ASN GO
Compartilhe

Sebrae Goiás participa de premiação da última etapa do programa Acelera Campo

Evento que fomenta a inovação no agronegócio, realizado na Faeg, reuniu entidades parceiras e pequenos empreendedores
Por Por Jéssica Torres, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Evento que fomenta a inovação no agronegócio, realizado na Faeg, reuniu entidades parceiras e pequenos empreendedores

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) participou nesta sexta-feira (21) da premiação do programa Acelera Campo 2022 na sede da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg). O projeto, que chega em sua sexta edição neste ano, retorna ao formato presencial pela primeira vez pós-pandemia. O evento, que chegou em sua última etapa, visa selecionar e fomentar pequenos empresários de startups que pensem soluções tecnológicas para os desafios enfrentados no agronegócio, por meio da inovação.

O primeiro momento foi marcado pela assinatura de um termo de compromisso entre todos os representantes das instituições envolvidas na ação, visando ao incentivo a estes empreendedores. O programa é realizado pelo Sistema Faeg/Senar em parceria com o Sebrae e a Fapeg. Estavam presentes ainda Emater e Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação de Goiás.

Acelera Campo Faeg Sebrae
Diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, assina termo de compromisso com entidades parceiras

Na sequência, o evento foi dedicado para que o representante de cada startup selecionada apresentasse seu negócio e compartilhasse os resultados por meio de uma breve apresentação. Uma banca de jurados ficou responsável por selecionar os três melhores modelos de negócio.

Ao final, os jurados se reuniram e fizeram a escolha dos três primeiros colocados, apesar de todos presentes terem recebido recursos para investirem em seus projetos no valor de R$ 60 mil. Os critérios para a escolha foram: impacto em relação a quantidade e qualidade; criatividade e originalidade; probabilidade de tecnicamente ser de fato uma solução; inovação e apresentação.

E a grande ganhadora foi a startup Argos. Em segundo lugar ficou a StartFish, e em terceiro, a Modrural. Com o recurso, todas elas poderão colocar em prática as ideias inovadoras e prometem beneficiar o produtor rural goiano.

Fomento ao empreendedorismo

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou a importância da ação na vida dos empreendedores goianos. “O Sebrae tem um papel determinante no processo de fomento do empreendedorismo goiano, e neste em especial estamos apoiando diretamente projetos de inovação que vão transformar a realidade no campo”, afirmou. Dessa forma, segundo ele, é possível identificar as melhores ideias e ajudar aqueles que estão aptos a serem investidos. “Essa parceria ativa promove e transforma essas ações em solução ao agro goiano”, acrescentou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, também participou e frisou que o estado vem se empenhando em contribuir nessa missão de trazer mais tecnologia ao ramo do agronegócio. “Ainda há muita carência de inciativas como essa, que sejam inovadoras. Mas temos trabalhado para trazer melhorias em Goiás. Entre elas, a implementação de fibra ótica pelo campo e a capacitação para que os empreendedores saibam como captar recursos”, disse.

Acelera Campo Faeg Sebrae
Startups apresentaram seus projetos para banca examinadora

Segundo o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, Robson Domingos Vieira, a ideia é ter como resultado um PIB agrário muito melhor e fortalecer cada vez mais o empreendedorismo no agro. “Temos um estado muito forte no agro, mas que perde nacionalmente em inovação. De 2019 para cá muita coisa mudou, isso porque o estado tem incentivado mais, e tivemos uma base que tem chegado cada vez mais forte”, comparou.

O presidente da Faeg e deputado federal José Mário Schreiner reafirmou o compromisso da entidade, que participou do projeto e sediou o evento, em trazer sempre inovação para a área. “As startups são peças fundamentais em todos setores. Precisamos ainda enaltecer as parcerias feitas com as entidades presentes, que nos ajudam a estimular estes jovens a desenvolverem estas importantes ferramentas para o setor agropecuário”, concluiu.

Informações para a imprensa

Adriana Lima / Sebrae – (62) 3250-2236 / 2252 / 99456-2491 | Jéssica Torres / Agência Entremeios Comunicação – (62) 99675-8598

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

-

  • Acelera Campo
  • agro
  • Agronegócio
  • Faeg
  • inovação
  • prêmio
  • Senar
  • Startups