ASN GO Atualização
Compartilhe

Start Agro Innovation aborda desafios e oportunidades da agricultura digital e integração de tecnologias

Evento anual é uma parceria do Sebrae Goiás, Faeg, Ifag e Fapeg, e representa o início dos programas de inovação no agronegócio
Por Izabela Carvalho, de Santo Antônio
ASN GO Atualização
Compartilhe
A temática central do evento foi o Agro 5.0 (Fotos Edmar Wellington)

A Embrapa Arroz e Feijão, com sede em Santo Antônio de Goiás, sediou no sábado (15) o Start Agro Innovation 2025. O evento anual, resultado da parceria entre Sebrae Goiás, Faeg (por meio do Senar Goiás), Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg), representa o início dos programas de inovação no agronegócio, com temática central do Agro 5.0. O momento também contou com a participação de vários atores do ecossistema, como professores, produtores rurais, técnicos de campo e instrutores reunidos.

O coordenador de Inovação do Sebrae Goiás, Athos Ribeiro, ressaltou que quando se fala em empreendedorismo e em inovação sempre que se fala de ações para os jovens, e o Sebrae está envolvido. “Estamos indo para o 9º ano do Desafio Agro Startup, que, além de outras tantas ações em parceria com o Sistema Faeg, Senar e Ifag, conta com essas ações específicas de inovação”, afirmou.

O coordenador de Inovação do Sebrae Goiás, Athos Ribeiro (camisa preta), ao lado do gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Costa (camisa branca)

Athos destacou que o evento simulou um Dia de Campo, momento importante para o pessoal do agronegócio, com exposição de tecnologias, tendências para o fortalecimento do jovem ligado às estruturas da Faeg com a parceria do Sebrae. “Assim, eles entendem o seu papel de lideranças do campo, de formadores de opinião, e de responsabilidade em um Estado que tem muito da sua base forte da economia no agronegócio”, ressaltou.

O coordenador assinalou ainda que o Sebrae participa no evento com apoio total desde a estrutura até as experiências vivenciadas pelos participantes. “Começamos o ano com as ações de inovação que vão ter o Desafio Agro Startup, com a formação das equipes e capacitação em uma jornada concluída com o evento de apresentação, junto com outros parceiros muito importantes”, disse.

Além de destacar a importância de parceiros como Embrapa Arroz e Feijão, Bayer, Kraft Heinz e Fapeg, que colaboram com o Sebrae no Desafio Agro Startup, Athos sublinhou o quanto o setor do agro é receptivo às inovações. “O agronegócio no Brasil sempre foi muito aberto, receptivo e propenso à inovação. É um setor que se mecaniza, que está sempre disposto a inovar, aberto para tendências de produtividade, melhoria de plantio, novos modelos de cultivar e patentes, o que está diretamente vinculado ao que foi tratado aqui, como a ordenha robotizada e uso de drones. Toda essa parte tecnológica que as pessoas estão chamando de Agro 5.0”, complementou.

Élcio Guimarães destacou o desenvolvimento de tecnologias para o agronegócio

Anfitrião do encontro, o chefe-geral da Embrapa Arroz e Feijão, Élcio Guimarães, destacou o privilégio de mostrar aos jovens o que a instituição tem a oferecer. “O futuro do nosso agro está nessas pessoas que estão nos visitando hoje”, assinalou.

Para Élcio, o público que esteve reunido no evento é o responsável por desenvolver as tecnologias que os agricultores usam e que vão usar no futuro. “Para nós, é extremamente importante motivar essas capacidades e trazer para eles a realidade do agricultor e as oportunidades que o setor tem para eles no futuro”, afirmou.

Pedro Camilo, diretor de Tecnologia do Senar Goiás, salientou que esta é a terceira edição do evento, realizado no início do ano. “É justamente para dar o pontapé inicial à nossa rota de inovação do agronegócio do estado de Goiás”, destacou. Para Pedro, a realização do evento na sede da Embrapa é a concretização de um sonho. “Receberemos os 50 grupos mais destacados da Faeg Jovem que desenvolveram projetos no ano de 2024 e foram vencedores”, enunciou.

Victor Costa falou que o evento mostra como as pessoas entendem a necessidade de inovação

Inovação e tecnologia

Victor Costa, gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, afirmou que o evento representa o fortalecimento da inovação do agro no Estado de Goiás. “Quando percebemos o quanto ele é prestigiado com essa quantidade de pessoas, mostra a força do agro e das instituições como Sebrae e Senar na nossa mobilização”. Para Victor, o evento também demonstra o quanto as pessoas compreendem a necessidade de inovação, pois é preciso tecnologia para transformar e potencializar ainda mais o nosso estado.

Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás, participou por meio de vídeo de boas vindas em que ressaltou os investimentos em tecnologia e inovação. “Hoje com mais de 16 mil produtores assistidos na assistência técnica vivencial, apresentamos essas soluções a eles e podemos testá-las. Eles vão dizer se resolvem o problema, se é uma solução”, afirmou. Dirceu assinalou ainda a necessidade de se discutir o Agro 5.0 em temas como inteligência artificial, além de outros voltados à aplicação da tecnologia para tornar o agronegócio cada vez mais tecnológico e pujante.

Armando Rollemberg, presidente Do Ifag e vice-presidente da Faeg, falou da importância da transferência de tecnologia

Vice-presidente da Faeg e presidente do Ifag, Armando Rollemberg destacou a relevância do evento na função de transferência de tecnologia. “É o que tem de melhor da tecnologia do setor do agronegócio, da Embrapa, levando a mais de 500 jovens que vão difundi-la, no interior do Estado de Goiás, para o produtor rural e a mão de obra que o atende”, concluiu.

A programação ofereceu palestras como robótica, biotecnologia, sensores e internet das coisas, além de abordar o maior desafio do setor, que é a mão de obra. “Aqui, pudemos conectar as novas tecnologias com esses jovens que estarão presentes. Além de conteúdos com empresas que já estão atuando no mercado dentro da temática Agro 5.0”, pontuou.

Carlos Divino da Silva Alkmim, da Fapeg, falou da divulgação de um edital de fomento a startups

O servidor da Gerência de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Carlos Divino da Silva Alkmim, disse que novamente será replicado o edital que foi fomentado em 2024. Com a subvenção econômica, 12 startups com projetos mais bem classificados receberão R$ 60 mil. “Com esse valor, as empresas conseguem pegar o seu projeto, desenvolvê-lo de uma forma eficaz. Representa o apoio ao passo inicial que faz tanta falta para os empresários, para quem está iniciando no mercado”, assinalou.

Carolina Berteli, do Senar, falou sobre o Startup Agro Innovation

Carolina Berteli, gerente de Formação Profissional Rural do Senar Goiás, ressaltou ser um momento especial, porque o Start Agro Innovation é uma premiação para os Top 50 grupos de Faeg Jovem, do concurso 2024. “Estão aqui os jovens que mais se destacaram no trabalho do ano anterior. Trazê-los para dentro da rota da inovação é intencional, porque aqui a gente se capacita para entender um pouquinho mais desse conceito do Agro 5.0”, explicou.

A gerente detalhou ainda que os participantes tiveram oportunidade de maior contato com automação e tecnologia, além de sustentabilidade e melhorias para vida do produtor rural. “É o Faeg Jovem, nosso programa voltado ao desenvolvimento de lideranças que vão fazer a diferença no futuro do agronegócio em Goiás e em todo o Brasil”, complementou.

Por sua vez, Tatiana Pontes, coordenadora do Faeg Jovem, ressaltou que o evento é a premiação para os Top 50 grupos que fazem parte do programa, que reúne 194 grupos com mais de 2.500 jovens atuantes em todo o estado de Goiás. “Aqui, trouxemos os 50 grupos premiados com esse evento exclusivo, para os participantes da sexta edição do concurso Faeg Jovem, que teve como tema Do Pequeno ao Grande Goiás é Agro”.

Michele Guimarães, à frente da startup GFP – Gerador Fotovoltaico Portátil, compartilhou a expectativa de desenvolver o protótipo e dar início aos testes de campo. O objetivo é levar a tecnologia como ferramenta em auxílio ao fornecimento de energia. “A ideia da startup é atender aos pequenos produtores”, assinalou.

Tatiana Pontes, do Fapeg Jovem, comandou um talk com participantes do evento

Parcerias de peso

Tatiana comandou um talk com os palestrantes do Start Agro Innovation. Na oportunidade, João Tovajar, gerente de soja da Bayer, detalhou que o evento é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento. “Trouxemos as inovações que a Bayer vem trabalhando nas suas pesquisas, muito conectadas com a nossa agricultura 5.0, na busca de uma produção mais sustentável, maior produtividade, e de mostrar essas inovações, e assim fazer essa extensão”, disse.

João também orientou os jovens para que eles enxerguem as oportunidades que podem buscar para suas carreiras e como buscar e se colocar, além de qual tipo de formação devem procurar nessas novas tendências que chegam no mercado.

Valéria Sanches, gerente de Território Minas e Goiás da Lely América Latina, apresentou a empresa de origem holandesa, que é focada na pecuária de leite. Durante a exposição, mostrou o Astronaut A5, um robô de ordenha, que trabalha junto com o Horizon, um software de gestão da fazenda em produção de leite. “Nós temos uma tecnologia em que um robô, de forma automatizada, realiza todos os processos que as pessoas às vezes não realizam de forma contínua e sempre da mesma forma”, explicou.

Carime Rodrigues, diretora de Pesquisa da Krilltech Nanotecnologia, apresentou soluções voltadas à fisiologia da planta. “Nós utilizamos essa ferramenta, que é a nanotecnologia, para buscar alvos específicos da fisiologia da planta para fazê-la performar melhor”, explicou. O foco da empresa é entregar mais produtividade para o produtor rural.

Representante Técnico de Vendas da Solinftec, Pedro Henrique da Costa Mosca alertou para a importância do aprendizado e da atenção que deve ser dada aos clientes para entender as necessidades dele, e a contribuição do robô, da IA e do gerenciamento de equipamento para qualquer ramo do agronegócio. “Ouvir que tem vivência no mercado e aprender com ele é uma lição importante”, afirmou.

Arthur Somensi e Frederico Parreira, heads de Inovação iCrop Gestão Inteligente da Água, apresentaram aos presentes o cenário da irrigação no mundo e a importância dela, principalmente na alimentação do mundo. “Hoje, 40% da alimentação do mundo é produzida em áreas irrigadas. Trouxemos o tamanho do impacto da tecnologia da iCrop, envolvida nesse processo, e na responsabilidade da produção de alimento”, complementou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • agricultura
  • agroindústria
  • Polo Sebrae Agro
  • Startup Agro Innovation