ASN GO Atualização
Compartilhe

Rio Verde se torna a capital do estado com presença do governador na abertura da 20ª Tecnoshow Comigo

Uma das maiores feiras do agronegócio do país, que tem estande do Sebrae em conjunto com Faeg/Senar, espera receber cerca de 130 mil visitantes ao longo da semana
Por Leydiane Alves, de Rio Verde*
ASN GO Atualização
Compartilhe

Em uma manhã movimentada e com a presença de lideranças políticas e representantes do agronegócio, a Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO) realizou a abertura solene da Tecnoshow Comigo. O evento, que começou nesta segunda-feira (27) e segue até sexta (31) no Centro Tecnológico COMIGO (CTC), comemora neste ano a sua 20° edição e espera receber, ao longo da semana, cerca de 130 mil visitantes. A feira é uma das maiores do segmento no país e a maior do Centro-Oeste. Pela sua importância, a capital de Goiás foi transferida para Rio Verde pelo governador Ronaldo Caiado durante os dias do evento. O Sebrae Goiás e o Sistema Faeg/Senar compartilham um estande na feira, com diversas atrações e orientações técnicas.

O governador Ronaldo Caiado abriu oficialmente a feira e falou sobre manter o agro cada vez mais forte no estado (Foto Júnior Guimarães e Cristiano Borges / Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado esteve presente na solenidade e destacou as ações do governo para que Goiás continue competitivo no agro. “Há 20 anos, Goiás produzia 11 milhões de toneladas de grãos. Hoje tem previsão de mais de 30 milhões de toneladas. Isso mostra nossa capacidade de expandir fronteiras”, ressaltou. Ele anunciou que o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) vai autorizar empréstimos para a agroindústria com o mesmo patamar de juros do setor rural. E destacou ainda as ações da gestão estadual para dar estrutura aos produtores rurais “da porteira para fora”, garantindo que o agro goiano se mantenha competitivo no cenário nacional.

O vice-governador Daniel Vilela, que também é da região Sudoeste, destacou os investimentos no campo (Foto Júnior Guimarães e Cristiano Borges / Divulgação)

O vice-governador Daniel Vilela, que também é da região Sudoeste, acrescentou que o governo de Goiás é parceiro dos produtores rurais e que essa feira é a grande representação dessa transformação que pauta investimentos no campo. “Estamos aqui graças aos produtores, às cooperativas, especialmente à COMIGO, ao arrojo de todos os produtores entidades de pesquisa, de amparo e de suporte ao agronegócio brasileiro”, finalizou.

O presidente do Conselho de Administração da COMIGO, Antonio Chavaglia, falou sobre a história de 20 anos do evento (Foto COMIGO / Divulgação)

O presidente do Conselho de Administração da COMIGO, Antonio Chavaglia, lembrou de quando a feira começou, em 2002. “Trabalhamos 20 anos em uma estrutura que começou do zero, com pensamentos positivos, ideias, para chegar nos dias de hoje com evolução da produção de 30 milhões de toneladas para 300 milhões de toneladas”, disse. Chavaglia reforçou que o crescimento da feira está alinhado ao setor que demanda tecnologias para os produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes e que a Tecnoshow Comigo deve crescer nos próximos anos, uma vez que o setor é dinâmico e precisa de investimento constante e novas soluções. “Podemos avançar muito mais nos próximos quatro a cinco anos, o que avançou em 20 anos, mas isso demanda investimento

José Mário Schreiner, presidente do Sistema Faeg e do CDE do Sebrae Goiás, ressaltou a importância da feira (Foto COMIGO / Divulgação)

O presidente do Sistema Faeg e presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, também esteve presente na abertura. Em sua fala, ele destacou a importância da Tecnoshow para o setor agrário. E chamou atenção para o projeto da Reforma Tributária que está sendo discutida no Congresso Nacional. “Esse é um assunto de extrema importância, talvez o mais importante do momento. Devemos debater e analisar o impacto que a reforma poderá causar aos produtores rurais”, pontuou.

Estande do Sebrae e Faeg/Senar e Interleite

O diretor superintendente Antônio Carlos de Souza Lima Neto e parceiros na frente do estande da instituição (Foto Edmar Wellington)

Durante a semana da Tecnoshow, o estande do Sistema Faeg/Senar em parceria com o Sebrae Goiás realizará diversas atividades voltadas para os visitantes. O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, falou da importância das duas instituições trabalharem juntas. “Com essa parceria podemos dar apoio a esse importante setor no desenvolvimento da nossa economia, e contribuir com o desenvolvimento do empreendedor, em especial aqui na Tecnoshow Rio Verde”.

O estande do Sebrae Goiás e do Sistema Faeg/Senar terá atividades durante toda a semana (Foto Edmar Wellington)

Antônio Carlos destacou também que na terça-feira, dia 28, será realizado no estande da Faeg/Senar e do Sebrae o lançamento do Interleite Brasil 2023, o maior evento da cadeia produtiva do leite, que vai acontecer pela segunda vez consecutiva em Goiânia. “Em 2022, tivemos recorde de público, com interação de empresários, produtores, proprietários de laticínios, cooperativas, etc. E desta forma nós estamos reafirmando o compromisso de manter o evento em Goiás, lançando aqui na Tecnoshow. O Inter Leite acontecerá nos dias 02 e 03 de agosto, no Centro de Convenções de Goiânia”, acrescentou.

*Com assessorias do governo do estado e da COMIGO

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alvez – (62) 9540-6111

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • agro
  • Agronegócio
  • evento
  • feira
  • Rio Verde
  • Tecnoshow
  • Tecnoshow Comigo