
O Sebrae lançou a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) durante o evento Transformar Juntos, realizado 23 a 25/07 em Brasília. A premiação bienal reconhece iniciativas de gestão pública que favorecem o crescimento dos pequenos negócios, como MEI, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Neste ano, são esperadas mais de 3 mil inscrições de municípios de todo o país, com início marcado para o dia 6 de agosto.
Para o gestor estadual do PSPE do Sebrae Goiás, Allan Máximo, a expectativa é que número de inscrições e projetos seja maior do que da edição anterior. Em 2022 Goiás teve 51 municípios participantes com 79 projetos inscritos e foi o estado do Centro-Oeste com maior número de participantes e projetos e ficou entre os dez primeiros do Brasil. “Para esta edição, o Sebrae Goiás disponibilizará consultor para auxiliar os municípios na construção dos projetos. No mês de agosto será realizado um webinar sobre PSPE para tirar dúvidas sobre o regulamento para os 246 municípios”, informou Allan.
O PSPE será realizado em duas fases: estadual, com encerramento em abril de 2026, e nacional, em maio do mesmo ano. Com mais de 14 mil projetos já inscritos ao longo de 20 anos, o prêmio estimula a inovação na gestão pública e contribui para o fortalecimento da economia local. O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, destacou que a iniciativa “inspira e mostra que é possível fazer diferente quando o empreendedorismo é colocado no centro da agenda pública, gerando renda, emprego e desenvolvimento nos territórios.”

Serão nove categorias nesta edição: Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Socioprodutiva, Turismo & Identidade Territorial, Sustentabilidade & Meio Ambiente, Gestão Inovadora e Empreendedorismo rural. “Temos a convicção de que os gestores municipais vão mostrar por meio dos projetos inscritos, boas práticas que transformam e impactam positivamente não só o município, mas o estado”, avalia Allan.
A gerente de Atendimento Regional do Sebrae Goiás, Camila Moreira, destaca que o Sebrae é parceiro dos municípios e que o PSPE reconhece as boas práticas e dá visibilidade aos municípios e ao trabalho desenvolvido pelos gestores. “O Sebrae Goiás está disponível para apoiar aqueles que têm transformado seus municípios por meio do empreendedorismo que beneficia os pequenos negócios”, afirma.
Três prefeitos goianos e vencedores do PSPE etapa estadual em edições anteriores fizeram parte do grupo que participou do Transformar Juntos. Marcelo Paiva, prefeito de Anhanguera, o segundo município com menos habitantes do país, foi para o encontro em busca de conhecimento com as boas práticas de outros municípios e aprendizado em palestras e oficinas com temas importantes para os gestores. Na 11ª edição do PSPE, Anhanguera ganhou dois prêmios de primeiro lugar com os projetos “Limão Taiti”, na categoria Empreendedorismo Rural e “Álbum de Figurinhas”, na categoria Inovação e Sustentabilidade.

“Digo que o Sebrae foi a transformação da minha vida, que existe uma antes e uma depois do Sebrae e do prêmio. Só pelo networking já vale a pena participar, imagina ter a oportunidade de obter conteúdo como inteligência artificial, captação de recursos e desenvolvimento territorial que podem fazer a diferença no trabalho de transformar ainda mais o município”, enfatizou. E o prefeito ainda ressaltou que a participação de prefeitos, secretários entre outros gestores públicos é imprescindível para enxergar as várias possibilidades de trabalhar o empreendedorismo em suas várias vertentes.
O prefeito de Flores de Goiás, Altran Avelar, que ficou na terceira colocação no PSPE da 11ª edição, na categoria Empreendedorismo Rural, com o projeto “Mel das Flores”, disse que se surpreendeu com a programação do evento e os temas das palestras e oficinas voltadas para o setor público e gestão pública. “Participei de vários painéis de casos de sucesso que podemos adaptar para nosso município. Esse compartilhamento de conhecimento, network e essa vivência com pessoas do Brasil inteiro, ampliam nossa visão e já saímos daqui com várias boas ideias a serem implementadas”, avaliou.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, que participou do painel sobre Simplificação, no Transformar Juntos, também já participou do PSPE e na 11ª edição. Trindade ficou em terceiro lugar na categoria Sala do Empreendedor e segundo lugar na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto ‘Empreendedores Primeiros Passos Trindade’. De acordo com Allan Máximo, Trindade tem total capacidade para se inscrever este ano na categoria Simplificação. As inscrições para o prêmio vão até 31 de dezembro.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
