ASN GO Atualização
Compartilhe

Vale dos Cristais: experiência diferenciada para quem busca a energia dos minerais

O espaço conta com um memorial, restaurante, belezas naturais, garimpo e trilha revigorante com piscina de cristal
Por Viviane Sena, de Luziânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Fotos: Viviane Sena
Espaço intagramável do Vale dos Cristais (Fotos Viviane Sena)

O Vale dos Cristais é o destino ideal para quem busca uma experiência exclusiva com cristais. Já na entrada, um balanço Instagramável convida o turista a registrar o momento com uma bela foto. O parque está localizado sobre a maior reserva de cristais do mundo, e fica em Cristalina, município goiano situado a cerca de 130 km de Brasília.

O turista pode iniciar o passeio conhecendo o Memorial do Cristal, que fica ao lado da recepção. Nele é apresentada a história do local, com peças antigas de garimpo e também cristais encontrados no parque, com foco no lemuriano, um tipo de mineral raro encontrado em poucos lugares, como Índia, Malásia e África do Sul.

O gerente do parque, Ronildo Lemos, explica que todo cristal lemuriano colorido apresentado no memorial é exclusivo da jazida da propriedade do Vale dos Cristais: “Sua cor é obtida com a evolução do núcleo de cor, a partir de tecnologia de aceleração de elétrons, que permite dar a essas pedras o que a natureza faria em milhões e milhões de anos, trazendo assim à existência o que podemos vislumbrar agora. O cristal lemuriano em toda a sua linha de cores mundialmente conhecidas como ‘green gold’, é uma exclusividade do Vale dos Cristais, com devidos registros no Inpi, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial”.

Joias e semijoias são atrativo para os visitantes

Várias peças de cristal estão expostas, cada uma com uma história peculiar. Uma delas mostra um cristal com duas pontas, onde uma passou pelo processo de aceleração e a outra não. O passeio no museu termina com a apresentação de um vídeo que mostra o início dos trabalhos no local e uma sala toda coberta com espelhos e cristais, que dá a sensação de infinito e muito brilho.

Logo em seguida o visitante é convidado a passar pelos Portais dos Chakras, onde cada um, feito de cristal, ganha a iluminação correspondente aos sete chakras: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Depois dessa experiência o turista pode escolher um dos sete camarotes, que são feitos com 5.833 kg de cristais lemurianos cada um, e com mesas feitas com 470 mil quilates de Green Gold. Os camarotes possuem vista para o lago, que conta com uma árvore de cristal localizada bem no centro dele.

Dentro do parque o turista pode optar por vários passeios que são oferecidos. Um deles é o Mirante da Lagoa dos Cristais, que possui uma vista de tirar o fôlego. Esse passeio é guiado e não pode ser feito sem a presença de um guia. Eles oferecem também na Lagoa dos Cristais passeios de pedalinho, caiaque de cristal e stand up padle.

Os cristais lemurianos são um patrimônio natural da região

Outro ponto muito procurado no Vale dos Cristais é a visita à Pedra Chapéu do Sol, um monumento natural que apresenta diversas pinturas rupestres e que está equilibrada há milhões de anos em uma base de menos de um metro de diâmetro e pesa mais de quinhentas toneladas. Lis Campelo e Paulo Gonçalves visitaram o local pela primeira vez e ficaram encantados com a força da natureza: “É impressionante ver de perto esse monumento que só conhecíamos pelas redes sociais. Já visitamos muitos lugares do mundo e esse aqui tem uma energia especial”.

E após conhecer tantas maravilhas naturais, o turista é convidado a passar pela Imersão dos Cristais, um local planejado para que o visitante tenha acesso a uma experiência exclusiva, passando pela trilha do cristal, que é feita a pé, chegando a uma grande peça de cristal, que fica em um suporte que gira e a pessoa pode “dançar” abraçada ao mineral. Depois de toda essa experiência, o visitante chega à piscina de borda infinita, elaborada com as bordas e chão de cristal, com água aquecida e espaço coberto.

Ronildo Lemos mostra atividade de garimpo que os turistas podem realizar

O parque conta também com um restaurante que oferece um cardápio com pratos e bebidas autorais, uma jornada gastronômica única, que utiliza elementos da culinária goiana, frutas do Cerrado e muita criatividade na apresentação dos pratos, que podem ser escolhidos de forma individual, para três ou quatro pessoas. Os drinks também são apresentados em versões com e sem álcool.

Além das peças que são vendidas no local, como joias, canecas, roupas e acessórios, o turista também pode levar para casa um cristal garimpado por ele mesmo, já que o parque oferece a opção do garimpo facilitado, uma experiência inesquecível para quem busca viver de forma completa a visita ao Vale dos Cristais.

Os preços dos passeios e agendamento das mesas do restaurante e camarotes podem ser consultados através do Instagram do parque: @valedoscristais.tur

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

  • cristais
  • cristais lemurianos
  • Cristalina
  • Vale dos Cristais