exemplo, se tem um furo na caixa d ‘água, ajudamos a identificar o problema e tampar o furo, em vez de colocar mais água para também vazar e gerar mais perda”, exemplificou.

Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas

Além disso, o gestor explicou que o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) auxilia as empresas que não conseguem acesso ao crédito por falta de garantias. “Trata-se de uma solução do Sebrae Goiás de apoio financeiro que facilita o acesso a crédito para micro e pequenas empresas que não possuem garantias suficientes para empréstimos tradicionais”.

Por meio de parcerias com instituições financeiras, o Fampe atua como um aval em até 80% da operação, o que permite que empresários apresentem a garantia complementar para solicitar crédito e investir em seu negócio. Essa iniciativa ajuda a fortalecer a economia local, e promove a expansão e a sustentabilidade de negócios de pequeno porte em Goiás.

Bruno Leonardo, superintendente da Caixa em Pirenópolis

O papel das instituições públicas e financeiras para o turismo local

Todas as instituições financeiras presentes elogiaram a iniciativa do Sebrae, ao destacarem a importância de atender aos empresários da Rota dos Pirineus. Segundo Bruno Leonardo, superintendente da Caixa em Pirenópolis, o banco tem mudado a imagem de “inalcançável” e está cada vez mais próximo dos pequenos e médios empreendedores. “O que mais queremos é ver esses empresários crescerem e alcançarem suas metas”, ressaltou.

“O turismo é o coração econômico da Rota dos Pireneus, e o acesso ao crédito é fundamental para nossos empresários expandirem suas atividades, modernizarem seus negócios e atraírem mais visitantes”, destacou Geovana Lorrane, Secretária Municipal de Turismo de Corumbá.

Ela também enfatizou a parceria da prefeitura com o Sebrae como uma solução para oferecer suporte aos microempreendedores, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar crédito e outras formas de financiamento.

Geovana Lorrane, Secretária Municipal de Turismo de Corumbá

Consultoria personalizada

A consultora do Sebrae Vanessa Leal foi quem conduziu o Seminário, e ela é uma das profissionais que acompanha os produtores da Rota dos Pireneus. “Eles já são assistidos pelo Sebrae, mas sentiam a falta de um contato mais direto com as instituições financeiras. Muitos relataram que, ao buscar crédito, tinham dificuldade em entender o processo e acabavam desanimando. Este evento trouxe as instituições para perto dos empresários e permitiu que eles conhecessem as etapas de forma consciente”, disse, ao explicar que o evento foi uma resposta a uma demanda crescente dos empresários locais.

Vanessa destacou também a importância da orientação prévia ao crédito, oferecida pela instituição. “Antes de trazer entidades para cá, nossos consultores fizeram um diagnóstico das empresas, analisando a saúde financeira de cada uma. Assim, quando os empresários se sentam para conversar sobre crédito, já sabem se estão preparados ou o que ainda precisam ajustar”, comentou Vanessa, reforçando o compromisso do Sebrae em criar um ambiente no qual o crédito seja um aliado do desenvolvimento regional sustentável.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Corumbá de Goiás
  • Regional Centro-Leste
  • Rota dos Pireneus