Novembro é o mês do empreendedorismo feminino, e para marcar essa data, o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Ricardo Vale (PT), realizou uma homenagem em sessão solene na Casa legislativa às empreendedoras do DF e Entorno de Brasília. O evento contou também com o lançamento do livro “Elas Vendem”, uma obra assinada por 13 empreendedoras relatando histórias de superação.
O evento contou com diversas autoridades e representantes do Sebrae DF e Sebrae Goiás. O gerente da Regional Entorno do DF/Nordeste Goiano, Cléber Chagas, levou para o público dados relevantes sobre o empreendedorismo por mulheres. “A gente percebe que o empreendedorismo feminino, a cada ano que passa, ganha mais notoriedade e existe até aquela máxima: o lugar da mulher é onde ela quiser estar. O Sebrae apoia esse empreendedorismo, e dados como do PNAD do terceiro trimestre de 2022 mostram que o número de mulheres à frente dos negócios bateu recorde em todo o país. Quando a gente vem para um recorte mais local, de todos os negócios criados e geridos em Goiás, 36% deles são de mulheres”, disse.
Larissa Menezes, uma das autoras e idealizadora do projeto, e que fez parte da composição da mesa representando as demais autoras, falou sobre a importância do apoio ao empreendedorismo feminino. “Esse evento é a realização de um sonho, estamos aqui para honrar a vida e história de cada empreendedora, já que empreender é ter o poder de escolha, e eu domino meu tempo e o que faço com ele”, afirmou.
Lairis Sousa é mentora de mulheres e uma das coautoras do livro, ela conta que esse dia é um marco na vida delas, porque não é só um livro, é a história de vida de cada uma delas. “Nossa expectativa é que as mulheres se reconheçam na nossa fala. Agradeço muito ao Sebrae, que sempre foi meu parceiro, vejo que tudo em que o Sebrae põe a mão, é bem feito. Depois que tive o apoio do Sebrae, meu negócio triplicou, não só em questão de ganhos, mas também em estrutura, sei que com o apoio do Sebrae não tenho mais limite de onde eu posso chegar”, disse.
O evento contou também com exposição e venda de produtos de algumas homenageadas com a moção de louvor. Dentre elas estava Wesla Mareco, do Empório Um Pouquim de Goiás, que fica em Formosa, que vende doces, biscoitos amanteigados, derivados do pequi, da pimenta, geleias e muito mais: “Sempre participei dos cursos e capacitações do Sebrae, nossa loja tem apenas seis meses, mas foi planejada com o plano de negócios e estruturada para que pudesse chegar ao mercado com uma base sólida. E hoje, estarmos aqui mostra que estamos no caminho certo”, disse.
O Sebrae também conta com diversas parcerias no apoio à mulher empreendedora. A diretora executiva do Sicredi Planalto Central, Cheila Girardello, também esteve no evento e frisou a importância dessa parceria. “O Sebrae sempre foi nosso parceiro, e principalmente na parte do empreendedorismo feminino temos um trabalho muito sólido nessa área, são 50 mulheres que fazem parte de um programa que envolve não só a formação no Empretec, mas fizemos também um estudo dos negócios delas e trabalhamos educação financeira, concessão de crédito consciente e desenvolvimento sustentável”, explicou.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn