Durante três dias, em um espaço de inovação, troca qualificada de experiências e de construção coletiva, na 9ª edição da Campus Party Goiânia, a parceria do Sebrae e Senar Goiás se consolidou como núcleo estratégico para o estímulo à concretização de soluções para o agro, durante o Desafio AgroStartup. O evento, que aconteceu no Passeio das Águas Shopping, reuniu jovens talentos com ideias inovadoras para o setor, lideranças, produtores e especialistas.

Depois do sucesso do Workshop, promovido pelo Polo Agro, dia 20, e do Desafio AgroStartup e Demoday Acelera, no sábado, 22, as instituições, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg) e outros parceiros, já estão de olho na edição de 2026. O objetivo é fortalecer ainda mais os caminhos reais de inovação no campo, com a possibilidade de abertura para a participação de startups de outros estados na 10ª edição da competição.
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ressaltou que as ações de estímulo têm crescido, com o envolvimento de setores públicos, privados e institutos de pesquisa. “Isso demonstra que o caminho escolhido está correto. O Sebrae é um parceiro fundamental nesse processo, e cumpre seu papel de apoiar micro e pequenos empreendedores do agro ao criar oportunidades inovadoras para alavancar bons negócios no campo”, afirmou.

Sobre a expansão da competição para outros estados na próxima edição da Campus Party, em 2026, o diretor de Inovação do Senar Goiás, Pedro Camilo, confirmou que há essa expectativa já que o Desafio AgroStartup se consolidou e é considerado a maior maratona de agro startups do Brasil. “Só nesse ano, com foco na interiorização, a competição atraiu quase 2 mil inscrições e formou mais de 140 equipes com participantes de 40 municípios”, ressaltou.

O evento busca consolidar-se como atrativo de jovens talentos e de novas soluções para o agronegócio, além de aumentar a eficiência e sustentabilidade das fazendas. Neste ano o tema foi “Agro 5.0”, que explorou a robótica, sensores e biotecnologia. Foram 34 equipes finalistas e 12 startups vencedoras na competição. Elas receberão subsídios para aprimorar e colocar os projetos no campo.
O gerente da Unidade de Soluções, Victor Costa, avaliou a maratona como fantástica. “Tivemos excelentes projetos apresentados que poderão ser implementados daqui algum tempo nas pequenas propriedades. Um dos requisitos avaliados pela banca julgadora foi o custo para o produtor rural. Nesse sentido, os pequenos produtores e a agricultura familiar terão acesso à inovação e tecnologias”, enfatizou.

As equipes vencedoras do Desafio AgroStartup
Os 34 grupos selecionados para a final apresentaram pitches de três minutos para a banca avaliadora, formada por Alexandro Alves dos Santos, Engenheiro Agrônomo, assessor Técnico da FAEG supervisor de Inovação Tecnológica do SENAR Goiás, com foco em tecnologias aplicadas; Danielle Leonel, profissional de Inovação com 12 anos de experiência, eleita pela Revista Exame em 2022 como uma das 11 mulheres que estão transformando o mercado brasileiro de inovação, coordenadora de Inovação do HUB CNA.
A banca contou ainda com Francisco Pereira Paredes Junior, Engenheiro Agrônomo, head de Inovação da Vertical Agro da FCJ Venture Builder e sócio da Evolutec; Murilo Almeida, Administrador com atuação no Agronegócio, responsável pela relação institucional entre a Bayer e o Sistema FAEG/Senar; Renato Domiciano Silva Rosado, Engenheiro Agrônomo, Doutor em Fitotecnia e PhD em IA aplicada às Ciências Agrárias. Lidera o Programa Conecta Campo do Senar Goiás e é diretor e locutor do programa AgroFoco.

Em primeiro lugar ficou a equipe Rural Zap, do município de Formosa, no entorno do Distrito Federal. O projeto permite que os produtores rurais façam a gestão financeira por meio de um aplicativo no WhatsApp. “É um software de análise estatística e inteligência de negócios, em que o produtor insere os dados do dia a dia, por escrito ou em áudio. O aplicativo coleta, gerencia e analisa os dados, o que permite uma tomada de decisões mais acertadas por um valor mensal viável para os pequenos”, explica Sara Iglesias Fernandes.
O grupo é formado ainda por Naoki Rafael Miura, Takeshi Miura e Victor Hugo Sales dos Reis. Sara confessa que foi um grande desafio todos esses meses de trabalho muito árduo. “Foi essencial todo o apoio que a gente recebeu durante o programa, tanto do Senar e do Sebrae quanto do CampoLab, que garantiu que tivéssemos esse resultado e levássemos esse prêmio para casa”, afirmou sara. O próximo passo, segundo ela, é colocar profissionalizar mais a solução, que já possui um MVP (Produto Mínimo Viável) que está em funcionamento e foi validado. “Queremos levar essa solução para o máximo de fazendas que a gente conseguir”, comemorou.

Na segunda colocação ficou a startup AcomGest, de Anápolis, com um sistema de inteligência artificial que interpreta imagem de ultrassom veterinário detectando estruturas reprodutivas de fêmeas bovinas gerando sugestões diagnosticas, com o intuito de padronizar diagnósticos, reduzir erros humanos e acelerar decisões no campo. O sistema oferece gestão reprodutiva completa para o pecuarista, permitindo o acompanhamento do rebanho e individual das matrizes.

Além da subvenção, a AcomGest foi a primeira equipe vencedora vinculada a uma instituição de ensino participante do programa, a UniEvangélica. A startup recebeu uma premiação extra para todos os membros da equipe, bem como o professor embaixador e o comitê acadêmico para participação em uma missão técnica.

A PiuTech, de Rio Verde, apresentou soluções inteligentes para avicultura, com sensores que avaliam a temperatura, umidade e o comportamento dos animais 24 horas. O projeto inclui IA e IoT para o controle, o que possibilita ações rápidas para evitar a perda de aves. Veja a lista completa das 12 startups vencedoras abaixo:
Lista das startups vencedoras no Desafio AgroStartup 2025
1. Rural Zap
2. AcomGest
3. PiuTech
4. Terra Viva Bioinsumos
5. Green Target Biosoluções
6. Precisão Irriga
7. WiMilk
8. Solo Link
9. SILOBOT
10. SomaLac
11. AgroCore
12. (+)Energy
O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, parabenizou todos os participantes e os vencedores e lembrou que Goiás foi reconhecido pelo Banco Mundial como primeiro estado a regulamentar a Inteligência Artificial (IA) e que Goiás é referência internacional. Ele citou como exemplos o trabalho desenvolvido pelas universidades, como o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o apoio do governo, com o Pacto Goiás pela Inovação e a união de instituições e entidades que fortalecem e resultam em projetos inovadores.
Parcerias que somam
As 12 startups selecionadas vão receber um recurso de R$ 60 mil cada para desenvolver os projetos. A subvenção será feita pela Fapeg. O presidente Marcos Ariel disse que é uma satisfação para a Fundação e para a Secretaria de Ciências e Tecnologia de Goiás (Secti), participar desse fomento à inovação e à tecnologia para o campo. “As startups têm conseguido pensar e executar projetos inovadores que mostram a força do empreendedorismo em Goiás e com isso promovem a geração de emprego e renda”, destacou o presidente da Fapeg.

Marco Chaul, presidente do Pacto Goiás pela Inovação, membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás (CDE) e presidente do sindicato de Informática, que acompanhou o Desafio AgroStartup e o Demoday Acelera, disse que as competições foram um sucesso. Chaul destacou o crescimento exponencial do Desafio AgroStartup, que teve um aumento de 468% no número de equipes formadas de 2022 para 2025 e aumento de entidades parceiras. “O envolvimento das universidades, dos Institutos Federais Goianos e dos sindicatos rurais colaborou para que tivéssemos tantas inscrições e projetos de inovação”, reforçou.

O Sebrae e Senar Goiás juntamente com a Fapeg, foram os realizadores da competição por meio do HUB CampoLab, e coordenaram os seis meses de trabalho com a preparação das equipes inscritas. O Desafio contou com a parceira do Sistema Faeg, Ifag e Sindicatos Rurais, a Bayer, a startup Aksit, Polo Sebrae Agro, Conselho/Centro Exponencial de IA e o movimento Juntos pelo Agro.
Demoday Acelera
O Demoday Acelera Sebrae/Senar Goiás marcou o encerramento do programa de aceleração voltado ao agronegócio, que reuniu startups, produtores rurais, universidades e instituições parceiras em um ambiente de inovação e cooperação. Durante o evento, na Campus Party, no último sábado, 22, as nove equipes participantes, escolhidas entre as 128 inscritas, apresentaram suas soluções em formato de pitch, demonstrando tecnologias e modelos de negócio capazes de transformar a realidade do campo.

A iniciativa, realizada pelo Sistema Faeg/Senar em parceria com o Sebrae Goiás, reforçou o compromisso de fomentar o empreendedorismo e apoiar micro e pequenas empresas rurais, criando oportunidades para que ideias inovadoras se consolidem em projetos de impacto. Além da troca de conhecimento e da integração entre diferentes atores do ecossistema, o Demoday premiou a melhor proposta com R$ 60 mil, garantindo recursos e suporte institucional para o desenvolvimento da solução apresentada e ingressos para o South Summit Brasil em Porto Alegre.

A startup vencedora foi a SoloCal, de Rio Verde, de Thais Gonçalves Veloso e a startup Hydro Bovino, que ganhou uma menção honrosa. As startups que competiram já foram selecionadas em outros Desafios Startup Day anteriores e receberam 12h de mentoria individual, nove workshops para capacitação e cinco encontros com os produtores rurais e foram acompanhadas pela CampoLab do Senar, em parceria com o HUB Goiás.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
