ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae Goiás fala de gestão sustentável na gastronomia no Connecta Chefs

O evento conta com o Espaço Sebrae, onde os participantes podem conhecer a Rota Goiânia Gastronômica e um cardápio com as principais soluções que a instituição possui para o segmento
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Evento reúne 200 participantes, entre eles chefs de cozinha, empreendedores e aqueles que querem empreender (Fotos Divino Batista)

“Talento na cozinha é fundamental, mas não é suficiente.” Com essa frase de impacto, a consultora do Sebrae Goiás Sandra Méndez começou a palestra com tema “A importância da gestão sustentável na Gastronomia”, na terça-feira (19), no Connecta Chefs 2025. O evento acontece no Hotel Transamérica Colletion e reúne 200 participantes, desde chef de cozinha, empreendedores do segmento, alunos de Gastronomia e aqueles que querem empreender na área.

A consultora chamou a atenção dos participantes para o alto número de empresas que fecham antes dos dois anos de abertura. De acordo com dados do Sebrae de 2023, são 30% que param as atividades. A gestão sustentável e a capacitação dos empreendedores são essenciais para evitar o fim de um sonho para muitos empresários. Sandra mostrou que as pessoas empreendem por desejo, para diversificar a atuação no mercado, mas a maioria empreende por necessidade, com pouco ou sem planejamento.

“A gestão na gastronomia une arte, criação, uma experiência para o cliente, desde para o negócio sofisticado ao mais simples, mas tem que ter um ingrediente que é a ciência, que é a gestão. E a isso não é luxo: ter uma gestão eficiente significa longevidade para o negócio”, enfatizou. Para entender um pouco mais do assunto, Sandra elencou oito pilares que precisam ser trabalhados no empreendimento.

A consultora do Sebrae Goiás Sandra Méndez foi a palestrante com o tema “A importância da gestão sustentável na Gastronomia”

São eles a Gestão Estratégica (posicionamento no mercado); Financeira (controle de despesas sem misturar CNPJ e PF); Contábil (Tributos); de Pessoas (trabalhar os valores da empresa, avaliação de desempenho, feed back, entre outros); de Operações (ficha técnica dos alimentos, processos de produção, compras, estoque, entrega dos pedidos na temperatura correta, estoque); Marketing e Vendas; Gestão de Inovação (cardápios que trazem novidades, prataria, empratamento); e Qualidade e Sustentabilidade (controle de desperdícios, avaliação dos clientes, relação com a comunidade, uso de ingredientes que não degradam o meio ambiente).

A consultora finalizou com o portifólio do Sebrae, que possui toda a estrutura para atender tanto aquele que quer empreender ou aquele que está no mercado e precisa melhorar a performance do negócio. “Talento abre portas e junto com a gestão eficiente e sustentável, mantém as portas abertas”, finalizou Sandra.

A analista técnica do Sebrae Goiás Lays de Oliveira ao lado da idealizadora do Connecta Chefs, Solange Souza

O Connecta Chefs 2025 contou com o Espaço Sebrae, com foco na divulgação da rota Goiânia Gastronômica, que possui quatro eixos, com as cafeterias especiais, cervejarias artesanais, hamburguerias e pit dog. A analista técnica do Sebrae Goiás Lays de Oliveira explicou que, além de dar visibilidade à rota, o espaço também trouxe um cardápio com um menu personalizado para o Connecta Chefs. “O material possui as principais soluções voltadas para o segmento gastronômico, desde consultorias e capacitações gratuitas, a ferramenta Avalie seu Instagram, na qual a empresa cadastra o CNPJ para obter uma análise da bio e o posicionamento digital”, exemplificou.

O cardápio conta também com apresentação do Sebraetec especialmente voltadas para o segmento alimentício, com fichas relacionadas ao desperdício na cozinha e a criação de um cardápio interativo. Durante o evento também é apresentado aos visitantes o programa ALI Produtividade, que oferece um acompanhamento de seis meses, feito por um Agente Local de Inovação (ALI), que faz um diagnóstico e mapeia as necessidades da empresa e indica sugestões de melhorias, de forma gratuita ao empresário.

Solange Souza disse que o evento busca abordar o empreendedorismo na gastronomia

Para a idealizadora do Connecta Chefs 2025, Solange Souza, esse evento foi pensado há muito tempo porque, apesar da força da gastronomia em todo o estado, os eventos priorizam muito o cliente, com prato na mesa, aulas show e eventos segmentados por tipos de comida. “No Connecta pensamos em abordar o processo que acontece antes do prato chegar à mesa, que é a questão do empreender, dos desafios de montar uma equipe alinhada com os propósitos do negócio, trazendo experiências de profissionais que conseguiram o sucesso e quais barreiras ultrapassaram para que isso acontecesse”, contextualizou Solange.

Ela analisa que a gastronomia por si só traz um glamour, com uma doma imponente, mas todos precisam estar preparados para trilhar uma jornada de muito conhecimento e aprendizado. “Nenhum empreendedor pode abrir uma empresa sem saber e vivenciar todos os processos que acontecem para que o cliente fique satisfeito ao degustar o que um restaurante, uma jantinha, um pit dog, uma doceria, enfim, um empreendimento gastronômico oferece”, enfatizou.

Solange ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Sebrae Goiás, que é um parceiro importante e que dá o respaldo que esses empreendedores precisam, que é ensinar a pessoa, conduzir, orientar esse processo de organização, gestão, liderança e o empreender de forma segura. “E o Sebrae faz parte desse processo tão importante para nosso segmento”.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Gestão
  • inovação
  • marketing
  • Rota Goiânia Gastronômica