ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae reúne artesãos em estande na Romaria de Trindade pelo quarto ano consecutivo

Produtos de cerca de 40 artesãos fazem parte da exposição no estande, com riqueza tradicional e cultural
Por Izabela Carvalho, de Trindade
ASN GO Atualização
Compartilhe
Estande oferece oportunidade de os romeiros adquirirem peças em argila, por exemplo (Fotos Divino Batista)

Sebrae Goiás e Prefeitura de Trindade inauguraram nesta sexta-feira (27) o Estande de Artesanato de Trindade, na Romaria Divino Pai Eterno de 2025. Instalado em frente à Basílica do Divino Pai Eterno, o espaço reúne a riqueza da tradição e cultura da produção artesanal da região. São produtos exclusivos e originais, de cerca de 40 artesãos, desenvolvidos com técnicas tradicionais, passadas de geração a geração. O estande ficará instalado até o próximo dia 6 de julho, último dia da Romaria.

O estande é uma loja que oferece aos romeiros que passam pela cidade a oportunidade de adquirir peças de argila e outras tecidas em crochê, além de bordados, delicadas e esculturas em madeira. Os produtos foram criados para refletir a herança histórica de Trindade. A inauguração foi prestigiada por secretários do município.

O gerente da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcelo Moura, destacou o apoio do Sebrae ao artesanato

O gerente da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás, Marcelo Moura, pontuou que o Sebrae tem apoiado alguns artesãos, em parceria com Prefeitura Municipal de Trindade, por meio do secretário da Cultura, Warley Lopes. Marcelo acrescentou que a identidade cultural do município se consolida a partir do momento em que é validada a vocação do município.

“Trindade, pela sua vocação, dentro dessa pegada religiosa, hoje tem um trabalho artesanal voltado para o turismo religioso muito forte. Inclusive, no distrito de Santa Maria, a Casa do Artesão desenvolve peças voltadas para esse fim”, assinalou. Marcelo salientou ainda que mais essa participação do Sebrae, no apoio ao artesanato de Trindade, representa a consolidação de uma vocação da localidade, que é o artesanato religioso. “Mais uma vez, o Sebrae cumpre sua função social, de apoiar os pequenos negócios, como os artesãos”.

Juan Darrot, vice-prefeito de Trindade, ao lado de Marcelo Moura, gerente regional do Sebrae

O vice-prefeito Juan Darrot destacou a importância do estande para valorizar o trabalho dos artesãos locais como espaço para comercialização dos produtos. “É muito importante como gerador de trabalho e renda para a população e estamos aqui para apoiá-los”, afirmou.

Warley Lopes, secretário de Turismo e Cultura de Trindade, falou da profissionalização dos artesãos

Para o secretário Municipal de Turismo e Cultura de Trindade, Warley Lopes, o estande do Sebrae durante a Romaria do Divino Pai Eterno é visto como um presente. “De todas as parcerias com o Sebrae, essa é mais uma e ela é fundamental, porque, de fato, fomenta a economia criativa da nossa cidade, valoriza os nossos mais de 40 artesãos que colocam suas obras em exposição e comercialização”, avaliou.

Warley destacou ainda a importância da profissionalização proporcionada aos artesãos no decorrer do ano, por meio das capacitações oferecidas pelo Sebrae. “Isso aqui vem para coroar e colocar em prática e mostra tudo aquilo que eles aprendem com o Sebrae, por meio das consultorias. É o fomento verdadeiramente na prática”, pontuou.

O secretário também avaliou a qualidade do espaço. “O estande é muito bem organizado, com capacidade para receber os turistas com conforto. Eles vêm aqui para rezar, mas está situado em um local estratégico e na sequência, eles já vêm procurar o artesanato, a lembrancinha, que é feita com muito zelo, cultuando as tradições culturais da nossa cidade”, afirmou.

Nadyene Albernaz, gestora da Regional Metropolitana, disse que o estande representa o auge do trabalho dos artesãos

A gestora da Regional Metropolitana do Sebrae, Nadyene Albernaz, destaca que o estande é a culminância de um trabalho realizado no decorrer do ano. “O Sebrae os preparou, através de capacitações, para que estejam aqui e atuando de forma empreendedora, atendendo bem, sabendo precificar e vender os seus produtos. Esse é o quarto ano do estande, e é possível perceber uma evolução muito grande, tanto na parte técnica da produção artesanal, quanto na gestão do negócio”.

Nadyene ressalta ainda o que os visitantes vão encontrar muita novidade no estande. “No estande o pessoal vai encontrar peças que remetem a fé, a história e a cultura de Trindade e de Goiás: “Esse ano o pessoal se atentou em produzir peças que remetem ao sino ‘Vox Patris”, maior sino de badalo do mundo e novo símbolo de Trindade. Portanto, todos os visitantes poderão levar um pouquinho dessa Romaria para sua casa”.

Já a diretora da Associação dos Artesãos de Santa Maria, no distrito de Trindade (situado a 14km da cidade), Ivone Alves de Freitas Oliveira, comemora mais um ano do espaço destinado à comercialização dos produtos dos artesãos na Romaria de Trindade. “O estande do Sebrae nos proporciona muita alegria, porque é uma maneira de nós estarmos presentes nesse grande evento religioso, que volta os olhos para a produção artesanal de Goiás, além de vender nosso produto e receber os turistas que buscam por presentes que marcam sua vinda à Festa do Divino Pai Eterno. A gente é muito grata a Deus e ao Sebrae por estar nos ajudando nessa parceria”, afirmou.

Fabiana Santos Barbosa Costa é uma das artesãs que expõe no estande do Sebrae Goiás

Para a artesã Fabiana Santos Barbosa Costa, do @ateliefabianacriacoes_, o estande é uma oportunidade ímpar. A produção da artesã é bastante variada, com peças em crochê, bordados, bordados computadorizados e patchwork. “Como eu fabrico aventais e toucas, com as sobras de cortes, faço as necessaires e bolsas, fazendo a reciclagem dos tecidos que sobram, para não desperdiçar nada e proteger o meio ambiente”, detalhou.

Fabiana salientou ainda a importância da oportunidade que o Sebrae oferece aos microempreendedores. “Ele é sempre uma porta aberta, que faz parte da minha vida desde o início das minhas atividades como empreendedora”, afirmou.

A artesã é uma das participantes ativas das capacitações oferecidas pelo Sebrae e afirma que isso faz a diferença. “Recentemente, participei do Sebrae Delas. A gente está sempre atualizada sobre todas as novidades, além da parte contábil e de documentos da empresa e de produção, sempre nos inteirando de informações novas. E, a cada estande que a gente participa, é uma experiência nova”, concluiu.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • artesanato
  • Regional Metropolitana
  • Trindade