O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, participou do painel “Construindo Futuros Sustentáveis: como Fomentar Territórios com Responsabilidade”, durante o evento Transformar Juntos, realizado em Brasília pelo Sebrae Nacional e que reuniu representantes das 27 Unidades da Federação de 09 a 11/07. Ele apresentou o trabalho que está sendo realizado no Território Empreendedor Nordeste Goiano. Cléber definiu a região como inspiradora pela forte identidade, ancestralidade, diversidade cultural e pelas belezas naturais, todos temas trabalhados fortemente pelo Projeto LIDER e agora pelo Programa Território Empreendedor.
O Nordeste Goiano é composto por 21 municípios e envolve três microrregiões de planejamento do estado, que são a Chapada dos Veadeiros, o Vão do Paranã e o Entorno do DF, que participa com um município (Vila Boa) que tem características muito similares à realidade do território. Cléber destacou como algumas riquezas desse território a agricultura familiar, a religiosidade, as tradições, a produção artesanal e o turismo com uma natureza abundante com cachoeiras, trilhas e cavernas.
Na região estão localizados o Parque Estadual de Terra Ronca, entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, que abriga um dos maiores complexos de cavernas do país, com quase 300 já catalogadas, e a Chapada dos Veadeiros, um dos sete Patrimônios Naturais da Unesco. A região é uma das sete do país consideradas Reserva da Biosfera. Como a região possui também agricultura familiar, e aos poucos a agricultura de grande porte tem se instalado às margens dos parques, para o gerente Cléber, é mais um motivo para se trabalhar a pauta da sustentabilidade.
Como em qualquer região, o Nordeste Goiano possui muitos desafios, como baixa densidade econômica e populacional, a região tem o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Os 21 municípios respondem por 11% do território goiano, 3% da população e apenas 2% de dinamização empresarial. “A infraestrutura, a logística, a energia elétrica, a internet e a própria geografia também impactam para o desenvolvimento da região”, contou o gerente. Como exemplo, ele citou que para sair de determinada cidade para outra, às vezes é preciso entrar no estado da Bahia ou passar pelo Tocantins para conseguir chegar ao destino.
Mas, segundo ele, o Sebrae Goiás considera os desafios também como oportunidades, como de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelas Nações Unidas. Ainda de acordo com o Cléber, a instituição tem desenvolvido um trabalho como agente de desenvolvimento, que começou com a metodologia LIDER e que passou a ser Territórios Empreendedores. “Acredito que esse é um movimento que pode transformar nosso país de fato, e temos sucesso na implementação do programa na região”, afirmou. Lá foi criado o Pacto para o Desenvolvimento do Nordeste Goiano. que tem como visão de futuro ser referência nacional reconhecido pelo ecoturismo e pelos sistemas produtivo, sustentável e inclusivo.
O gerente do Sebrae ressalta que está no DNA do Território Nordeste Goiano a sustentabilidade, e a missão é mobilizar e articular pessoas pelo desenvolvimento sustentável e integrado, e como valores a cooperação regional, o comprometimento e a inovação. Para alcançar esse patamar de desenvolvimento, Cléber cita quatro eixos: a produção de alimentos, o turismo, a infraestrutura e o empreendedorismo. “Todos esses pilares baseados na sustentabilidade de forma transversal. Acreditamos que é possível alinhar desenvolvimento socioeconômico, geração de renda, melhoria da qualidade de vida das pessoas, manutenção das tradições culturais e sustentabilidade. Nossas ações têm esses objetivos principais”, ressaltou.
Decisões do território
O gerente regional destacou que as decisões das iniciativas e práticas a serem adotadas são das lideranças que representam a região, e o Sebrae trabalha no planejamento e execução, juntamente com os parceiros, sejam eles públicos ou privados. “A decisão não é nossa. O importante é fazer sentido para o território”, explicou. Entre as ações que estão implementadas na região estão a educação ambiental, turismo sustentável, estudo sobre resíduos sólidos, saneamento básico e planejamento territorial.
Com apoio do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae, três cartilhas foram construídas com as comunidades – Turismo Sustentável, Gestão de Resíduos Sólidos e Eventos Sustentáveis – e estão disponíveis para download (veja no fim deste texto). Esses conteúdos são trabalhados nas escolas, principalmente dos municípios que ficam no entorno dos parques. A impressão dessas cartilhas será feita com apoio do governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semad), do ICMBio, juntamente com a governança territorial, e do Sebrae Goiás.
Conheça as cartilhas:
Turismo Sustentável
Gestão de Resíduos Sólidos
Eventos Sustentáveis
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn